conecte-se conosco


EDUCAÇÃO

UFTM oferece curso de ‘Português do Brasil’ para estrangeiros em Uberaba

Publicado em

EDUCAÇÃO

Imigrantes falantes de espanhol, inglês ou francês podem se inscrever no curso de “Português do Brasil para estrangeiros: língua e cultura” promovido pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em Uberaba. Segundo a instituição o objetivo é atender à população de refugiados, portadores de visto humanitário ou cidadãos de outros países que necessitam aprender o nível básico de português para as necessidades pessoais e de interação em contextos profissionais.

Atualmente há 12 alunos estrangeiros do Haiti, Venezuela, Equador e Peru frequentando o curso.

As atividades do projeto são desenvolvidas na sala 311 do Centro Educacional, na Avenida Getúlio Guaritá, 159, no Bairro Abadia. A partir desta semana será aberta a segunda turma. Os encontros serão às segundas e quintas-feiras, Turma I das 17h 30 às 19h, e Turma II das 19h 30 às 21h. O curso é gratuito e para maiores de 18 anos.

As atividades são práticas, com material didático elaborado especificamente para o contexto do público-alvo com a finalidade de garantir a inserção linguística em contextos sociais.

Leia mais:  Prefeitura de Carneirinho entrega 350 de cestas básicas no mês de março

De acordo com a UFTM, na metodologia de ensino de português do Brasil como língua de acolhimento, o estrangeiro participa de atividades e mantém contato com variados gêneros textuais, sendo estimulado a interagir por meio de um repertório gramatical e temático da língua oficial do Brasil. Será propiciado o conhecimento da cultura brasileira, com foco na região Sudeste e no estado de Minas Gerais.

O curso também visa preparar os estudantes estrangeiros para o exame de Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), do qual a UFTM é um polo aplicador. Os alunos também terão oportunidade de receber orientações para se submeterem ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), com o objetivo avaliar conhecimentos e competências.

Mais informações:

Núcleo de Línguas (34) 3700 – 6800

Assessoria de Cooperação Internacional – ACI (34) 3700 – 6801

Por: G1

Comentários Facebook
Propaganda

EDUCAÇÃO

Profissionais da Educação de Limeira do Oeste-MG passam por treinamento em Noções Básicas de Primeiros Socorros.

Publicados

em

Em cumprimento à Lei Municipal N° 946 de 29 de novembrode 2021; de autoria do Vereador Éberton Oliveira (Suíno), a qual torna obrigatória a capacitação de Profissionais da Educação em Noções Básicas de Primeiros Socorros, o Governo Municipal solicitou a parceria do Corpo de Bombeiros de Iturama-MG a fim de realizar a referida capacitação. O treinamento foi realizado nesta segunda-feira, 21 de fevereiro, na Câmara Municipal e contou com o dinamismo e a competência do Sargento Mariano, o qual ministrou com maestria o assunto em pauta.
Nesta quarta-feira, dia 23 de fevereiro teremos a capacitação da segunda turma: Auxiliares e Técnicos das Escolas Municipais.
Nossos agradecimentos ao Presidente da Câmara Municipal e Vereadores pela cessão do Plenário, bem como aos Profissionais desta Casa de Leis, os quais sempre atendem prontamente os anseios da Educação.
Secretaria Municipal de Educação.
Educação de Qualidade… essa é a nossa Meta!
Governo Municipal de Limeira do Oeste-MG.
Trabalhando para Todos!
Gestão 2021/2024.

Comentários Facebook
Leia mais:  Mãe se matricula na mesma sala do filho para ajudá-lo a estudar em SP
Continue lendo

ITURAMA E REGIÃO

POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

Mais Lidas da Semana