conecte-se conosco


CIÊNCIA E SAÚDE

Prefeitura de Iturama faz parceria com UFTM e recebe álcool glicerinado

Publicado em

CIÊNCIA E SAÚDE

O prefeito Anderson Golfão e a vice-prefeita Cidinha Longo estiveram reunidos com o diretor da UFTM Helder Barbosa Paulino para reforçar a parceria no combate ao Covid-19.

Nessa primeira etapa, o município recebeu 40 litros de álcool etílico 70% glicerinado que serão usados no Hospital do Povo, Unidades básicas de Saúde e também no Hospital de Campanha de Combate ao Coronavírus.

Na oportunidade, também participaram da reunião o Secretário Municipal de Educação Milton Junior Marrega e o professor de Ecologia da UFTM Cassiano Sousa Rosa que também é o Presidente do Rotary Club de Iturama parceiro da UFTM na produção do álcool.

   

Campus de Iturama da UFTM produz álcool glicerinado para doação a entidades filantrópicas

Pensando na responsabilidade social de uma instituição federal de ensino, a UFTM, por meio do Campus de Iturama, buscou parceria da Usina Coruripe, Sicoob Credirama e Rotary Club de Iturama para juntos, num gesto de solidariedade, iniciarem a produção de  álcool etílico 70% glicerinado para doação às entidades filantrópicas de Iturama e prefeituras da região do Pontal do Triângulo Mineiro, a fim de contribuir  com hospitais públicos, postos de saúde, UBS, asilos e creches.

Leia mais:  Operação 'Fecha Batalhão' prende quase 40 pessoas na região de Araxá durante o fim de semana e feriado

De acordo com o professor do Curso de Química do Campus de Iturama da UFTM, Lucas Ferreira de Paula, responsável pelo acompanhamento da produção, esse produto apresenta a mesma eficácia do álcool em gel 70%, isto é, 70° INPM. O processo é iniciado com o recebimento de álcool da Usina Coruripe, posteriormente, docentes e técnicos da área de química realizam o preparo do álcool para que ele apresente 2% de glicerina, conforme a instrução da Organização Mundial de Saúde – OMS. A glicerina adicionada é importante, pois o uso constante de álcool 70% pode causar fissuras nas mãos, e ela atua como umectante/hidratante evitando o ressecamento da pele. Sabe-se que as fissuras servem como meio de entrada de microrganismos como bactérias e vírus, por isso a importância de evitá-las.

Após o envase e a rotulagem, o produto está sendo distribuído a entidades filantrópicas (asilos, postos de saúde e hospitais de Iturama e região). Além de frascos borrifadores, é encaminhado um refil para que seja possível fazer o reabastecimento.

Essa ação da UFTM, Usina Coruripe, Sicoob Credirama e Rotary Club de Iturama  leva o álcool 70% com efeito comprovado pela OMS na prevenção da contaminação pelo coronavírus. Ao se borrifar o álcool nas mãos e aguardar cerca de 20 a 30 segundos, o vírus é inativado, sendo esse processo uma prática muito importante para profissionais da saúde e principalmente pessoas dos grupos de risco.

Leia mais:  A médica brasileira que contraiu Covid-19 e foi salva pelo método de ventilação que ela própria criou

“Entendemos que o gesto é pequeno, mas poderá auxiliar na prevenção da COVID-19”, declarou o diretor geral do Campus Universitário de Iturama, Helder Barbosa Paulino.

Fotos: Divulgação/Campus Universitário de Iturama

Comentários Facebook
Propaganda

CIÊNCIA E SAÚDE

Capacitação para agentes de endemias em Carneirinho

Publicados

em

Na manhã de hoje (22), os Agentes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Carneirinho participaram de uma capacitação de como usar como usar veneno pra matar as larvas em reservatórios e recipientes.

De acordo com o Diretor de Vigilância Sanitária e Epidemiologia, Fábio Souza Ribeiro (Fabio Caixeta), antes o produto utilizado era em pó e agora é em comprimido.

Comentários Facebook
Leia mais:  Instituições desenvolvem projetos com recursos destinados pela Cemig e seus empregados
Continue lendo

ITURAMA E REGIÃO

POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

Mais Lidas da Semana