conecte-se conosco

ITURAMA E REGIÃO

SES-MG confirma 2º caso de coronavírus em Uberlândia; Prefeitura nega

Publicado

O segundo caso de coronavírus em Uberlândia foi confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), nesta quinta-feira (19). O boletim epidemiológico não apresenta informações sobre o paciente. O G1 entrou em contato com a prefeitura (confira abaixo).

primeiro caso foi confirmado na cidade nesta terça-feira (17). Trata-se de um advogado, de 39 anos, com histórico de viagem para Uruguai e Argentina.

Os casos suspeitos em investigação em Uberlândia também saltou de 36, nesta quarta-feira (18), para 69 nesta quinta. Além disso, mais um caso foi descartado na cidade, somando sete que testaram negativo para Covid-19.

Ao G1, o Município informou que “o suposto novo caso apontando pelo atual Boletim Epidemiológico trata-se de uma paciente que, na verdade, reside em São Paulo, mas apresentou, no momento do exame laboratorial na capital paulista, o endereço de Uberlândia, onde tem familiares. Por este motivo, a Vigilância Epidemiológica do estado de São Paulo notificou equivocadamente os profissionais de saúde de Minas Gerais.”

Leia mais:  Inauguração da Unidade Básica de Saúde São José em São Francisco de Sales

A Prefeitura afirmou que, após investigação, constatou-se que a paciente não esteve em Uberlândia neste ano. E que o secretário municipal de Saúde já entrou em contato com a SES-MG, que se comprometeu a fazer a correção até sexta-feira (20).

Últimas notícias na cidade

Recomendações

Os especialistas recomendam a “etiqueta respiratória” para evitar a transmissão: cobrir a boca com a manga da roupa ou braço em caso de tosses e espirros e sempre lavar as mãos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que os serviços de saúde adotem protocolos de prevenção antes, durante e depois da chegada do paciente, com desinfecção e ventilação de ambientes.

Leia mais:  Semana deve ser chuvosa no Triângulo e Alto Paranaíba; confira previsão do tempo

Para quem trabalha em pontos de entrada no país, como aeroportos e fronteiras, é recomendado o uso de máscaras cirúrgicas.

Caso haja algum caso suspeito em aviões, navios e outros meios de transporte, é recomendado usar máscara cirúrgica, avental, óculos de proteção e luvas. A inspeção de bagagens deve ser feita com máscara cirúrgica e luvas.

Ciclo do coronavírus — Foto: Foto: Arte/G1Ciclo do coronavírus — Foto: Foto: Arte/G1

Ciclo do coronavírus — Foto: Foto: Arte/G1

 

Por: G1

Comentários Facebook
publicidade

ITURAMA E REGIÃO

Arsae-MG inaugura Câmara de Conciliação e celebra acordo para ressarcimento de usuários

Publicado

Um importante passo visando garantir o ressarcimento de valores cobrados indevidamente dos usuários de algumas localidades onde a Copasa opera foi dado pela Arsae-MG no dia 17/03 ao assinar o Termo de Autocomposição da Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de Conflitos (CPRAC). O encontro foi intermediado pela Advocacia Geral do Estado (AGE-MG) por meio da CPRAC.

Em fiscalizações realizadas pela Arsae nas cidades de Iturama, Prudente de Morais, São João do Paraíso, e em Nova Lima ficou constatada que algumas Estações de Tratamento de Esgoto – ETE’s não atendiam a todos os parâmetros de eficiência estabelecidos pela Agência para a sua operação.

A procuradora da Arsae, Cintia Rodrigues Maia Nunes, que participou ativamente de todo processo explica que a Copasa, após propor ações judiciais em face da Arsae, provocou a CPRAC visando uma conciliação. “A primeira reunião aconteceu em dezembro e a segunda, em que houve a proposta da Arsae e aceite da Copasa foi em janeiro deste ano”, detalha. Ela explica ainda que é a primeira vez que a Agência integra essa Câmara, que irá garantir celeridade na restituição dos valores cobrados indevidamente dos usuários no que se refere à cobrança da tarifa de esgoto. “Judicialmente poderia demorar meses e até anos se houvessem recursos. Graças à conciliação os usuários atingidos terão a restituição dos valores cobrados indevidamente em um curto espaço de tempo”, garante.

Leia mais:  Semana deve ser chuvosa no Triângulo e Alto Paranaíba; confira previsão do tempo

Por: Assessoria de Comunicação da Arsae-MG

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana