conecte-se conosco

EDUCAÇÃO

UNIFEV oferece curso prático de compostagem doméstica

Publicado

Aberta à comunidade, atividade de extensão será realizada no dia 23 de novembro, na Cidade Universitária; inscrições já estão abertas

A graduação em Agronomia da UNIFEV está oferecendo um curso prático de compostagem doméstica. Aberta à comunidade, a extensão será realizada no dia 23 de novembro, das 8h às 17 horas, na Cidade Universitária. O objetivo é capacitar os participantes a montarem a sua própria composteira, como forma de reaproveitar resíduos orgânicos e transformá-los em adubo natural.

Os interessados devem se inscrever pelo sitewww.unifev.edu.br/cursocompostagem, até o dia 20 de novembro. O valor do investimento é de R$ 30, que pode ser parcelado em até três vezes.

O coordenador da graduação, Prof. Me. Fernando Galoro Delavale, explicou que produzir uma composteira doméstica pode ser uma ótima opção para quem quer contribuir com o meio ambiente e a redução do aquecimento global.

“Só em 2015, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, foram geradas cerca de 32 milhões de toneladas de resíduos orgânicos no Brasil. Todo este material quando entra em decomposição, seja nos lixões ou aterros sanitários, gera o gás metano, um dos principais causadores do efeito estufa”, completou.

Leia mais:  UFTM oferece curso de 'Português do Brasil' para estrangeiros em Uberaba

O curso de extensão será ministrado pela bióloga e egressa da UNIFEV Nathieli Fernanda de Moura Silva.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3405-9990.

Comentários Facebook
publicidade

EDUCAÇÃO

Ministro da Educação Milton Ribeiro coloca Izabel Lima Pessoa à frente da Secretaria de Educação Básica

Publicado

O ministro da Educação Milton Ribeiro anunciou na manhã desta quarta-feira (5) a troca do comando da Secretaria de Educação Básica (SEB). Ele afirmou que convidou Izabel Lima Pessoa, que aceitou a oferta. Ilona Becskehazy deixa o cargo. A nomeação ainda precisa ser oficializada no “Diário Oficial da União”.

“Convidei para assumir a SEB do MEC a professora doutora Izabel Lima Pessoa, servidora de carreira da CAPES com muita experiência em gestão de ensino público. Ela aceitou e será a mais nova componente da nova equipe do MEC”, escreveu Ribeiro em uma rede social. Ribeiro afirmou ainda que Carlos Nadalim vai permanecer à frente da Secretaria de Alfabetização.

Izabel é hoje diretora de Políticas e Diretrizes da Educação Básica, um dos braços da SEB. A secretaria que ela agora deve comandar é responsável por ações como a articulação e o apoio às redes de ensino, primordial na retomada das aulas presenciais.

De acordo com o seu currículo Lattes, Izabel Lima Pessoa é doutora em Política Social, mestre em Desenvolvimento Sustentável, especialista em Gestão de Políticas de Ciência e Tecnologia, e graduada em Letra. Ela declara ter experiência na elaboração e gestão de programas de formação de professores.

Leia mais:  Inep abre enquete do Enem 2020 para candidatos escolherem data da prova; estudantes relatam problemas para votar

Ilona Becskehazy estava à frente da pasta desde que Janio Macedo pediu demissão do cargo, em 9 de abril. Macedo esteve no cargo por quase um ano.

Em 18 de julho, Ilona publicou o texto “Quem será que gostaria de ver a Ilona fora do MEC/SEB?” em que rebate acusações como a de ser “globalista” por ter trabalhado na Fundação Lemann, de ser “cirista” (neologismo ligado à família dos políticos Ciro Gomes e Cid Gomes) por ter estudado a educação em Sobral (CE), e de ser “jornalista de esquerda” por ter trabalhado na CBN.

No mesmo texto, Ilona afirma que nos primeiros 90 dias à frente da pasta ela trabalhou para “melhorar processos de gestão”, montar equipe, melhorar a interação com o Conselho Nacional de Educação (CNE), entre outras ações. Nesta quarta, ela participou de uma audiência pública no Senado sobre a educação na pandemia.

Por: G1

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana