conecte-se conosco


ARTIGOS

Sindijori Coluna MG – 10 de Maio

Publicado em

ARTIGOS

Prefeitura investiga armazenagem

A Prefeitura Municipal de Araguari abriu sindicância investigativa para apuração da conduta de servidor que poderá concluir a configuração de infração disciplinar noticiada. O caso foi registrado em processo administrativo da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica, relatando a inviabilização de 90 doses intactas de vacinas da AstraZeneca, contra o novo coronavírus. Os imunizantes estavam armazenados em sala refrigerada do departamento de epidemiologia. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

Reunião discute Socioeducativo

Diretores do Centro Socioeducativo (CSE) de Ipatinga, se reuniram para discutir a respeito de ações e parcerias que visam o desenvolvimento das medidas socioeducativas utilizadas no município, permitindo a ressocialização dos menores internos; além de demandas relacionadas à educação, esporte, oportunidades de emprego e profissionalização. Para mais, representantes dos órgãos Executivo e Legislativo também participaram do encontro, que ocorreu no Espaço Qualifica, localizado na região central da cidade. (Diário do Aço – Ipatinga)

Tiradentes lança cartilha

Com o intuito de fomentar o turismo de forma responsável e consciente na histórica cidade, a Prefeitura de Tiradentes, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, lançou no dia 8 de maio uma cartilha com orientações e os principais protocolos que o município adotou para o enfrentamento da pandemia, fazendo com que Tiradentes seja um destino de viagem segura. O material traz informações de protocolos de segurança, de acordo com a curva de casos de Covid-19 na região, conforme determinação do programa Minas Consciente, do Governo do Estado de Minas Gerais. (Jornal Panorama – Baependi)

UFJF busca voluntários

Após a primeira fase da pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para testes da vacina BCG no combate à covid-19, o projeto segue para a segunda chamada de voluntários, dessa vez ampliando o rol de participação. O estudo é desenvolvido em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e consiste no acompanhamento de voluntários vacinados  para avaliar sua eficácia contra o agravamento nos quadros do coronavírus. Uma vez selecionados, os participantes serão acompanhados ao longo de seis meses. A participação no estudo não impede que os voluntários tomem a vacina contra a doença nos próximos meses. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Leia mais:  Quais os cuidados na ida ao mercado em meio à pandemia do coronavírus? Médico dá dicas e responde a dúvidas

Mel produzido no norte é destaque

Representantes do comércio de países como Polônia e República Checa querem importar  mel do Norte de Minas e pediram uma amostra do que é produzido na região para ser apreciado, após conhecerem a cadeia produtiva do produto. A Cooperativa do Mel de Bocaiuva participou de um encontro internacional realizado pelo Estado de Minas Gerais com participantes de 24 países do centro-leste europeu; sendo que evento visou estabelecer canais de comunicação, prospectar mercados e abrir novos canais de comercialização para os produtos da apicultura mineira. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Ministério habilita 10 leitos de UTI

Respondendo à solicitação registrada no mês de janeiro, o Ministério da Saúde publicou uma portaria que habilita dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Pará de Minas, para o tratamento de pacientes com covid-19. De acordo com o órgão, a autorização tem caráter emergencial e temporário, sendo mais uma ação de apoio dos municípios para reforço do Sistema Único de Saúde (SUS) para o enfrentamento da pandemia. A partir da publicação, o custeio destes leitos será de responsabilidade do Ministério da Saúde, e não mais do Governo de Minas Gerais. (Jornal Pará de Minas)

Voluntários realizam desinfecção

Diante do avanço dos casos de covid-19, um grupo de pessoas está promovendo a sanitização de casas do bairro Abadia, em Uberaba. A ação é realizada de forma completamente voluntária e os colaboradores visam inspirar outras pessoas para que o projeto alcance outras comunidades e chamar a atenção das autoridades, que podem contribuir com a arrecadação de produtos para a desinfecção. Atualmente, o projeto conta com sete participantes trabalhando na limpeza, sendo que o responsável pelo grupo desenvolveu diversos estudos para identificar como o processo devia ser realizado de modo seguro. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Leia mais:  Coluna 13 de Abril Sindijori – MG

Uberlândia transmite aulas via televisão

Em nova ação para ampliar o acesso de estudantes da Rede Municipal de Educação ao ensino remoto, a Prefeitura de Uberlândia iniciou a transmissão do programa “Escola em Casa”, por meio de canal aberto de televisão. A programação diária, que vai das 7h às 22h, pode ser sintonizada pelo canal digital 8.2 UHF, com qualidade Full HD. A faixa aberta tornou-se possível devido a uma concorrência pública, realizada pelo município, e que foi vencida pela Tv Integração. O contrato foi assinado pela Secretaria Municipal de Educação e Vigora até o dia 31 de dezembro. (Diário de Uberlândia)

Araxá disponibiliza serviços de saúde aos servidores

Em reunião realizada no Salão Ivan Costa, da Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (Acia), foi lançado o Cartão Sinplalto/New Life Saúde-Dom Bosco, em parceria com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Câmaras e Autarquias do Planalto de Araxá e o Hospital Regional Bom Bosco. Este um novo modelo de serviço de saúde que foi disponibilizado para assistir os servidores da rede municipal, que não devem pagar nada além dos R$34,93 que já eram cobrados mensalmente. Além de Araxá, os trabalhadores também podem utilizar  os recursos em cidades de Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo. (Correio de Araxá)

