conecte-se conosco


ITURAMA E REGIÃO

Renato Colombano faz campanha no centro de Fernandópolis

Publicado

O candidato a prefeito Renato Colombano, fez campanha no centro de Fernandópolis na manhã deste sábado, dia 3. Ele, juntamente com a candidata a vice, Simone da Afada, percorreram lojas e conversaram com eleitores.

Colombano e Simone apresentam propostas de governo caso sejam eleitos para comandar a cidade nos próximos quatro anos. “Depois de organizarmos a campanha, estamos começando a busca pelo voto dos eleitores, trocando ideias e apresentando soluções para os problemas de Fernandópolis”, disse.

O republicano deve ser o primeiro candidato a inaugurar comitê eleitoral em Fernandópolis.

Comentários Facebook
Leia mais:  Entenda principais pontos do depoimento de Flávio Bolsonaro
publicidade

ITURAMA E REGIÃO

Birigui registra mais de 500 acidentes com escorpiões desde o início de 2020

Publicado

O Centro de Controle de Vetores e Zoonoses (CCVZ) de Birigui (SP) emitiu um alerta para os moradores a respeito do número de acidentes com escorpiões.

Do início do ano até o dia 9 de novembro, foram registrados 552 acidentes com o animal peçonhento, segundo dados da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) e da Vigilância Epidemiológica.

No mesmo período, foram 880 ocorrências de aparecimento. As autoridades de saúde não registram óbitos por conta de picadas de escorpiões.

Em cerca de 90% dos casos, os animais peçonhentos saíram da rede de esgoto através de ralos, pias de cozinha, banheiros e tanques.

Eles se alimentam de grilos, baratas, aranhas e cupim e alojam em restos de entulhos de construção, materiais e no meio a folhas secas caídas.

Aumento

De acordo com o Centro de Controle de Vetores e Zoonoses (CCVZ), um dos motivos do aumento de acidentes e surgimento de escorpiões é a utilização indevida de venenos e inseticidas por parte dos moradores.

O veneno não mata o escorpião, apenas desaloja o animal das redes de esgoto e pluviais para a vizinhança onde os mesmos saem para fugir da ação química provocada pelos venenos e inseticidas.

Para diminuir o risco, a orientação é eliminar materiais que sirvam de alojamento e que possam atrair o alimento dele, evitar deixar roupas no chão, verificar sapatos antes de vestir, deixar os móveis afastados pelo menos 10 centímetros das paredes e manter o lixo fechado.

O morador que encontrar um escorpião deve procurar Centro de Controle de Vetores e Zoonoses, que fica na Praça Gumercindo Paiva Castro. Também é possível entrar em contato pelo telefone (18) 3643-6274.

Em seguida, o setor encaminhará a equipe de campo para realizar uma pesquisa no imóvel. Através da notificação do morador, as equipes conseguem monitorar as áreas com maiores índices de aparecimento de escorpião.

Em caso de acidente, o morador deve procurar imediatamente o pronto-socorro de Birigui e levar o animal em um frasco de vidro, caso seja possível capturá-lo em segurança.

Comentários Facebook
Leia mais:  TSE recebe R$ 2 bilhões em verbas de fundo eleitoal para eleições de 2020
Continue lendo

Mais Lidas da Semana