conecte-se conosco


ITURAMA E REGIÃO

Nossos atletas: Natural de Iturama, canoísta Ana Sátila leva raízes mineiras à 3ª Olimpíada

Publicado em

ITURAMA E REGIÃO

A primeira atleta brasileira a desembarcar no Japão para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 foi Ana Sátila. Natural de Iturama, a canoísta leva raízes do interior de Minas à terceira edição olímpica da carreira e é um dos personagens da série “Nossos atletas”, produção do MG1 e do ge que mostra atletas olímpicos da região de cobertura da TV Integração, afiliada Globo em Uberlândia.

Ana Sátila Vieira Vargas nasceu em Iturama, na região do Pontal do Triângulo, no dia 13 de março de 1996. Aos 25 anos, a atleta da canoagem slalom disputa mais uma Olimpíada: antes, competiu em Londres 2012 e Rio 2016. Além disso, ela tem três ouros em Jogos Pan-Americanos, um conquistado em Toronto 2015 e dois em Lima 2019.

No Pan de Lima, Ana Sátila faturou dois ouros na canoagem slalom — Foto: Jonne Roriz/COB

No Pan de Lima, Ana Sátila faturou dois ouros na canoagem slalom — Foto: Jonne Roriz/COB

A atleta olímpica morou pouco tempo em Minas Gerais. Ainda criança, mudou-se com a família para Primavera do Leste-MT. A família materna é de Iturama-MG, onde Ana Sátila morou os primeiros anos de vida. Ela lembra deste período no interior mineiro.

– Saí de Iturama muito nova, aos quatro ano e meio, quase cinco anos de idade. A lembrança que tenho é de criancinha, brincando na rua. Como é cidade do interior, tínhamos a liberdade de brincar na rua. Tinha um pé de goiaba na frente da nossa casa. Eu e minha irmã mais velha passávamos o dia fazendo bagunça e brincando na rua. Eu lembro também que, tempos depois, quando eu já estava morando no Mato Grosso, era minha maior felicidade visitar minha avó em Iturama. Era o lugar que eu tinha como casa. Sempre gostei muito de Minas – relembrou a atleta, que desde 2012 mora em Foz do Iguaçu-PR, local onde treina com a seleção brasileira de canoagem.

Leia mais:  Governo Municipal de Limeira do Oeste começa a vacinação dos Profissionais da Educação contra a COVID-19.
Em Tóquio, Ana Sátila disputará os Jogos Olímpicos pela terceira vez na carreira — Foto: Reprodução/Instagram

Em Tóquio, Ana Sátila disputará os Jogos Olímpicos pela terceira vez na carreira — Foto: Reprodução/Instagram

A trajetória olímpica de Ana Sátila começo cedo. Com apenas 16 anos, ela foi a atleta mais jovem da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e ficou na 16ª colocação da categoria K1, prova de velocidade em caiaque. Em 2016, no Rio de Janeiro, a mineira terminou na 17ª colocação na mesma categoria. Para os Jogos de Tóquio, a canoísta conta que teve uma boa preparação e chega com a bagagem das outras duas edições que participou.

Leia mais:  Incêndio destrói mais de cinco mil metros quadrados de vegetação às margens da BR-365 em Ituiutaba

– Em Londres, eu tinha pouca experiência. No Rio, foi um dos desafios mais difíceis que eu já tive na minha vida. Agora é concentrar em Tóquio, que vai ser uma edição muito diferente dos Jogos. Felizmente, neste ciclo, conseguimos uma estrutura incrível para treinar através da Confederação Brasileira de Canoagem e o Comitê Olímpico Brasileiro, o que com certeza é um diferencial muito grande em uma preparação olímpica – afirmou Ana. 

No ciclo olímpico para Tóquio, além dos dois ouros no Pan de Lima, a brasileira venceu etapas de Copa do Mundo e conquistou o título mundial da categoria sub-23. No Termômetro Olímpico do ge, Ana Sátila aparece entre atletas que “podem surpreender”. No Japão, ela competirá em duas categorias da canoagem slalom: C1 (canoa) e K1 (caiaque).

Ana Sátila foi a primeira atleta do Time Brasil a desembarcar no Japão, no dia 5 de julho. Ela chegou com antecedência para participar de um período de treinamentos organizado pela Federação Internacional de Canoagem no canal artificial onde será realizada a prova de slalom. A disputa da modalidade nos Jogos Olímpicos começa em no domingo, dia 25, e vai até o dia 30.

Fonte: G1

Comentários Facebook
Propaganda

ITURAMA E REGIÃO

Previsão indica possibilidade de chuva para todos os dias da última semana de outubro no Centro-Oeste de MG; Inmet emitiu alerta

Publicados

em

Aviso é de chuvas intensas e termômetros devem variar entre 14°C e 30°C. Veja como fica o clima na sua cidade.

A última semana de outubro nas cidades do Centro-Oeste de Minas pode ser marcada por pancadas de chuvas típicas da primaveraAs temperaturas devem variar entre 14°C e 30°C.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas nesta segunda-feira (25). O aviso começou a valer às 10h28min e está previsto para terminar às 11h da terça-feira (26).

Previsão do tempo

 

Conforme o Inmet, pancadas de chuva podem ser esperadas a qualquer hora do dia durante a semana na região. Essa característica é típica do período chuvoso e da primavera.

O climatologista Lanzoerques Júnior ressaltou que a maior probabilidade é que as pancadas se manifestem aos fins de tarde. Por isso, são esperados dias de céu nublado.

“A semana será de céu bastante nublado, variando entre sol entre nuvens a totalmente nublado”, descreveu o climatologista.

 

A partir de quarta-feira (27), segundo o Inmet, as pancadas de chuva podem ser acompanhadas de trovoadas. Júnior ressaltou que, ao fim da semana, as temperaturas podem ficar um pouco mais amenas.

Leia mais:  PRF em Uberlândia recupera carreta roubada na BR-153 em Prata

Quanto à umidade do ar, o Inmet informou que o valor mínimo será de 40%. Já os termômetros devem variar entre 14°C e 30°C.

Alerta do Inmet de chuvas intensas

O alerta emitido pela Inmet prevê chuvas entre 20 e 30 milímetros em uma única hora, ou então, 50 milímetros em um diaSão esperadas rajadas de vento intenso entre 40 e 60 km/h.

O Instituto alertou que há baixos riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A orientação é que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximos à torres de transmissão e placas de propaganda.

O uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada também deve ser evitado.

Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.

Veja mais sobre o clima no Centro-Oeste de MG abaixo:

Confira a previsão em algumas cidades

Leia mais:  Santa Vitória: Secretaria de Obras realiza construção de rede pluvial na rua Zezeca Franco bairro Planalto

Cidades Mínima ºC Máxima ºC
Divinópolis 14°C 29ºC
Bom Despacho 16ºC 29ºC
Itaúna 15ºC 28°C
Pompéu 17ºC 30ºC
Nova Serrana 16ºC 28°C
Pará de Minas 15ºC 28ºC

Comentários Facebook
Continue lendo

ITURAMA E REGIÃO

POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

Mais Lidas da Semana