O Governo de Minas Gerais entregou na tarde desta sexta-feira (12) quase 35 mil doses da CoronaVac que serão distribuídas paras as cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste. A nova remessa faz parte do sétimo lote recebido pelo Estado, com cerca 303,6 mil imunizantes.
As doses recebidas pelas Superintendências Regionais de Saúde de Uberlândia, Uberaba, Patos de Minas e Unaí, que abrange Paracatu, e pela Gerência Regional de Saúde de Ituiutaba ficarão armazenadas durante o fim de semana e na segunda-feira (15) serão distribuídas aos 76 municípios.
Assim como ocorreu com a remessa anterior, as cidades classificadas na Onda Roxa do plano Minas Consciente receberam 0,8% a mais de doses. Segundo o governo de Minas Gerais, nesta etapa de vacinação, a recomendação aos municípios é imunizar 13% dos idosos entre 75 e 79 anos e as demais para continuidade da vacinação em idosos entre 80 e 84 anos e 1,5% dos profissionais de saúde.
A vacinação segue diretrizes do Ministério da Saúde (MS) em alinhamento com o Conselho Estadual de Secretaria de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG). Mas cabe a cada Prefeitura definir a própria estratégia.
As doses da vacina CoronaVac (doses 1 e 2) foram entregues para as 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) do Estado.
A CoronaVac é a vacina do Instituto Butantan feita em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Em outras remessas, o Estado também enviou o imunizante da AstraZeneca, popularmente conhecida como vacina de Oxford, que foi desenvolvida pela universidade do Reino Unido e pelo laboratório AstraZeneca; a Fiocruz também desenvolve a vacina no Brasil. Ambas tiveram o uso emergencial foi aprovado pela Anvisa no dia 17 de janeiro.
Este é o sétimo lote de vacinas que chega a Minas Gerais. A vacinação no estado começou no dia 18 de janeiro, com a chegada das primeiras 577.480 doses da CoronaVac. No dia 24 do mesmo mês, 190.500 doses da AstraZeneca foram entregues.
A terceira remessa chegou a Minas no dia 25 de janeiro, com 87.600 doses da CoronaVac. No dia 7 de fevereiro, foram mais 315.600 doses do mesmo imunizante.
O quinto lote com mais de 357 mil doses chegou ao estado no dia 24 de fevereiro e a distribuição às regionais começou dois dias depois. E o sexto lote foi entregue ao Estado no dia 3 de março e começou a ser distribuído no dia 5.
No total, Minas Gerais recebeu 2.117.380 doses do governo federal. No total, 730.709 mineiros receberam a primeira dose. Destes, 347.841 receberam as duas doses.
Até esta sexta-feira (12), Minas Gerais recebeu sete lotes de vacinas contra a Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde.
Porém, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) esclareceu ao G1 que a segunda e a terceira remessas foram enviadas juntas às 28 Unidades Regionais de Saúde (URSs) – o que explica os municípios terem recebido seis remessas, em vez de sete.
A SES-MG ainda explicou que cada município é responsável pela retirada das vacinas nas respectivas URS.
Veja, abaixo, a quantidade de doses destinadas para cada município do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste: