conecte-se conosco


EDUCAÇÃO

UFTM divulga balanço de ações de enfrentamento à Covid-19 em Uberaba e Iturama

Publicado em

EDUCAÇÃO

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) divulgou ao G1 o balanço de ações realizadas nos campi em Uberaba e Iturama para o enfrentamento à Covid-19. Atividades englobam pesquisas, Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), testagem de coronavírus, campanhas educativas, ações solidárias e produção de álcool glicerinado.

O levantamento, com dados de março e abril, foi enviado à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que apresentou um compilado das atividades promovidas por 46 universidades brasileiras.

Até o momento, a UFTM tem uma pesquisa aprovada e outras quatro que ainda são analisadas pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). O projeto aprovado foi iniciado no começo de maio e avalia a resposta imune na infecção pela Covid-19 em pacientes de Uberaba.

Em relação aos EPIs, há quatro ações desenvolvidas pela UFTM. Uma delas é a pesquisa do professor Renato Luvizoto, do Departamento da Engenharia de Produção, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que produz equipamentos complementares para profissionais de saúde que atuam na linha de frente no Hospital de Clínicas da UFTM (HC-UFTM).

Outra ação relacionada aos EPIs foi a doação de três caixas acrílicas manufaturadas que são utilizadas como Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) em procedimento de intubação de paciente. Duas caixas estão no bloco cirúrgico e no berçário da pediatria do HC-UFTM, e a terceira, no laboratório de habilidades, onde alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem fazem treinamento.

A UFTM tem uma ação de testagem de coronavírus, com 10 mil testes disponibilizados, que é feita em parceria com a Mosaic Fertilizantes e Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu).

Leia mais:  Harvard oferece mais de 100 cursos online e gratuitos
Ações de enfrentamento à Covid-19 nos campi Uberaba e Iturama
Pesquisas: 5EPIs: 4Testagem de coronavírus: 1Campanhas educativas: 2Ações solidárias: 8Produção de álcool glicerinado: 1
Fonte: UFTM

Uma das duas campanhas educativas promovidas pela universidade foi a abertura de inscrições para selecionar projetos de extensão universitária para concessão de bolsas em 2020, que serão oferecidas pela Funepu para enfrentamento ao coronavírus.

Outra ação com envolvimento da UFTM no combate ao coronavírus em Uberaba é a participação do reitor, professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, no Grupo Estratégico de Gestão de Risco, e a coordenação técnica da médica infectologista e professora da UFTM, Cristina Barata, no Comitê Técnico-Científico. Ambos os grupos foram instituídos pela Prefeitura.

Campus Iturama

No campus Iturama, 200 litros de álcool glicerinado têm sido produzidos por semana e doados a instituições filantrópicas da própria cidade e de cidades próximas. A produção é feita em parceria com a Usina Coruripe, Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e Rotary Club da cidade.

De acordo com o professor do Curso de Química do Campus de Iturama da UFTM, Lucas Ferreira de Paula, responsável pelo acompanhamento da produção, esse produto apresenta a mesma eficácia do álcool em gel 70%.

Produção de álcooll glicerinado no campus Iturama — Foto: UFTM/Divulgação

Produção de álcooll glicerinado no campus Iturama — Foto: UFTM/Divulgação

O processo é iniciado com o recebimento de álcool da Usina Coruripe. Depois, professores e técnicos da área de química realizam o preparo do álcool para que ele apresente 2% de glicerina, conforme a instrução da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Leia mais:  Obras do campus de Iturama avançam apesar da pandemia

A glicerina adicionada é importante, pois o uso constante de álcool 70% pode causar fissuras nas mãos, e ela atua como hidratante, evitando o ressecamento da pele. Como as fissuras servem como meio de entrada de microrganismos como bactérias e vírus, é importante evitá-las.

Após envase e rotulagem, o produto é distribuído a entidades filantrópicas, como asilos, postos de saúde e hospitais de Iturama e região. Além de frascos borrifadores, é encaminhado um refil para que seja possível fazer o reabastecimento.

“Entendemos que o gesto é pequeno, mas poderá auxiliar na prevenção da COVID-19”, declarou o diretor geral do Campus Universitário de Iturama, Helder Barbosa Paulino.

HC-UFTM

O HC-UFTM é referência para receber gestantes e recém-nascidos com a doença. Para o atendimento da população em geral, é o segundo hospital de retaguarda em Uberaba, depois do Hospital Regional José Alencar (HR).

Segundo o Plano de Contingenciamento para a Covid-19, o HC-UFTM tem 50 leitos equipados com ventiladores mecânicos, que podem ser utilizados para o atendimento de complicações respiratórias decorrentes da doença.

Em março, o HC-UFTM adotou uma série de medidas internas, visando a proteção da população e dos profissionais de saúde envolvidos. Parte dos atendimentos ambulatoriais, as cirurgias eletivas e as visitas aos pacientes no HC-UFTM continuam suspensas.

Em abril, o hospital fez diversas mudanças estruturais para melhorar atendimento de pacientes com coronavírus. No mesmo mês, HC-UFTM recebeu novos profissionais para atendimento de pacientes com Covid-19.

HC-UFTM tem 50 leitos equipados com ventiladores mecânicos, que podem ser utilizados para o atendimento de complicações respiratórias decorrentes da Covid-19  — Foto: João Pedro Vicente/HC-UFTM

HC-UFTM tem 50 leitos equipados com ventiladores mecânicos, que podem ser utilizados para o atendimento de complicações respiratórias decorrentes da Covid-19 — Foto: João Pedro Vicente/HC-UFTM

 

Por: G1

Comentários Facebook
Propaganda

EDUCAÇÃO

Profissionais da Educação de Limeira do Oeste-MG passam por treinamento em Noções Básicas de Primeiros Socorros.

Publicados

em

Em cumprimento à Lei Municipal N° 946 de 29 de novembrode 2021; de autoria do Vereador Éberton Oliveira (Suíno), a qual torna obrigatória a capacitação de Profissionais da Educação em Noções Básicas de Primeiros Socorros, o Governo Municipal solicitou a parceria do Corpo de Bombeiros de Iturama-MG a fim de realizar a referida capacitação. O treinamento foi realizado nesta segunda-feira, 21 de fevereiro, na Câmara Municipal e contou com o dinamismo e a competência do Sargento Mariano, o qual ministrou com maestria o assunto em pauta.
Nesta quarta-feira, dia 23 de fevereiro teremos a capacitação da segunda turma: Auxiliares e Técnicos das Escolas Municipais.
Nossos agradecimentos ao Presidente da Câmara Municipal e Vereadores pela cessão do Plenário, bem como aos Profissionais desta Casa de Leis, os quais sempre atendem prontamente os anseios da Educação.
Secretaria Municipal de Educação.
Educação de Qualidade… essa é a nossa Meta!
Governo Municipal de Limeira do Oeste-MG.
Trabalhando para Todos!
Gestão 2021/2024.

Comentários Facebook
Leia mais:  Harvard oferece mais de 100 cursos online e gratuitos
Continue lendo

ITURAMA E REGIÃO

POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

Mais Lidas da Semana