conecte-se conosco

EDUCAÇÃO

Ministério da Cidadania e AES Tietê concluem capacitação de Professores da Rede Municipal de Iturama

Publicado

Última etapa será realizada no munícipio na segunda-feira (4)

Estimular crianças a compreenderem conceitos científicos, de forma autônoma e divertida é o objetivo do Nau dos Mestres, realização da Evoluir – Educação Transformadora, com patrocínio da AES Tietê, via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura. Depois de doar kits com material pedagógico inovador focado em ciências e artes e da realização de dois workshops de formação com os educadores das escolas, chegou a hora de garantir a continuidade do programa no próximo ano letivo. É por isso que, no dia 4 de novembro, entre 7h e 11h, o Centro Municipal de Capacitação Técnico do Trabalhador, em Iturama (MG), será palco da última etapa de capacitação de educadores. A ideia é reunir os professores e coordenadores que participaram das atividades e ter a certeza de que eles estão habilitados para levar o projeto adiante.

A ação, patrocinada pela AES Tietê, já beneficiou, indiretamente, mais de três mil alunos desde que foi implementada em maio. Agora os formadores da Evoluir reunirão informações sobre o que cada uma das escolas participantes – EE Dom Alexandre, EM Dalva Barbosa Garrido, EM Diretora Maria Sarah, EM Jandira Silva Chaves, EM João Ribeiro Rosa, EM Jose Tiago de Queiroz, EM Lourival Baptista Câmara, EM Maria de Queiroz Barbosa, EM Agrícola Alípio Soares Barbosa e EM Santa Rosa – conseguiram desenvolver até o momento. Os educadores também compartilharão as experiências que tiveram em sala de aula. A partir disso, a Evoluir e as escolas desenvolverão, em conjunto, um planejamento para a continuidade do projeto em cada unidade durante os próximos anos. Afinal, a ideia é que a iniciativa seja sustentável e consiga levar o conhecimento científico para um número maior de estudantes.

Leia mais:  Réveillon de Limeira do Oeste é considerado o melhor da região

O material doado pelo Nau dos Mestres é dividido na aplicação de atividades práticas temáticas, permitindo aos alunos navegarem pelos mundos da Ciência, Biologia, Arte, Química, Física e Matemática. Esse laboratório móvel também é composto por dez livros para professores e livros ilustrados que são direcionados para os alunos, que recebem os títulos de Mestre Leonardo (Física, Mecânica e Energia), Mestre Merlim (Química), Mestre Gaia (Biologia, Meio Ambiente e Ecossistemas) e Mestre Apolo (Matemática, Cores, Luz e Sombra). Os professores também poderão trabalhar conceitos e conteúdo definidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), utilizando a Metodologia ABP (Aprendizagem Baseada em Projetos). Todo o material pedagógico desenvolvido pela Evoluir foi concebido de acordo com os critérios da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

Última etapa do ciclo de formação de educadores do Ensino Fundamental de Iturama / MG – Projeto ‘Nau dos Mestres’

Quando: 04 de novembro, segunda-feira, das 7h às 11h

Onde:  CTT (Centro Municipal de Capacitação Técnico do Trabalhador) / Vila Olímpica, S/N – Iturama (MG)

Sobre a Evoluir – Educação Transformadora

Há 23 anos no mercado a Evoluir – Educação Transformadora é uma empresa especializada em desenvolver conteúdos e metodologias educacionais inovadoras. Para isso, desenvolve produtos, metodologias e ferramentas que tornam a aprendizagem mais criativa, eficiente e significativa. A empresa opera por meio de editais, convênios, patrocínio e prestação de serviços. Os programas da Evoluir podem ser apoiados por meio das leis de incentivo à cultura, por investimento direto de empresas interessadas em investir na educação, secretarias de educação ou escolas particulares.  Os programas incluem materiais para o aluno e professor, capacitação de educadores e acompanhamento do desempenho do aluno ao longo do processo.

Leia mais:  União de Minas no combate ao mosquito transmissor da dengue e chikungunya

Sobre a AES Tietê

A AES Tietê atua como uma plataforma integrada de energia com soluções sustentáveis e customizadas de acordo com as necessidades de seus clientes. Está entre as maiores companhias de geração do Brasil, atuando no país há 20 anos. No seu portfólio, com capacidade instalada total de 3,3 MW, estão 9 usinas hidráulicas e 3 pequenas centrais hidrelétricas, localizadas no Estado de São Paulo, que alcançam 2,6 MW de capacidade, o Complexo Eólico Alto Sertão II, com capacidade instalada de 386 MW, na Bahia, e, os recém inaugurados Complexos Solares Guaimbê e Ouroeste, em São Paulo, que somam aproximadamente 300 MW de capacidade.

O Centro de Operações de Geração de Energia (COGE), localizado em Bauru (SP), é o mais tecnológico do setor no país e opera remotamente todos os ativos da companhia.

Comentários Facebook
publicidade

EDUCAÇÃO

Minas Gerais é o estado com mais redações nota 1.000 no Enem 2019

Publicado

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nessa sexta-feira (17) as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, e Minas Gerais foi o estado com o maior número de redações nota máxima: 13, em um total de 53 no país.

A maioria dos estudantes que receberam essa nota foram mulheres: 32, ou seja, aproximadamente 60% do total. Das 13 notas 1.000 em Minas, 10 foram foram de mulheres. Entre elas, a estudante Stela Terra Lopes, de 18 anos. A jovem teve poucas aulas de redação na Escola Estadual Sagrada Família 2, localizada no região Leste de Belo Horizonte, ao longo do ano.

O tema desta edição foi Democratização do acesso ao cinema no Brasil. O texto deveria ser do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, desenvolvido a partir da situação-problema proposta e de ideias oferecidos pelos textos motivadores presentes no exame.

As redações com nota máxima são de estados do Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste: Alagoas (1); Bahia (1); Ceará (6); Distrito Federal (2); Goiás (4); Maranhão (1); Mato Grosso do Sul (1); Minas Gerais (13); Paraíba (1); Pará (2); Pernambuco (1); Piauí (2); Rio Grande do Norte (3); Rio Grande do Sul (3); Rio de Janeiro (6); São Paulo (4).

Leia mais:  Minas participa de programa federal que beneficia idosos

Redações com menos de sete linhas recebem nota zero, assim como as que reproduzem integralmente trechos dos textos motivadores e de itens do Caderno de Questões.

Por: O Tempo

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana