conecte-se conosco


CIÊNCIA E SAÚDE

Vacina contra o novo coronavírus é meta de pesquisa executada por cientistas da USP e do Incor

Publicado

Pesquisadores do Brasil estão desenvolvendo uma vacina contra o novo coronavírus (Sars-Cov-2), o vírus responsável pela doença Covid-19. O modelo é diferente do empregado em projetos por pesquisadores de outros países, e tem perspectiva de testes em animais nos próximos meses.

O projeto é liderado por cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e pelo Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (Incor). A pesquisa é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Gustavo Cabral é imunologista pela USP e pós-doutor pela Universidade Oxford, na Inglaterra, e na Universidade de Berna, na Suíça. Ele voltou ao Brasil faz menos de dois meses a convite de Jorge Kalil, diretor do laboratório do Incor.

“Voltei e realmente estou impressionado. O nosso laboratório não perde em nada para o de Oxford”, disse Cabral.

O grupo escolhido por Kalil e que trabalha com Cabral está arquitetando um modelo de vacina com base na plataforma Partículas Semelhantes ao Vírus (VLP, sigla em inglês). A estrutura viral do Sars-Cov-2 é utilizada sem o risco de duplicação do material genético (RNA).

Leia mais:  50 dias do novo coronavírus: compare a situação do Brasil com China, Itália, EUA e outros países no mesmo período da epidemia

As partículas usadas na vacina são induzidas a carregar fragmentos do novo coronavírus e, assim, gerar uma resposta do corpo humano com segurança.

“Nós pegamos a estrutura geral e incluímos nessa partícula outra partes do coronavírus. O corpo acha que é algo invasor, algo perigoso, e gera uma resposta imunológica”, explica o pesquisador, que também pesquisa estratégias para o chikungunuya e para as bactérias Streptococcus.

Os cientistas brasileiros acreditam que o modelo escolhido deverá ser mais eficiente do que o produzido em outros lugares que utilizam vacinas baseadas fundamentalmente em mRNAm (RNA mensageiro). De acordo com Cabral, esse modelo deve demorar mais tempo e leva em conta uma multiplicidade de fatores que faz com que muitas vezes a vacina obtida não seja eficaz.

Há desenvolvimento de vacinas em andamento nos Estados Unidos, na Alemanha, na Austrália e na China.

Testes em animais

Cabral elogia a iniciativa das pesquisadoras brasileiras em sequenciar em tempo recorde (48 horas) o código genético do Sars-Cov-2. Segundo ele, os estudos para criar uma vacina não seriam possível sem esse trabalho anterior. A equipe prevê que nos próximos meses sejam iniciados os testes em animais.

Leia mais:  ‘Bala de prata’ contra covid-19 pode nunca existir, diz OMS

“Espero nos próximos meses fazer experimentos e, em cima disso, delinear novos modelos com o vírus. A gente vai precisar de pelo menos 6 meses e depois, em uma outra etapa, utilizar em humanos”.

Por: G1

Comentários Facebook
publicidade

CIÊNCIA E SAÚDE

Dr. Gilmar volta realizar consultas e procedimentos cirúrgicos em Carneirinho

Publicado

 

A Secretaria Municipal de Saúde da prefeitura de Carneirinho, contratou o Dr. Gilmar  Dias de Almeida Queiroz – Médico cirurgião para atender no ambulatório municipal realizando consultas e pequenas cirurgias.

 A principal bandeira do Willian Maia e Bertolino é uma saúde mais humanizada, por isso, fizeram um compromisso com a população de contratar mais médicos atendendo várias especialidades.

Vamos mostrar, nesta matéria, a contratação do Dr. Gilmar que atende 2 vezes por mês no ambulatório municipal. Ele iniciou os atendimentos no dia 10/02 realizando 34 consultas e 10 procedimentos. Já no dia 24/02, foram realizadas 38 consultas e 12 procedimentos.

Vale destacar, que o PSF é a porta de entrada para o atendimento. As pessoas do município deverão passar por uma triagem junto ao PSF, em seguida são encaminhadas para a consulta e se necessário para a cirurgia   com o Dr. Gilmar.

“Esse atendimento do Dr. Gilmar é um compromisso que fiz com a população de contratar um profissional para realizar pequenas cirurgias aqui no ambulatório. Compromisso assumido,Compromisso cumprido! E no decorrer dos próximos dias divulgaremos outros profissionais que já estão atendendo algumas especialidades no município. Vamos fazer muito, em especial, na saúde”, afirmou o prefeito Willian Maia.

Leia mais:  Covid-19 já mata mais que infarto, trânsito, diabetes e outras causas mais comuns de óbitos em MG

Para a Secretária de Saúde, Gabriela Maia, é muito importante realizar esses procedimentos aqui no município. “Notamos a alegria e satisfação das pessoas que foram atendidas pelo Dr. Gilmar e já passaram pelos procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade aqui mesmo, sem ter que se deslocar para outras cidades e isso é muito importante, pois eles se sentem mais seguros”. Destacou, Gabriela Maia.

O Dr. Gilmar, agradeceu o prefeito Willian Maia e a população de Carneirinho pela confiança em seu trabalho.

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana