conecte-se conosco


ARTIGOS

Conheça as cinco competências avaliadas na correção da redação do Enem

Publicado em

ARTIGOS

Redação pode ser decisiva no resultado final dos candidatos.

Dentro do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a redação é uma prova que pode interferir diretamente na pontuação final. Ela tem o valor de 1000 pontos, distribuídos em cinco competências.

Maria Eduarda Melo é estudante e, neste ano, fará o Enem em busca de uma vaga no curso de medicina na universidade pública. Para obter uma nota alta, a sua rotina de estudos para a prova de redação é levada a sério.

“Busco prestar bastante atenção nas aulas de ciências humanas, porque além de conter conteúdos que caem no primeiro dia de prova do Enem, são matérias que proporcionam múltiplos repertórios socioculturais, imprescindíveis para se obter uma boa nota na redação”, explica.

 

Leia mais:  É preciso trocar o chip ou o número de celular após ter o WhatsApp roubado?

A estudante entende que praticar é fundamental para ter um bom resultado na prova de redação.

“Produzo, no mínimo, um texto por semana, sempre atenta às dicas dos corretores e realizando a reescrita, com o intuito de corrigir meus erros e aprimorar meus argumentos.”

Competências

 

Em 2021, a redação será cobrada no primeiro dia do Enem, juntamente com as provas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. Por isso, para você ficar por dentro das competências e se dar bem, convidamos a professora Mary Sathler, de linguagens, que vai apresentar as cinco competências avaliadas na correção:

  • A primeira competência irá avaliar o domínio da modalidade formal da Língua Portuguesa;
  • A segunda competência abrange a compreensão da proposta de redação, incluindo a análise e abordagem completa do tema, o domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo, assim como a presença de repertório sociocultural para fundamentar o ponto de vista que será defendido;
  • A terceira competência analisa a coerência do texto, ou seja, a capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e opiniões em defesa da argumentação;
  • A quarta competência aborda a coesão da redação, sendo importante utilizar, de maneira adequada e diversificada, os recursos coesivos que garantem a conexão de ideias tanto entre os parágrafos quanto dentro deles;
  • Por fim, a quinta competência irá avaliar a elaboração de proposta de intervenção para os problemas dissertados na redação, sendo importante apresentar uma proposta completa, detalhada e que respeite os direitos humanos.
Leia mais:  Ministro da Ciência e Tecnologia visita Uberlândia para conhecer pesquisa de teste rápido da Covid-19 e anuncia repasse de R$ 850 mil

Comentários Facebook
Propaganda

ARTIGOS

Corpo é encontrado em linha férrea na Grande BH

Publicados

em

Segundo a PM, o caso ocorreu na manhã desta segunda-feira (25) em Sabará. A vítima apresentava marcas de tiros pelo corpo. 

Um corpo foi encontrado em uma linha férrea na manhã desta segunda-feira (25) no bairro Carvalho de Brito em Sabará, na divisa com Belo Horizonte. Até a conclusão desta reportagem, o homem não tinha sido identificado.

Segundo a Polícia Militar (PM), a vítima apresentava marcas de tiros.

Um suspeito chegou a ser abordado por policiais do Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (ROTAM) durante buscas na região, mas não houve confirmação de prisão.

Ainda segundo os militares, há indícios de que a vítima foi arrastada para dentro da mata e deixada na linha depois. Eles informaram que a perícia esteve no local.

Comentários Facebook
Leia mais:  LBV leva esperança a famílias do Triângulo Mineiro
Continue lendo

ITURAMA E REGIÃO

POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

Mais Lidas da Semana