Por: Sindijori – MG

Comentários Facebook
Propaganda

ARTIGOS

Coluna 17 de Junho Sindijori – MG

Publicados

em

Caratinga abre licitação

                       A Prefeitura de Caratinga abriu processo de licitação que tem por objeto realizar a contratação de serviços especializados em planejamento urbano para elaboração de estudos técnicos para a ampliação do perímetro urbano do município. Dentre as considerações para a licitação, o Executivo mencionou que o estudo técnico para expansão do perímetro urbano alberga uma série de empreendimentos considerados clandestinos e impossibilitados de sofrerem processos de regularização fundiária, incluindo com vários deles objetos em processos de inquéritos e/ou ações do Ministério Público. (Diário de Caratinga)

Programa vai capacitar professores

                       A Secretaria Municipal de Educação de Belo Oriente informa que iniciou, nesta semana, o Programa Professor Digital – “O futuro é agora”, com o objetivo de formar e capacitar os docentes no uso de tecnologias em sala de aula. Durante as capacitações, os professores entrarão em contato com novas formas de ensinar e usar a tecnologia a seu favor, podendo inclusive ramificar suas aulas fazendo com que os alunos se sintam mais estimulados e engajados no processo educativo. O programa possui quatro módulos que serão implantados de acordo com as habilidades dos profissionais com o ambiente virtual e os dispositivos digitais. (Diário do Aço – Ipatinga)

Santa Rita cria Parque

                       A Prefeitura Municipal de Santa Rita de Jacutinga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizará Consulta Pública para a criação de um Parque Natural Municipal entre o distrito do Itaboca e a comunidade do Cruzeiro. A população santarritense pode acompanhar via Facebook da prefeitura no dia 28 de junho, às 19h. (Jornal Panorama – Baependi)

Festival reúne artistas

                       Amplificar e fazer ecoar as vozes de artistas de Juiz de Fora por meio de encontros com grandes nomes da música brasileira: este é o objetivo do Festival Eco Subterrâneo, que teve início nesta quarta-feira, 16, e prossegue até o próximo dia 28, com o lançamento de singles e videoclipes, e exibição de pocket shows e roda de samba, além de um minidocumentário. A programação completa pode ser conferida nas redes sociais do Sensorial Centro de Cultura e do espaço OAndarDeBaixo, idealizadores do projeto, o qual é organizado por meio da Lei Aldir Blanc em Minas Gerais. (Tribuna de Minas – Juiz de fora)

Leia mais:  Coluna 07 de Abril Sindijori - MG

Sindicato elege nova diretoria

                       O Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu definiu a nova diretoria, em razão do falecimento do então Presidente Lino da Costa e Silva. A entidade também avança com novos projetos e melhorias para o atendimento às famílias do campo, a partir da ampliação das instalações físicas e novos serviços ao produtor. A nova diretoria para o quinquênio 2021/2026 é formada pelos seguintes associados: Antônio Teodoro Dutra (presidente), Márcio José Caldeira Rhodes (vice-presidente), Luiz Fernando Silva Aquino (vice-presidente), José Geraldo da Silva (1º secretário), Maria Amélia de Paiva Ferreira Braga (2º secretário), José Luiz de Aquino (1º tesoureiro), Flaviano da Silva Dutra (2º tesoureiro). (Diário de Manhuaçu)

Casarão será sede do Procon

                       A Prefeitura de Montes Claros está realizando as obras de reforma do Casarão dos Telles e Menezes, uma construção histórica que sediará a futura sede do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). A restauração está sendo realizada com verbas do acordo judicial celebrado pela Copasa com o Ministério Público, no valor de R$ 10 milhões, em 2016, devido à cobrança indevida da taxa de esgoto da população. O casarão estava em processo de deterioração, com risco de desabamento. No mesmo terreno, ainda será instalada a Escola de Defesa do Consumidor, que vai ampliar o trabalho já realizado pelo Procon, por meio de cursos de orientação sobre finanças e direitos do consumidor. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Leia mais:  Quais os cuidados na ida ao mercado em meio à pandemia do coronavírus? Médico dá dicas e responde a dúvidas

Proposta de alteração do Plano

                       A Prefeitura de Pará de Minas promove, nesta sexta-feira, 18, uma Audiência Pública na Câmara Municipal, para apresentação de proposta de alteração do Plano Diretor. As mudanças foram realizadas após amplo estudo técnico desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e avaliações junto ao Conselho Municipal de Política Urbana. Após a audiência, elas serão encaminhadas ao Legislativo para votação. A Audiência Pública tem o propósito de apresentar e esclarecer a população sobre a proposta técnica de alteração do Plano Diretor, no Título VI – Do Uso e Ocupação do Solo. (Jornal Pará de Minas)

Uniube inicia tratamentos pós-covid

                       A Clínica de Fisioterapia da Universidade de Uberaba (Uniube) deu início a uma série de tratamentos específicos para reabilitação e cuidados de pacientes que testaram positivo para covid-19 e, de alguma forma, desenvolveram sequelas, sintomas ou outros problemas de saúde relacionados à doença. O atendimento é destinado aos pacientes que receberam alta e que, após persistirem os sintomas, passaram por avaliação médica para, então, serem encaminhados ao acompanhamento e reabilitação. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, mesmo após a cura da infecção respiratória, cerca de 40% das pessoas continuam com algum tipo de sintoma. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Por: Sindijori – MG

Comentários Facebook
Continue lendo

ITURAMA E REGIÃO

POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

Mais Lidas da Semana