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EDUCAÇÃO

Prefeitura Municipal de Iturama em parceria com a Evoluir e Secretaria Municipal de Educação promoveram o encerramento do projeto Nau dos Mestres

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Nau dos Mestres é um programa educacional que transforma a forma de aprender e ensinar. As oficinas foram desenvolvidas de forma a incentivar novos processos de ensino e aprendizagem, oferecendo conteúdos, materiais e metodologias educacionais que tornam o aprender mais prazeroso, eficiente e significativo. Assim, tanto os professores como os alunos envolvidos foram convidados a navegar entre os saberes das ciências a bordo da Nau dos Mestres.

O projeto teve início no dia 28 de maio de 2019 e foi realizado pela Evoluir e AES em parceria com a Prefeitura Municipal de Iturama e Secretaria Municipal de Educação.

Neste último encontro, estiveram presentes os representantes da AES, Gilson e Letícia, o Secretário Municipal de Educação Milton Junior Marrega, a coordenadora geral do Núcleo Pedagógico Telma Regina da Silva e a Supervisora de Ensino dos Anos Iniciais Rosecler Leonel, além de  professores e coordenadores das escolas municipais de Iturama e Alexandrita.

Durante o encontro, os professores participaram de várias dinâmicas. Refletiram sobre todo aprendizado. Foi realizado um momento para depoimentos de cada participante, apresentaram as experiências ilustradas por meio de fotos e vídeos, fazendo uma demonstração dos trabalhos desenvolvidos nas escolas. Ao refletirem sobre os principais aprendizados,  apresentando os experimentos, professores encantaram com sua criatividade.

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Por meio de uma atividade, foi possível identificar o que cada um aprendeu com o projeto Nau dos Mestres. A consistia em formar dois círculos concêntricos e ao som de uma música se movimentarem até o cessar da mesma. Nessa parada, quem se posicionasse na mesma direção cumprimentava o colega e perguntava: O que você aprendeu com o Nau dos Mestres? As respostas foram surpreendentes! A cada resposta, a interação era feita e a sistematização e avaliação do curso acontecia de forma autêntica.

Nau dos Mestres tem uma maneira de ensinar que estimula o estudante a aprender de forma lúdica. As dez competências gerais da BNCC dialogam com as atividades desenvolvidas pelo Programa Nau dos Mestres e enfatizam o seu caráter integrador, tornando um programa atual e que se identifica com nosso plano curricular.

Ao promover a interação, a vivência em grupo e a troca de ideias, Nau dos Mestres promove habilidades socioemocionais, empatia, colaboração, autonomia, além de desenvolver o conhecimento pelo fazer.

O representante da AES, Gilson, agradeceu a prefeitura de Iturama, a Secretaria Municipal de Educação e todos os participantes pela parceria de sucesso. Fez a leitura de uma carta, a qual trazia um recado de todos os envolvidos e de forma grata se colocou à disposição para que novos projetos possam ser desenvolvidos em Iturama

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Na oportunidade, o Secretário Municipal de Educação Milton Junior Marrega agradeceu ao prefeito Anderson Golfão por oportunizar a adesão ao projeto. Parabenizou os representantes da AES e agradeceu a participação ativa dos professores e coordenadores. “Vimos o Projeto Nau dos Mestres como um importante aliado no desenvolvimento das dez competências gerais da BNCC e um complemento valioso no trabalho com a Ciência,’ destacou Junior Marrega.

A coordenadora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Rosecler Leonel, agradeceu aos professores e coordenadores. Destacou o belíssimo trabalho desenvolvido pela palestrante Vanessa e demostrou em suas palavras muita gratidão pelos ensinamentos compartilhados com os professores da Rede Municipal de Ensino de Iturama e Alexandrita.

Rosecler Leonel destacou que o projeto foi essencial, estimulador e que conta com a sua continuidade em 2020.

Enfim, Nau dos Mestres foi um programa inovador, favorecendo o desenvolvimento de várias habilidades.

Por Luzia Magna Soares Alvarenga

Supervisora Escolar

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EDUCAÇÃO

Minas Gerais é o estado com mais redações nota 1.000 no Enem 2019

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O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nessa sexta-feira (17) as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, e Minas Gerais foi o estado com o maior número de redações nota máxima: 13, em um total de 53 no país.

A maioria dos estudantes que receberam essa nota foram mulheres: 32, ou seja, aproximadamente 60% do total. Das 13 notas 1.000 em Minas, 10 foram foram de mulheres. Entre elas, a estudante Stela Terra Lopes, de 18 anos. A jovem teve poucas aulas de redação na Escola Estadual Sagrada Família 2, localizada no região Leste de Belo Horizonte, ao longo do ano.

O tema desta edição foi Democratização do acesso ao cinema no Brasil. O texto deveria ser do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, desenvolvido a partir da situação-problema proposta e de ideias oferecidos pelos textos motivadores presentes no exame.

As redações com nota máxima são de estados do Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste: Alagoas (1); Bahia (1); Ceará (6); Distrito Federal (2); Goiás (4); Maranhão (1); Mato Grosso do Sul (1); Minas Gerais (13); Paraíba (1); Pará (2); Pernambuco (1); Piauí (2); Rio Grande do Norte (3); Rio Grande do Sul (3); Rio de Janeiro (6); São Paulo (4).

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Redações com menos de sete linhas recebem nota zero, assim como as que reproduzem integralmente trechos dos textos motivadores e de itens do Caderno de Questões.

Por: O Tempo

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