conecte-se conosco


ARTIGOS

Sindijori Coluna MG – 08 de Maio

Publicado em

ARTIGOS

Sindcomércio comemora recuperação

Celebrado este ano no dia 9 de maio, o Dia das Mães é a segunda melhor data comemorativa para o comércio varejista, só perdendo para o Natal. O período afeta positivamente 66,3% das empresas que compõem o setor em Minas Gerais. É o que mostra a pesquisa Expectativas do Comércio Varejista – Dia das Mães 2021, realizada pela Fecomércio Minas Gerais. O presidente do Sindicato do Comércio de Montes Claros (Sindcomércio), Glenn Andrade, afirma que o Dia das Mães se destaca pelo forte apelo emocional e comercial, gerando diversas oportunidades de negócios. Andrade afirma que é esperada expansão nas vendas de até 5% a mais em relação ao mesmo período do ano passado. (Jornal de Notícias – Montes Claros)

Consórcio pede pavimentação

O presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Aço, Ailton Silveira, entregou ao Governador Romeu Zema (Novo) documento pedindo a pavimentação asfáltica do trecho de 18 km, que liga o distrito de Revés do Belém (Bom Jesus do Galho) ao município de Vargem Alegre. O governador se reuniu com dezenas de prefeitos da região, na semana que passou, na sede da Faculdade de Filosofia e Ciências Contábeis de Caratinga (Fafic). No documento, Ailton relata a importância da obra que, dentre outros benefícios, proporcionará rapidez no transporte de pacientes de hemodiálise dos municípios próximos à rodovia MG 425 até Ipatinga e Caratinga. (Diário de Caratinga)

Uberaba é a segunda em dengue

Uberaba é a segunda cidade com maior número de casos prováveis de dengue em todas as regiões de Minas Gerais, perdendo apenas para Cataguases, que fica no sudeste do Estado, próximo à divisa com o Espírito Santo. Informação consta em boletim epidemiológico de Monitoramento dos casos de dengue, chikungunya e zika, divulgado esta semana pela Secretária de Estado de Saúde (SES). Uberaba registrou nesse período 1.208 casos prováveis de dengue. Cataguases, que é a cidade com maior número, tem 1.384, e o terceiro lugar fica com Belo Horizonte, totalizando 1.178 casos suspeitos de dengue.

Leia mais:  Dicas simples para um jardim incrível

Conselho em Manhuaçu renovado

Foram empossados os membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural na sede da Prefeitura de Manhuaçu. O conselho é formado por representantes da administração municipal e da sociedade civil, com um mandato de três anos. O presidente do conselho, Fabrício Santos, destaca que o conselho pretende aumentar a lista de patrimônios imateriais de Manhuaçu. “O conselho ajuda exatamente nessa parte de salvaguarda dos patrimônios culturais, a monitorar, fiscalizar, preservar, fazer inventário dos bens e também indicando para que eles sejam tombados, fazer essas avaliações”, afirmou. (Diário de Manhuaçu)

Crea fiscaliza empreendimentos

Foi realizada em Teófilo  Otoni e região uma blitz  de fiscalização do Conselho  Regional de Engenharia e  Agronomia de Minas Gerais  (Crea-MG). Uma equipe composta por  seis fiscais vai percorrer  cerca de 120 empreendimentos da construção civil, verificando atividades  relacionadas à engenharia  civil, elétrica, mecânica e  de segurança do trabalho. O objetivo da blitz é reforçar as ações de rotina  que já são realizadas pela  Inspetoria de Teófi lo Otoni. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

Leia mais:  Coluna 02 de Junho Sindijori – MG

Zema beneficia assessores

O governador de Minas, Romeu Zema, aplicou um “truque” antigo para beneficiar dois gestores das maiores estatais do Estado. Mesmo com salários já considerados altos para a realidade brasileira, os presidentes da Cemig e da Copasa foram indicados para integrar ao Conselho de Administração (CA) das companhias e, assim vão engordar ainda mais suas remunerações. Entretanto, como o Estatuto das duas maiores empresas mineiras prevê que o presidente ou qualquer diretor que seja também conselheiro não pode receber dois pagamentos da mesma empresa, a indicação foi cruzada. (Divinews – Divinópolis)

Idosos com passe livre em Formiga

A administração municipal publicou Decreto com novas flexibilizações para as medidas de enfrentamento da pandemia da Covid-19. Entre as mudanças, está a liberação do cartão de passe livre do transporte coletivo para pessoas com 65 anos ou mais. Tal medida só foi possível devido ao avanço da imunização para os grupos destas faixas etárias. Além disso, está permitido que restaurantes utilizem o sistema de self-service, devendo o estabelecimento fornecer luvas descartáveis para o cliente utilizar no momento de se servir e outras providências. (Nova Imprensa – Formiga)

Por: Sindijori – MG

Comentários Facebook
Propaganda

ARTIGOS

Coluna 17 de Junho Sindijori – MG

Publicados

em

Caratinga abre licitação

                       A Prefeitura de Caratinga abriu processo de licitação que tem por objeto realizar a contratação de serviços especializados em planejamento urbano para elaboração de estudos técnicos para a ampliação do perímetro urbano do município. Dentre as considerações para a licitação, o Executivo mencionou que o estudo técnico para expansão do perímetro urbano alberga uma série de empreendimentos considerados clandestinos e impossibilitados de sofrerem processos de regularização fundiária, incluindo com vários deles objetos em processos de inquéritos e/ou ações do Ministério Público. (Diário de Caratinga)

Programa vai capacitar professores

                       A Secretaria Municipal de Educação de Belo Oriente informa que iniciou, nesta semana, o Programa Professor Digital – “O futuro é agora”, com o objetivo de formar e capacitar os docentes no uso de tecnologias em sala de aula. Durante as capacitações, os professores entrarão em contato com novas formas de ensinar e usar a tecnologia a seu favor, podendo inclusive ramificar suas aulas fazendo com que os alunos se sintam mais estimulados e engajados no processo educativo. O programa possui quatro módulos que serão implantados de acordo com as habilidades dos profissionais com o ambiente virtual e os dispositivos digitais. (Diário do Aço – Ipatinga)

Santa Rita cria Parque

                       A Prefeitura Municipal de Santa Rita de Jacutinga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizará Consulta Pública para a criação de um Parque Natural Municipal entre o distrito do Itaboca e a comunidade do Cruzeiro. A população santarritense pode acompanhar via Facebook da prefeitura no dia 28 de junho, às 19h. (Jornal Panorama – Baependi)

Festival reúne artistas

                       Amplificar e fazer ecoar as vozes de artistas de Juiz de Fora por meio de encontros com grandes nomes da música brasileira: este é o objetivo do Festival Eco Subterrâneo, que teve início nesta quarta-feira, 16, e prossegue até o próximo dia 28, com o lançamento de singles e videoclipes, e exibição de pocket shows e roda de samba, além de um minidocumentário. A programação completa pode ser conferida nas redes sociais do Sensorial Centro de Cultura e do espaço OAndarDeBaixo, idealizadores do projeto, o qual é organizado por meio da Lei Aldir Blanc em Minas Gerais. (Tribuna de Minas – Juiz de fora)

Leia mais:  Dicas simples para um jardim incrível

Sindicato elege nova diretoria

                       O Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu definiu a nova diretoria, em razão do falecimento do então Presidente Lino da Costa e Silva. A entidade também avança com novos projetos e melhorias para o atendimento às famílias do campo, a partir da ampliação das instalações físicas e novos serviços ao produtor. A nova diretoria para o quinquênio 2021/2026 é formada pelos seguintes associados: Antônio Teodoro Dutra (presidente), Márcio José Caldeira Rhodes (vice-presidente), Luiz Fernando Silva Aquino (vice-presidente), José Geraldo da Silva (1º secretário), Maria Amélia de Paiva Ferreira Braga (2º secretário), José Luiz de Aquino (1º tesoureiro), Flaviano da Silva Dutra (2º tesoureiro). (Diário de Manhuaçu)

Casarão será sede do Procon

                       A Prefeitura de Montes Claros está realizando as obras de reforma do Casarão dos Telles e Menezes, uma construção histórica que sediará a futura sede do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). A restauração está sendo realizada com verbas do acordo judicial celebrado pela Copasa com o Ministério Público, no valor de R$ 10 milhões, em 2016, devido à cobrança indevida da taxa de esgoto da população. O casarão estava em processo de deterioração, com risco de desabamento. No mesmo terreno, ainda será instalada a Escola de Defesa do Consumidor, que vai ampliar o trabalho já realizado pelo Procon, por meio de cursos de orientação sobre finanças e direitos do consumidor. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Leia mais:  Coluna 14 de Junho Sindijori – MG

Proposta de alteração do Plano

                       A Prefeitura de Pará de Minas promove, nesta sexta-feira, 18, uma Audiência Pública na Câmara Municipal, para apresentação de proposta de alteração do Plano Diretor. As mudanças foram realizadas após amplo estudo técnico desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e avaliações junto ao Conselho Municipal de Política Urbana. Após a audiência, elas serão encaminhadas ao Legislativo para votação. A Audiência Pública tem o propósito de apresentar e esclarecer a população sobre a proposta técnica de alteração do Plano Diretor, no Título VI – Do Uso e Ocupação do Solo. (Jornal Pará de Minas)

Uniube inicia tratamentos pós-covid

                       A Clínica de Fisioterapia da Universidade de Uberaba (Uniube) deu início a uma série de tratamentos específicos para reabilitação e cuidados de pacientes que testaram positivo para covid-19 e, de alguma forma, desenvolveram sequelas, sintomas ou outros problemas de saúde relacionados à doença. O atendimento é destinado aos pacientes que receberam alta e que, após persistirem os sintomas, passaram por avaliação médica para, então, serem encaminhados ao acompanhamento e reabilitação. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, mesmo após a cura da infecção respiratória, cerca de 40% das pessoas continuam com algum tipo de sintoma. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Por: Sindijori – MG

Comentários Facebook
Continue lendo

ITURAMA E REGIÃO

POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

Mais Lidas da Semana