conecte-se conosco


CIÊNCIA E SAÚDE

Previsão do tempo segue apontando chuvas isoladas para cidades do Triângulo e Alto Paranaíba

Publicado

Após uma frente fria passar pelas regiões na última sexta-feira (9), a previsão continua sendo de tempo nublado e chuvoso para esta semana no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Na última semana, o G1 já tinha divulgado que segundo o Climatempo ocorreria pancadas de chuva.

Segundo climatologista do Climatempo, Ruibran dos Reis, as pancadas de chuva devem ser isoladas e devem ocorrer na parte da tarde.

A umidade relativa do ar apresenta uma elevação, ficando entre 35% e 75% nesta semana. O índice ainda não é o ideal apontado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de 60% a 80%, mas a região já está fora do estado de emergência.

As temperaturas também sofrem alteração e as máximas devem variar entre 31ºC e 35ºC. Já nas mínimas, é esperado que os termômetros marquem entre 17ºC e 19ºC. Ituiutaba deve ser o município mais quente, com mínima chegando apenas aos 23ºC.

Confira a previsão em algumas cidades

Cidades Mínima ºC Máxima ºC
Uberlândia 19 ºC 32 ºC
Uberaba 19 ºC 34 ºC
Araguari 18 ºC 31 ºC
Ituiutaba 23 ºC 35 ºC
Patrocínio 17 ºC 31 ºC
Patos de Minas 17 ºC 33 ºC
Araxá 19 ºC 31 ºC
Leia mais:  Primeira morte em investigação por dengue de 2020 no Triângulo Mineiro é registrada em Iturama

Período chuvoso

A segunda metade de outubro marca o começo do período chuvoso em Minas Gerais, e o forte calor deve dar uma trégua à população do Triângulo Mineiro de Alto Paranaíba.

“Não há mais possibilidades de novas ondas de calor com tanta intensidade, como a que ocorreu na semana passada”, conta o climatologista.

Segundo ele, as chuvas serão mais comuns e frequentes até o fim do ano.

Dia a dia

  • Terça-feira (13): Céu nublado e pancadas de chuva isoladas na parte da tarde. Temperaturas entre 18ºC e 35ºC.
  • Quarta-feira (14): Céu nublado e pancadas de chuva isoladas na parte da tarde. Temperaturas entre 17ºC e 33ºC.
  • Quinta-feira (15): Céu nublado e pancadas de chuva isoladas na parte da tarde. Temperaturas entre 18ºC e 34ºC.
  • Sexta-feira (16): Céu nublado e pancadas de chuva isoladas na parte da tarde. Temperaturas entre 17ºC e 33ºC.

 

 

 

 

Por: G1.

Comentários Facebook
publicidade

CIÊNCIA E SAÚDE

Após serem retomadas, consultas médicas na rede pública em Uberlândia passam por mudanças

Publicado

por

Mais da metade dos atendimentos de consultas médicas com especialistas da rede pública foram retomados em Uberlândia, segundo informou a Prefeitura.

Devido à pandemia da Covid-19, o serviço que estava suspenso e começou a ser restabelecido em julho, foi remodelado e profissionais remanejados para as unidades de saúde da Atenção Primária. Antes, o atendimento era feito nos ambulatórios das Unidades de Atendimento Integrado (UAI).

O Administrativo informou que o novo modelo de atendimento já contribuiu para uma retomada de 45% das consultas de cardiologia, 62,2% das de ortopedia, 66,7% das realizadas por endocrinologistas e 54,2% dos atendimentos em urologista. Os números foram comparados com os registros do início do ano.

Segundo a coordenadora da Atenção Primária, Karina Kelly de Oliveira, outro benefício é a possibilidade de integração entre os profissionais da atenção básica com a especializada, já que o atendimento passa a acontecer em conjunto.

“Estando na unidade básica, o clínico geral participa das consultas e acompanha de perto o que está sendo repassado ao paciente”, disse.

Leia mais:  ITURAMA: POLICIA MILITAR, JUSTIÇA ELEITORAL E BOMBEIRO MILITAR FAZEM ENTREGA DO LEITE ARRECADADO EM CAMPANHA

Agendamentos

Karina Kelly explicou que, mesmo neste formato de atendimento na unidade básica, a Central de Regulação Médica continua sendo responsável pelos agendamentos das consultas especializadas.

Ou seja, para ter acesso às consultas especializadas, o paciente precisa passar pelo clínico geral da sua unidade de referência que, identificando a necessidade de uma consulta com especialista, fará o encaminhamento para a Central efetivar o agendamento.

Por: G1.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana