conecte-se conosco


ITURAMA E REGIÃO

Chuvas em Uberlândia aumentam níveis de canais de captação de água, mas consumo está alto

Publicado em

ITURAMA E REGIÃO

Chuvas em Uberlândia aumentam níveis de canais de captação de água, mas consumo está alto

Estação de Captação de Água Dmae Rio Uberabinha Sucupira Uberlândia — Foto: Dmae/Divulgação

As chuvas registradas em Uberlândia no começo deste mês fizeram com que os dois canais de captação de água, que abastecem o Rio Uberabinha, registrassem aumento nos níveis. Por outro lado, a cidade também registrou aumento no consumo de água nos últimos cinco meses do ano (veja abaixo), comparado ao período de 2019. As informações são do departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) .

A altura do nível da água considerada ideal para os sistemas de captação de água Bom Jardim e Sucupira operarem é de 3 metros. Isso permite o acionamento dos conjuntos de motores hidráulicos, o que gera economia de energia elétrica para o departamento.

Por conta das chuvas, os níveis de ambos registraram aumento, principalmente a partir do dia 6 de dezembro. No Bom Jardim, a média entre 6 e 10 de dezembro foi de 3,16 metros e no Sucupira, o índice foi de 2,97 metros.

A forte chuva registrada em Uberlândia há uma semana contribuiu para que os níveis subissem e ficassem próximo do ideal. Porém, mesmo com esse bom cenário, ainda é importante fazer o consumo consciente, para evitar o desperdício e a necessidade de racionamento.

Consumo diário

Em relação ao consumo de água diário por pessoa, Uberlândia registrou aumento nos últimos cinco meses de 2020, comparado com o mesmo período de 2019, além dos primeiros dez dias de dezembro, quando o consumo também foi maior.

De acordo com o Dmae, o mês com o maior consumo diário de água por pessoa foi outubro, com 265,67 litros por dia. Comparado ao mês do ano anterior o aumento foi superior a 13,6%.

Já o mês com o menor consumo foi o de janeiro, com 233,65 litros por dia, ficando abaixo em comparação com o período do mesmo mês em 2019.

Ainda de acordo com o Dmae, o consumo de água em Uberlândia cresceu entre os meses de junho e outubro de 2020, tendo uma queda a partir do mês de novembro. Em 2019 a cidade não registrou o mesmo tipo de crescimento no consumo.

Por: G1

Leia mais:  Iturama: Flexibilização do Decreto Estadual

Comentários Facebook
Propaganda

ITURAMA E REGIÃO

Prefeitos estudam Viabilidade de Adesão dos Municípios da Microrregião ao SAMU Triângulo Norte

Publicados

em

Prefeito Willian participa de Estudo de Viabilidade de Adesão dos Municípios da Microrregião ao SAMU Triângulo Norte.

 

Na manhã de ontem (20), em Iturama, lideranças políticas da região do vale do Rio Grande, se reuniram para discutir a Viabilidade de adesão dos municípios da microrregião ao SAMU Triângulo Norte (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em municípios da região. O encontro foi promovido pelo prefeito de Gurinhatã e presidente da Amvap (Associação do Municípios da Microrregião do Vale Paranaíba), Wender Luciano e teve o prefeito de Iturama, Cláudio Burrinho como anfitrião.

 

Participaram da reunião os prefeitos das cidades de Capinópolis, Iturama, Carneirinho, São Francisco de Sales, Limeira do Oeste e União de Minas, além do secretário Executivo do Samu, Rodrigo Alvim, o assessor jurídico, Margonari, os secretários de Saúde dos municípios de Santa Vitória, Limeira do Oeste e outras lideranças políticas.

 

Durante a reunião foi feito um projeto de criação de um consórcio intermunicipal de saúde, como o que já existe na Amvap, e debatido a proposta de implantação do SAMU e da possível inclusão dos cinco municípios (Iturama, Carneirinho, São Francisco de Sales. Limeira do Oeste e União de Minas) na Amvap.

Leia mais:  Enfermeira de Fernandópolis, imunizada pela Coronavac, é intubada

 

Outras reuniões devem acontecer em breve. Entretanto, os prefeitos envolvidos ficaram satisfeitos com esse primeiro passo e acreditam que com a união dos municípios, a estrutura será fortalecida e, com certeza quem ganha é a população.

Fonte: Prefeitura de Iturama

Comentários Facebook
Continue lendo

ITURAMA E REGIÃO

POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

Mais Lidas da Semana