conecte-se conosco

EDUCAÇÃO

Prefeitura Municipal de Iturama e Secretaria de Educação em parceria com SEBRAE Minas promovem a 2ª Feira do Empreendedor

Publicado

Aconteceu, em parceria com o SEBRAE-Minas, no último dia 23 de novembro, no Centro Cultural Aldariza Machado de Freitas, a 2ª Feira do Empreendedor.

O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Educação Milton Junior Marrega, da representante o SEBRAE Leliane Petroceli, do representante do SICOOB Credirama Nélio Barbosa, coordenadora do Núcleo Pedagógico Telma Regina e Supervisora de Ensino responsável pelo Projeto Nau dos Mestres Rosecler Leonel, demais supervisoras da Secretaria de Educação, Diretores escolares, coordenadores das escolas, professores, alunos e comunidade escolar, além da participação triunfante do Palestrante Daniel Bizon, que encantou a todos com o seu dinamismo.

Tendo em vista que a Educação empreendedora é o caminho para termos cidadãos mais conscientes e com olhar estratégico para as oportunidades, o encontro iniciou com a apresentação da belíssima Dança Carimbó do Macaco dos alunos do 5º ano da Escola Municipal Dalva Barbosa Garrido, das professoras Eliane da Conceição Souza e Célia Cristina Rodrigues Freitas de Urzedo.

A Analista Técnica do SEBRAE Leliane Petrocelli falou sobre o trabalho empreendedor do SEBRAE e se colocou à disposição do município no que se refere ao desenvolvimento de projetos empreendedores.

Na sequência, foi realizada a entrega das medalhas aos alunos participantes da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – (OBMEP Nível A – 2019). Pelo segundo ano consecutivo as escolas da Rede Municipal participam da 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas-Nível A (OBMEP Nível A -2019). A Secretaria Municipal de Educação fez adesão ao projeto que é realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Ministério das Ciências, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

A OBMEP Nível A- 2019 é dirigida aos alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais, estaduais e federais do Brasil e tem como objetivo estimular e promover o estudo da matemática no Brasil, e contribuir com a melhoria da qualidade da Educação Básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade e promover a difusão da cultura matemática, entre outros. Ao todo, foram 57 alunos das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Iturama classificados e que receberam cada um, uma medalha, em reconhecimento ao desempenho satisfatório na Olimpíada.

Aconteceu também a apresentação dos professores participantes do Projeto do Nau dos Mestres. O Projeto Nau dos Mestres é um programa educacional que transforma a forma de aprender e ensinar. As oficinas foram desenvolvidas com o objetivo de incentivar novos processos de ensino e aprendizagem, oferecendo conteúdos, materiais e metodologias educacionais que tornaram o aprender mais prazeroso, eficiente e significativo.

Leia mais:  Limeira do Oeste garante participação na próxima fase do 2ª Copa São Francisco de Sales

Assim, os professores e coordenadores fizeram uma amostra de tudo que aconteceu por meio de relatos, apresentação de vídeos e slides. Foi um momento riquíssimo e que mostrou a eficiência e criatividade de professores e alunos.

Para fechar com êxito, aconteceu a palestra “Educação Empreendedora- Formando Pessoas que transformam”, com Daniel Bizon. Foi uma palestra de alto nível  e uma mistura de conhecimento selecionado e mágica de alto impacto, com humor inteligente, participação do público e efeitos especiais.

De forma transversal, o foco foi o desenvolvimento das competências empreendedoras, como trabalho em equipe, resolução de problemas, visão sistêmica, comunicação, protagonismo e criatividade.

Durante a palestra foi perceptível a alegria e a expressão de admiração mesclada com curiosidade. Realmente, um momento rico de aprendizagem.

Durante a fala de abertura o Secretário Milton Junior Marrega falou da importância do evento, destacou e parabenizou a participação e resultado dos alunos na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP- Nível A- 2019). Falou sobre o Projeto Nau dos Mestres e da sua eficácia que culminou em experiências relevantes que promoveram a aprendizagem significativa.

O Secretário fez um breve relato sobre a importância da educação empreendedora que objetiva incentivar os alunos a buscar autoconhecimento, novas aprendizagens e trabalhar o espírito de coletividade. A ideia é que em 2020 a Rede Municipal de Ensino de Iturama contemple a Educação Empreendedora no currículo, tornando um componente curricular a ser ensinado aos alunos do Ensino Fundamental.

Leia mais:  Capoeira Arte Brasileira representa Iturama em congresso em Ituiutaba

O secretário finalizou, agradecendo a participação brilhante do Palestrante Daniel Bizon, momento em que mencionou a relevância do evento e a escolha certa do palestrante, que encantou a plateia ao utilizar ilusionismo interativo para facilitar a aprendizagem e a lembrança do conteúdo prático que apresentou.

Comentários Facebook
publicidade

EDUCAÇÃO

II MOSTRA CULTURAL DO CRAS BOM SUCESSO

Publicado

Com muito carinho a equipe do CRAS Bom Sucesso recebeu as famílias na noite do dia 06/12 para II Mostra Cultural realizada na Escola Municipal Maria de Queiroz Barboza

O Evento teve como objetivo celebrar junto à comunidade todas as conquistas decorrentes do ano em curso e ainda expor trabalhos desenvolvidos pelos grupos e apresentações planejadas especialmente para a ocasião.

Dentre as apresentações da noite tivemos: Teatro com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos modalidade idoso sobre a prevenção de acidentes domésticos, Apresentação de Capoeira “Samba de Roda” com as crianças do SCFV, Desfile de bolsas de crochê do Grupo do PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família, que realizaram um lindo desfile como forma de exposição de parte dos trabalhos realizados e o Teatro “ O nascimento de Jesus e coral Natalino”, além de sorteios de brindes e uma belíssima exposição de trabalhos.

 O CRAS – Centro de Referência de Assistência Social é um órgão da Política de Assistência Social, vinculado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, está localizado nas áreas de maiores índices de vulnerabilidade social, é a principal porta de entrada do SUAS, possui caráter preventivo, protetivo e proativo, prevenindo situações de risco e vulnerabilidade social, fortalecendo vínculos familiares e comunitários.

Leia mais:  Entenda como são elaboradas as questões do Enem

Endereço: Av. Ayrton Senna do Brasil, 1501, bairro Bom Sucesso

Por  Eloise Carina Dias Gomes

Coordenadora do CRAS Bom Sucesso

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana