conecte-se conosco

ITURAMA E REGIÃO

Uberaba decreta situação de emergência devido às fortes chuvas

Publicado

A Prefeitura de Uberaba decretou situação de emergência devido aos estragos provocados pelas fortes chuvas. As precipitações causaram danos em residências, vias e órgãos públicos. A medida foi publicada no Porta Voz desta quarta-feira (12) e é válida por 90 dias, mas pode ser prorrogada.

A cidade tem registrado alto volume de precipitação desde janeiro, quando houve alagamentos, queda de telhados e de árvores. Além disso, na primeira semana de fevereiro, o Conservatório de Música também apresentou problemas por causa das chuvas.

Veja também:

De acordo com o Município, o decreto leva em consideração as chuvas previstas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para os próximos dias. A determinação permite que equipes de resgate entrem em imóveis particulares com a finalidade de preservar a vida humana.

Leia mais:  Limeira do Oeste: Polícia Militar recupera produtos de furto em fazenda de Fernandópolis

“Reconhecemos os problemas em decorrências das chuvas em Uberaba, mas nada comparado a Belo Horizonte, Sul de Minas, São Paulo e Zona da Mata. O poder público tem que dar as mãos às pessoas atingidas pelas chuvas de alguma forma”, afirmou o prefeito Paulo Piau (MDB).

A medida prevê, ainda, a mobilização dos órgãos municipais em ações coordenadas pela Defesa Civil. Voluntários também poderão ser convocados para reforçar o atendimento à população atingida. Campanhas de arrecadação de recursos estão autorizadas.

O estado de emergência permite, ainda, que famílias atingidas podem ser isentas de tributos municipais a partir de avaliação técnica do governo municipal e desde que amparadas pelo Código Tributário.

“Dentro do respaldo legal vamos atender as famílias que precisam de acolhimento. A Secretaria de Desenvolvimento Social acompanha o grupo, assim como a Companhia Habitacional Do Vale Do Rio Grande (Cohagra) e demais setores. Levantamento relativo a isenções está sendo feito”, explicou o prefeito.

Alagamentos e estragos

Alagamentos e queda de telhado foram registrados em Uberaba durante chuva no dia 10 de janeiro. Já no dia 13, houve alagamentos e quedas de árvores na cidade.

Leia mais:  Continua a força-tarefa no combate ao Mosquito da Dengue em Iturama.

Por: G1

Comentários Facebook
publicidade

ITURAMA E REGIÃO

Arsae-MG inaugura Câmara de Conciliação e celebra acordo para ressarcimento de usuários

Publicado

Um importante passo visando garantir o ressarcimento de valores cobrados indevidamente dos usuários de algumas localidades onde a Copasa opera foi dado pela Arsae-MG no dia 17/03 ao assinar o Termo de Autocomposição da Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de Conflitos (CPRAC). O encontro foi intermediado pela Advocacia Geral do Estado (AGE-MG) por meio da CPRAC.

Em fiscalizações realizadas pela Arsae nas cidades de Iturama, Prudente de Morais, São João do Paraíso, e em Nova Lima ficou constatada que algumas Estações de Tratamento de Esgoto – ETE’s não atendiam a todos os parâmetros de eficiência estabelecidos pela Agência para a sua operação.

A procuradora da Arsae, Cintia Rodrigues Maia Nunes, que participou ativamente de todo processo explica que a Copasa, após propor ações judiciais em face da Arsae, provocou a CPRAC visando uma conciliação. “A primeira reunião aconteceu em dezembro e a segunda, em que houve a proposta da Arsae e aceite da Copasa foi em janeiro deste ano”, detalha. Ela explica ainda que é a primeira vez que a Agência integra essa Câmara, que irá garantir celeridade na restituição dos valores cobrados indevidamente dos usuários no que se refere à cobrança da tarifa de esgoto. “Judicialmente poderia demorar meses e até anos se houvessem recursos. Graças à conciliação os usuários atingidos terão a restituição dos valores cobrados indevidamente em um curto espaço de tempo”, garante.

Leia mais:  Limeira do Oeste: Polícia Militar recupera produtos de furto em fazenda de Fernandópolis

Por: Assessoria de Comunicação da Arsae-MG

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana