conecte-se conosco


ARTIGOS

Sindijori Coluna MG – 06 de Abril

Publicado em

ARTIGOS

Trimestre entre mais violentos

No primeiro trimestre de 2020, Araguari apresentou o menor índice de homicídios consumados dos últimos quatro anos, com três pessoas assassinadas entre os meses de janeiro e março.1 Em 2021, no entanto, o município está na contramão dos números positivos anteriores. Houve um aumento de 100% nos casos de homicídios consumados no primeiro trimestre. Além disso, foram registrados um feminicídio e dois latrocínios (roubos seguidos de mortes). Também ocorreram quatro homicídios tentados no período. (Gazeta do Triângulo- Araguari)

Um a cada três óbitos pela Covid-19

No primeiro trimestre de 2021, 1.653 óbitos foram registrados em Juiz de Fora. Deste total, 546 foram decorrentes da Covid-19. Com isso, o número de vítimas da doença representa cerca de 33% de todas as mortes ocorridas entre 1º de janeiro a 31 de março. O recorte foi feito com base nos dados do Portal da Transparência do Registro Civil e de reportagem anteriormente publicada pela Tribuna, que demonstrava que o quantitativo de óbitos confirmados para Covid-19 no primeiro trimestre do ano já superou o número de mortes ocorridas ao longo de 2020. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)

Abril tem maior média de infecções

A última atualização do Boletim Epidemiológico de segunda-feira, 5, que indica a situação da COVID-19 em Barbacena, foi disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesap). Com 175 casos confirmados em apenas cinco dias, o mês de abril já apresenta a maior média de infecções diárias da pandemia, sendo essa de 35 infecções por dia. No mês de janeiro, que agora ocupa a segunda posição, apresentou a média de 30 casos diários. De acordo com os novos dados, a doença confirmou mais um óbito no município, totalizando agora 129 mortes desde março de 2020. Em 24h, 27 pessoas foram positivadas, totalizando 4599 infecções, sendo 4274 dessas já recuperadas. (Folha de Barbacena)

Leia mais:  Uso da cloroquina contra o coronavírus é alvo de estudos e testes; entenda riscos

Comerciantes protestam

Com faixas e cartazes nas mãos, um grupo de comerciantes, lojistas e vendedores ambulantes se reuniu na tarde desta segunda-feira, 5, em frente à Prefeitura de Governador Valadares, para se manifestar. O principal motivo da manifestação é a reabertura dos estabelecimentos para o público, situação que tem dificultado a continuidade das atividades. Já são 20 dias de restrições pesadas, devido à onda roxa, determinada pelo governo do estado. O movimento foi organizado por comerciantes do Mercado Municipal e camelôs, mas também compareceram ao ato empresários dos ramos de calçados, restaurantes, bares e donos de salões de beleza. (Diário do Rio Doce- Governador Valadares)

Profissionais terão atendimento

A Secretaria de Saúde de João Monlevade estruturou um projeto de atendimento em saúde mental aos profissionais que trabalham na linha de frente da Covid-19. O objetivo é oferecer cuidados psicossociais e clínicos aos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos e auxiliares de enfermagem, ajudante de serviços gerais, dentre outros diretamente vinculados ao serviço. A proposta é direcionada aos funcionários do Hospital Margarida e do Centro de Referência em Covid-19 da Prefeitura. O projeto começou a funcionar no dia 31 de março. (Jornal A Notícia- João Monlevade)

Leia mais:  A pantomima da cloroquina

Retomada da linha férrea é discutida

Por intermédio do secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Câmara, foi realizada na última segunda-feira, 29 de março, uma videoconferência com o secretário de Estado de Turismo, Leônidas Oliveira, o deputado Estadual João Leite, e demais membros que estão à frente da revitalização da linha férrea de Minas Gerais, para ampliar a discussão sobre a volta da malha ferroviária que liga a Capital mineira à Ouro Preto. Ressaltando o significado e a importância da linha férrea para os mineiros, o prefeito Angelo Oswaldo comenta que “o trem de ferro é a marca de Minas Gerais. Ele é um grande transportador de cargas e é importante sua retomada como uma alavanca do nosso progresso, mas no caso de Ouro Preto, também queremos esse trem para incrementar o turismo e ligar os nossos distritos”. (Jornal Voz Ativa- Ouro Preto)

Passa Quatro acata sugestões

A sociedade passaquatrense participará na elaboração do orçamento de Passa Quatro, sugestões deverão ser encaminhadas até 9 de abril. Historicamente, a Secretaria Municipal de Planejamento e Captação de Recursos realiza Audiências Públicas para receber a contribuição da população na elaboração das Diretrizes Orçamentárias. Mesmo neste momento excepcional não será diferente. (Jornal Panorama – Baependi)

Por: Sindijori – MG

Comentários Facebook
Propaganda

ARTIGOS

Coluna 14 de Abril Sindijori – MG

Publicados

em

TO forma doadores do futuro

A Câmara Municipal de Teófilo Otoni aprovou em reunião ordinária no mês de fevereiro de 2021, o projeto “Doadores do Futuro”, de autoria do vereador Gabriel Gusmão. A Leiinstitui, no âmbito do município de Teófi lo Otoni, o programa Doadores do Futuro, a ser realizado nas escolas da rede pública municipal de ensino. O programa tem a finalidade de conscientizar os alunos sobre a importância da doação voluntária de sangue. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

24ª Felinju em formato online

Pelo segundo ano consecutivo, Juruaia, conhecida por ser a capital da lingerie, vai realizar de forma 100% online o principal evento do calendário da cidade, a Felinju Online. A maior feira online de moda íntima, praia, fitness e pijamas do Brasil acontecerá entre os dias 28 de abril e 1 de maio pelo site www.felinjujuruaia.com.br. Por conta da pandemia, o evento seguirá apostando no universo tecnológico para movimentar as vendas do polo da moda íntima e terá como tema “Acredite no seu potencial!”. (A Folha Regional- Muzambinho)

Poços no projeto de interiorização

O secretário municipal de Cultura Gustavo Dutra esteve em reunião remota com o presidente da Empresa Mineira de Comunicação, Sérgio Rodrigo, para discutir a participação do município no projeto de interiorização da Rede Minas. As diretoras de Conteúdo e Programação Marisa Guimarães e de Desenvolvimento e Promoção do Audiovisual Monica Trigo também participaram do encontro virtual. O planejamento de interiorização desenvolvido pela EMC, que envolve a Rede Minas e a Rádio Inconfidência, tem como objetivo dar visibilidade às múltiplas potencialidades das cidades de Minas Gerais. (Jornal Mantiqueira- Poços de Caldas)

Leia mais:  A pantomima da cloroquina

Registrado aumento em violência

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, os serviços de orientação, proteção e denúncia de violência doméstica não pararam em Uberlândia. Um exemplo disso, é a organização SOS Mulher e Família, que realizou mais de 3,2 mil atendimentos no ano de 2020, número 84% maior do que o total de procedimentos realizados em 2019. Segundo a assistente social da ONG, Rhayza Costa, a procura pelos serviços e apoio da SOS cresceu, principalmente, durante os primeiros meses da pandemia. Para ela, o aumento na procura pode ser um reflexo da elevação de casos que aconteceram durante o período. (Diário de Uberlândia)

Mais de 400 empresas atendidas

Está sendo realizado no Triângulo Mineiro o primeiro ciclo do projeto Agentes Locais de Inovação (ALI). Promovido pelo Sebrae Minas, a iniciativa já selecionou 220 pequenos negócios de Uberaba que serão atendidas até o mês de junho. Em cada ciclo, 440 empresas serão atendidas em toda a Regional Triângulo, que comporta, além de Uberaba, as regiões de Uberlândia, Ituiutaba, Araxá, Frutal e Araguari. Os donos de micro e pequenas empresas interessados em serem atendidos pelo ALI poderão se inscrever pelo site Brasil Mais. (Jornal de Uberaba)

Leia mais:  Quais os cuidados na ida ao mercado em meio à pandemia do coronavírus? Médico dá dicas e responde a dúvidas

Vistoria aponta 70% concluído

O secretário de  Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, cumpriu agenda nessa terça-feira, 13, na região da Zona da Mata. Ele visitou a nova unidade prisional de Ubá, que já está com mais de 70% das obras concluídas, e seguiu para Juiz de Fora, para avaliar a situação do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp), que está temporariamente interditado. A conclusão da nova unidade de Ubá vai ampliar em 11% o total de vagas da região. A capacidade será de 388 presos. Toda estrutura de alvenaria está pronta e a obra está na fase de acabamento, faltando detalhes como pintura, piso, guaritas, muralha, instalações elétricas e hidráulicas. (Paracatu News)

Justiça aceita pedido de recuperação

Na sexta-feira, 9, a Samarco entrou com um pedido de Recuperação Judicial junto à Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG). O pedido visa uma renegociação da dívida da empresa que está majoritariamente em poder de detentores estrangeiros como títulos de dívida conhecidos como “boundholders”.  Nesta segunda-feira, 12, o pedido foi aceito, o que garante proteção contra ações judiciais de execução de dívidas com os credores. Com o pedido deferido, a empresa poderá manter suas atividades, sem impacto nas atividades operacionais e ações de reparação e compensação conduzidas pela Fundação Renova. (Jornal O Liberal- Itabirito)

Comentários Facebook
Continue lendo

ITURAMA E REGIÃO

POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

Mais Lidas da Semana