conecte-se conosco


CIÊNCIA E SAÚDE

Tese de Mestrado propõe uso sustentável da água na Santa Casa Fernandópolis

Publicado

A sustentabilidade já foi algo do futuro, porém, a atenção sobre este tema já se torna algo presente em nosso dia-a-dia. Pensando na possibilidade de adoção de medidas de preservação do meio ambiente, uma colaboradora da Santa Casa Fernandópolis desenvolveu sua tese de Mestrado abordando sobre a possibilidade de implementar um sistema de reuso de água.

O estudo foi desenvolvido pela colaboradora Laiane Cládila de Lima Gilioti, para a obtenção do título de Mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), sob a orientação do Prof. Dr. Mauricio Augusto Leite.

Atualmente o Hospital consome uma média de 2,6 mil m³ de água, sendo que a Lavanderia Hospitalar é responsável por cerca de 40% do consumo total e os resíduos gerados após o processo  são direcionado à rede coletora de esgoto e tratado na ETE (Etapas de Tratamento de Esgotos) do município.

“Existe um grande potencial para reuso de água nos hospitais, que além de promover a economia recursos financeiros e naturais, contribuem na racionalização sobre o consumo entre seus colaboradores e a população em geral. No entanto é importante que este processo seja realizado com cuidado, a partir de testes e dados legais que assegurem a eficiência e o resultado das ações”, garante Gilioti.

Pensando na preservação dos recursos hídricos, a pesquisa levanta a possibilidade do reuso da água, como uma técnica capaz de otimizar o atendimento à demanda do Hospital, destinando a sua aplicação conforme os usos predominantes e a qualidade desejada, ao invés de destiná-los ao sistema público de esgoto. “Foram coletadas amostras dos efluentes, para a análise. Após ser testado os parâmetros físicos, químico e biológicos, apresentaram excelentes condições para o reuso”, explica Laiane.

Leia mais:  Casos confirmados de coronavírus nas regiões de Rio Preto e Araçatuba em 14 de junho

Com base no estudo, concluiu-se que aproximadamente 38% do efluente gerado após as lavagens dos enxovais poderá ser utilizado para reuso. Uma solução encontrada foi apresentar um sistema de tratamento que pode ser instalado na própria instituição, atendendo aos requisitos de qualidade, segurança e bases legais. Outra iniciativa foi a elaboração de um manual de orientação para o reuso de água no setor hospitalar, com diretrizes e modelos práticos do processo de implementação das ações.

Para o provedor da Santa Casa Fernandópolis, Marcus Chaer, o desenvolvimento do trabalho acadêmico amplia o comprometimento da instituição com a responsabilidade social. “Este estudo traz um novo olhar à nossa Santa Casa, demonstrando que podemos adotar ações que vão beneficiar o meio ambiente e, por conseguinte, nossa comunidade, além de reafirmar nossa qualidade como Hospital de Ensino, que preza pelo desenvolvimento cientifico e acadêmico em todas as áreas do conhecimento, não somente da saúde”, conclui o provedor Marcus Chaer.

 

 

ANY ANDRADE – Estagiária de Jornalismo

Leia mais:  Hoje tem mutirão de Limpeza em Alexandrita

DENER BOLONHA – Jornalista MTE 67.400/SP

Comentários Facebook
publicidade

CIÊNCIA E SAÚDE

CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA EM ITURAMA E ALEXANDRITA

Publicado

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Iturama informa as datas, locais e horários da Campanha de vacinação contra raiva animal.

 

HORÁRIO: 8h às 17h

 

 

DATA: 21/09/2020

  • UBS São Miguel
  • Quadra do bairro Dr. Diógenes de Souza

 

DATA: 22/09/2020

  • UBS Amazonas
  • M. Lourival Baptista Câmara – bairro Alcides Veríssimo

 

DATA: 23/09/2020

  • UBS 400 casas
  • Praça do bairro Antonio Bráulio

 

DATA: 24/09/2020

  • UBS Tiradentes
  • Praça do bairro Bom Sucesso

 

DATA: 25/09/2020

  • UBS Santa Rosa
  • Praça da Igreja Santa Rosa

 

DATA: 28/09/2020

  • UBS Jardim América
  • Escola Municipal Dalva Garrido (prox. Pronto Socorro)

 

DATA: 29/09/2020

  • ALEXANDRITA: UBS Alexandrita e E.E. Dom Alexandre
  • CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES

 

DATA: 30/09/2020

  • CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES
  • UBS ITALIA

Vacine o seu animalzinho de estimação!

 

Comentários Facebook
Leia mais:  O impacto de uma quarentena na saúde mental
Continue lendo

Mais Lidas da Semana