conecte-se conosco


ARTIGOS

Sindijori Coluna MG – 07 de Maio

Publicado em

ARTIGOS

PL prevê distribuição de absorventes

O Projeto de Lei de autoria das vereadoras da Câmara Municipal de Divinópolis, Lohana França e Ana Paula do Quintinho, dispõe sobre o fornecimento gratuito de absorventes descartáveis e apresenta as diretrizes para ações de “Promoção da Dignidade Menstrual”. De acordo com o PL, o benefício deve ser destinado à mulheres inseridas em famílias que contem com até um salário mínimo por pessoa, ou que tenha renda total de até três salários mínimos. Para mais, a proposta é justificada pelos impactos que a falta de higiene pode causar à saúde fisiológica e mental, uma vez que a falta de recursos reforça a visão negativa sobre a menstruação. (Portal Agora – Divinópolis)

Forças distribuem alimentos

A segunda edição da campanha “Mão Solidária” idealizada pelas forças de segurança de Araguari, conseguiu arrecadar cerca de quatro toneladas de alimentos, que são destinados à centenas de famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, em toda a região do triângulo norte. As mercadorias foram entregues às equipes da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Exército Brasileiro, sendo que as doações se caracterizam por produtos não perecíveis, tais como arroz, feijão, óleo, extrato de tomate, macarrão, sal, açúcar, café, leite em pó integral, fubá, bolachas e itens de higiene pessoal. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

Vereadora questiona Tarifa Social

Em reunião realizada entre os membros da Câmara Municipal de Poços de Caldas, a vereadora Regina Cioffi apresentou um pedido de informações relacionado ao incentivo municipal para regularizar a inadimplência em contas de luz e água, durante a situação de calamidade pública causado pela pandemia da covid-19. As informações solicitadas envolvem a quantidade de famílias e empresas que não estão em dia com as concessionárias de serviços e, ainda, se existe um plano estratégico operacional para que a Tarifa Social seja implantada no município, com possibilidade de parcelamento dos débitos pendentes. (Jornal da Mantiqueira – Poços de Caldas)

Leia mais:  Coluna 05 de Junho Sindijori – MG

Motoristas suspendem greve

Motoristas do transporte coletivo de Uberaba suspenderam a greve para pressionar Prefeitura Municipal a incluir a classe entre os grupos prioritários  para receber a vacinação contra a covid-19, visto que órgão se comprometeu a disponibilizar a imunização até o fim deste mês. No entanto, os profissionais destacaram que, caso o calendário não seja cumprido, a paralisação será retomada até que a situação seja resolvida. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Uberlândia flexibiliza comércio

Conforme o novo decreto divulgado pela Prefeitura de Uberlândia, as atividades comerciais devem ser flexibilizadas devido ao fim de semana do Dia das Mães, visto que lojas e bares podem retomar o atendimento presencial, seguindo os protocolos de segurança contra a covid-19. Eventos também foram autorizados, com restrições. Shoppings, galerias, pátios e condomínios de lojas poderão funcionar entre às 12h e 21h, de segunda-feira a sábado. Para estabelecimentos comerciais com foco no setor alimentício,  fica permitido o funcionamento até 21h, de segunda-feira a sábado. Aos domingos, o funcionamento é permitido até às 14h. (Jornal 10 – Uberlândia)

ONG disponibiliza oficinas virtuais

A Organização Não Governamental (ONG) Ação Moradia, divulgou a realização do projeto “Ação em Casa”, o qual visa oferecer atividades recreativas para jovens entre 12 e 15 anos, residentes em Uberlândia, nas imediações do bairro Morumbi. O principal objetivo da ação é trabalhar o autoconhecimento e preparar os adolescentes para o primeiro emprego. Ao todo, serão disponibilizadas cinco oficinas, sendo de dança, música, robótica, formação socioemocional e empreendimento digital. Interessados devem entrar em contato pelo telefone (34) 3226-6558. (Diário de Uberlândia)

Leia mais:  Coluna 10 de Abril Sindijori – MG

Poços recebe cinco respiradores

A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) doou cinco respiradores  mecânicos para a Santa Casa de Poços de Caldas. Cada um dos equipamentos é avaliado em R$ 80 mil e todos devem ser utilizados para o tratamento da covid-19 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da rede municipal. De acordo com o órgão Executivo, após o fim da pandemia do novo coronavírus, os aparelhos ficarão disponíveis para serem utilizados no tratamento de outras enfermidades. (Gazeta de Varginha)

Prefeitura realiza mutirão de limpeza

A Prefeitura Municipal de Muzambinho, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com as demais secretarias está promovendo mutirões de limpeza em diversos bairros da cidade. O mutirão, que acontece há dois meses, tem como principal objetivo combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, a qual pode transmitir doenças como dengue, chikungunya e zika vírus. Neste sábado, 08, o bairro a receber os serviços de limpeza é a Vila Bueno, sendo que no próximo dia 15 os profissionais devem passar pelo Alto do Anjo e, no dia 22, pelo Jardim dos Imigrantes. (A Folha Regional – Muzambinho)

Por: Sindijori – MG

Comentários Facebook
Propaganda

ARTIGOS

Coluna 17 de Junho Sindijori – MG

Publicados

em

Caratinga abre licitação

                       A Prefeitura de Caratinga abriu processo de licitação que tem por objeto realizar a contratação de serviços especializados em planejamento urbano para elaboração de estudos técnicos para a ampliação do perímetro urbano do município. Dentre as considerações para a licitação, o Executivo mencionou que o estudo técnico para expansão do perímetro urbano alberga uma série de empreendimentos considerados clandestinos e impossibilitados de sofrerem processos de regularização fundiária, incluindo com vários deles objetos em processos de inquéritos e/ou ações do Ministério Público. (Diário de Caratinga)

Programa vai capacitar professores

                       A Secretaria Municipal de Educação de Belo Oriente informa que iniciou, nesta semana, o Programa Professor Digital – “O futuro é agora”, com o objetivo de formar e capacitar os docentes no uso de tecnologias em sala de aula. Durante as capacitações, os professores entrarão em contato com novas formas de ensinar e usar a tecnologia a seu favor, podendo inclusive ramificar suas aulas fazendo com que os alunos se sintam mais estimulados e engajados no processo educativo. O programa possui quatro módulos que serão implantados de acordo com as habilidades dos profissionais com o ambiente virtual e os dispositivos digitais. (Diário do Aço – Ipatinga)

Santa Rita cria Parque

                       A Prefeitura Municipal de Santa Rita de Jacutinga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizará Consulta Pública para a criação de um Parque Natural Municipal entre o distrito do Itaboca e a comunidade do Cruzeiro. A população santarritense pode acompanhar via Facebook da prefeitura no dia 28 de junho, às 19h. (Jornal Panorama – Baependi)

Festival reúne artistas

                       Amplificar e fazer ecoar as vozes de artistas de Juiz de Fora por meio de encontros com grandes nomes da música brasileira: este é o objetivo do Festival Eco Subterrâneo, que teve início nesta quarta-feira, 16, e prossegue até o próximo dia 28, com o lançamento de singles e videoclipes, e exibição de pocket shows e roda de samba, além de um minidocumentário. A programação completa pode ser conferida nas redes sociais do Sensorial Centro de Cultura e do espaço OAndarDeBaixo, idealizadores do projeto, o qual é organizado por meio da Lei Aldir Blanc em Minas Gerais. (Tribuna de Minas – Juiz de fora)

Leia mais:  Sindijori Coluna MG – 07 de Junho

Sindicato elege nova diretoria

                       O Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu definiu a nova diretoria, em razão do falecimento do então Presidente Lino da Costa e Silva. A entidade também avança com novos projetos e melhorias para o atendimento às famílias do campo, a partir da ampliação das instalações físicas e novos serviços ao produtor. A nova diretoria para o quinquênio 2021/2026 é formada pelos seguintes associados: Antônio Teodoro Dutra (presidente), Márcio José Caldeira Rhodes (vice-presidente), Luiz Fernando Silva Aquino (vice-presidente), José Geraldo da Silva (1º secretário), Maria Amélia de Paiva Ferreira Braga (2º secretário), José Luiz de Aquino (1º tesoureiro), Flaviano da Silva Dutra (2º tesoureiro). (Diário de Manhuaçu)

Casarão será sede do Procon

                       A Prefeitura de Montes Claros está realizando as obras de reforma do Casarão dos Telles e Menezes, uma construção histórica que sediará a futura sede do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). A restauração está sendo realizada com verbas do acordo judicial celebrado pela Copasa com o Ministério Público, no valor de R$ 10 milhões, em 2016, devido à cobrança indevida da taxa de esgoto da população. O casarão estava em processo de deterioração, com risco de desabamento. No mesmo terreno, ainda será instalada a Escola de Defesa do Consumidor, que vai ampliar o trabalho já realizado pelo Procon, por meio de cursos de orientação sobre finanças e direitos do consumidor. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Leia mais:  Sindijori Coluna MG – 01 de Abril

Proposta de alteração do Plano

                       A Prefeitura de Pará de Minas promove, nesta sexta-feira, 18, uma Audiência Pública na Câmara Municipal, para apresentação de proposta de alteração do Plano Diretor. As mudanças foram realizadas após amplo estudo técnico desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e avaliações junto ao Conselho Municipal de Política Urbana. Após a audiência, elas serão encaminhadas ao Legislativo para votação. A Audiência Pública tem o propósito de apresentar e esclarecer a população sobre a proposta técnica de alteração do Plano Diretor, no Título VI – Do Uso e Ocupação do Solo. (Jornal Pará de Minas)

Uniube inicia tratamentos pós-covid

                       A Clínica de Fisioterapia da Universidade de Uberaba (Uniube) deu início a uma série de tratamentos específicos para reabilitação e cuidados de pacientes que testaram positivo para covid-19 e, de alguma forma, desenvolveram sequelas, sintomas ou outros problemas de saúde relacionados à doença. O atendimento é destinado aos pacientes que receberam alta e que, após persistirem os sintomas, passaram por avaliação médica para, então, serem encaminhados ao acompanhamento e reabilitação. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, mesmo após a cura da infecção respiratória, cerca de 40% das pessoas continuam com algum tipo de sintoma. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Por: Sindijori – MG

Comentários Facebook
Continue lendo

ITURAMA E REGIÃO

POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

Mais Lidas da Semana