conecte-se conosco

EDUCAÇÃO

Prefeitura Municipal de Iturama em parceria com a Evoluir e Secretaria Municipal de Educação promoveram o encerramento do projeto Nau dos Mestres

Publicado

Nau dos Mestres é um programa educacional que transforma a forma de aprender e ensinar. As oficinas foram desenvolvidas de forma a incentivar novos processos de ensino e aprendizagem, oferecendo conteúdos, materiais e metodologias educacionais que tornam o aprender mais prazeroso, eficiente e significativo. Assim, tanto os professores como os alunos envolvidos foram convidados a navegar entre os saberes das ciências a bordo da Nau dos Mestres.

O projeto teve início no dia 28 de maio de 2019 e foi realizado pela Evoluir e AES em parceria com a Prefeitura Municipal de Iturama e Secretaria Municipal de Educação.

Neste último encontro, estiveram presentes os representantes da AES, Gilson e Letícia, o Secretário Municipal de Educação Milton Junior Marrega, a coordenadora geral do Núcleo Pedagógico Telma Regina da Silva e a Supervisora de Ensino dos Anos Iniciais Rosecler Leonel, além de  professores e coordenadores das escolas municipais de Iturama e Alexandrita.

Durante o encontro, os professores participaram de várias dinâmicas. Refletiram sobre todo aprendizado. Foi realizado um momento para depoimentos de cada participante, apresentaram as experiências ilustradas por meio de fotos e vídeos, fazendo uma demonstração dos trabalhos desenvolvidos nas escolas. Ao refletirem sobre os principais aprendizados,  apresentando os experimentos, professores encantaram com sua criatividade.

Leia mais:  Presidente do Inep fala sobre Enem no programa Brasil em Pauta

Por meio de uma atividade, foi possível identificar o que cada um aprendeu com o projeto Nau dos Mestres. A consistia em formar dois círculos concêntricos e ao som de uma música se movimentarem até o cessar da mesma. Nessa parada, quem se posicionasse na mesma direção cumprimentava o colega e perguntava: O que você aprendeu com o Nau dos Mestres? As respostas foram surpreendentes! A cada resposta, a interação era feita e a sistematização e avaliação do curso acontecia de forma autêntica.

Nau dos Mestres tem uma maneira de ensinar que estimula o estudante a aprender de forma lúdica. As dez competências gerais da BNCC dialogam com as atividades desenvolvidas pelo Programa Nau dos Mestres e enfatizam o seu caráter integrador, tornando um programa atual e que se identifica com nosso plano curricular.

Ao promover a interação, a vivência em grupo e a troca de ideias, Nau dos Mestres promove habilidades socioemocionais, empatia, colaboração, autonomia, além de desenvolver o conhecimento pelo fazer.

O representante da AES, Gilson, agradeceu a prefeitura de Iturama, a Secretaria Municipal de Educação e todos os participantes pela parceria de sucesso. Fez a leitura de uma carta, a qual trazia um recado de todos os envolvidos e de forma grata se colocou à disposição para que novos projetos possam ser desenvolvidos em Iturama

Leia mais:  Adesão ao Programa Saúde Bucal já é realidade em União de Minas

Na oportunidade, o Secretário Municipal de Educação Milton Junior Marrega agradeceu ao prefeito Anderson Golfão por oportunizar a adesão ao projeto. Parabenizou os representantes da AES e agradeceu a participação ativa dos professores e coordenadores. “Vimos o Projeto Nau dos Mestres como um importante aliado no desenvolvimento das dez competências gerais da BNCC e um complemento valioso no trabalho com a Ciência,’ destacou Junior Marrega.

A coordenadora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Rosecler Leonel, agradeceu aos professores e coordenadores. Destacou o belíssimo trabalho desenvolvido pela palestrante Vanessa e demostrou em suas palavras muita gratidão pelos ensinamentos compartilhados com os professores da Rede Municipal de Ensino de Iturama e Alexandrita.

Rosecler Leonel destacou que o projeto foi essencial, estimulador e que conta com a sua continuidade em 2020.

Enfim, Nau dos Mestres foi um programa inovador, favorecendo o desenvolvimento de várias habilidades.

Por Luzia Magna Soares Alvarenga

Supervisora Escolar

Comentários Facebook
publicidade

EDUCAÇÃO

II MOSTRA CULTURAL DO CRAS BOM SUCESSO

Publicado

Com muito carinho a equipe do CRAS Bom Sucesso recebeu as famílias na noite do dia 06/12 para II Mostra Cultural realizada na Escola Municipal Maria de Queiroz Barboza

O Evento teve como objetivo celebrar junto à comunidade todas as conquistas decorrentes do ano em curso e ainda expor trabalhos desenvolvidos pelos grupos e apresentações planejadas especialmente para a ocasião.

Dentre as apresentações da noite tivemos: Teatro com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos modalidade idoso sobre a prevenção de acidentes domésticos, Apresentação de Capoeira “Samba de Roda” com as crianças do SCFV, Desfile de bolsas de crochê do Grupo do PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família, que realizaram um lindo desfile como forma de exposição de parte dos trabalhos realizados e o Teatro “ O nascimento de Jesus e coral Natalino”, além de sorteios de brindes e uma belíssima exposição de trabalhos.

 O CRAS – Centro de Referência de Assistência Social é um órgão da Política de Assistência Social, vinculado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, está localizado nas áreas de maiores índices de vulnerabilidade social, é a principal porta de entrada do SUAS, possui caráter preventivo, protetivo e proativo, prevenindo situações de risco e vulnerabilidade social, fortalecendo vínculos familiares e comunitários.

Leia mais:  Montagem de lancheira saudável será tema de workshop da UNIFEV

Endereço: Av. Ayrton Senna do Brasil, 1501, bairro Bom Sucesso

Por  Eloise Carina Dias Gomes

Coordenadora do CRAS Bom Sucesso

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana