conecte-se conosco

CIÊNCIA E SAÚDE

Minas participa de programa federal que beneficia idosos

Publicado

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) aderiu, neste mês, à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. O programa do governo federal engloba uma série de iniciativas que buscam incentivar os municípios à prática de ações destinadas a promover um envelhecimento ativo, saudável, cidadão e sustentável para a população, principalmente idosos em situação de vulnerabilidade social.

A estratégia garante o compromisso com a efetividade do Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), que busca assegurar os direitos das pessoas idosas em todos os setores, propondo políticas públicas para as especificidades desse público e as penalidades para as possíveis violações de direitos.

Neste processo, os Estados têm participação fundamental para a sensibilização, mobilização e capacitação dos municípios, estratégias de implantação do programa, além de monitoramento e identificação de cidades habilitadas.

Como participar  

A adesão do município ao programa é simples, realizada via internet.

O primeiro passo é o secretário municipal de Assistência Social da cidade interessada preencher os dados. Em seguida, o prefeito deve assinar o Termo de Adesão neste link. De acordo com o formulário, dois servidores municipais devem ser indicados para participar da capacitação para o programa.

Leia mais:  Adesão ao Programa Saúde Bucal já é realidade em União de Minas

O prazo para o município que deseja aderir ao programa é até 2 de dezembro de 2019.

Benefícios

Os municípios habilitados na Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa também terão a oportunidade de acessar o programa “Vida Saudável”, que busca garantir a oferta de capacitações e aquisição dos kits de materiais para atividades físicas, culturais e de lazer para a população idosa.

Em contrapartida, os municípios devem disponibilizar ao menos um profissional de Educação Física com contrato vigente no período destinado ao programa, além de um agente social de esporte e de lazer.

Dados

Diante do aumento da população idosa em Minas e no Brasil, a Subsecretaria de Direitos Humanos da Sedese tem incentivado os municípios mineiros a aderir à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa com objetivo de promover a qualidade de vida dos idosos.

Dados da Fundação João Pinheiro (FJP) indicam que o estado terá um crescimento de 71,4% do número de pessoas idosas entre 2020 e 2040, o que demonstra a necessidade da adoção de ações que promovam uma vida saudável e cidadã à população.

Leia mais:  ESTRATÉGIAS DE VENDAS NO COMÉRCIO VAREJISTA: UMA ANÁLISE EM UMA LOJA DE VESTUÁRIO NO MUNICÍPIO DE ITURAMA-MG

Para acessar informações adicionais, esclarecimentos e espaço para sugestões sobre o programa o contato é a Subsecretaria de Direitos Humanos, por meio da Superintendência de Diálogos e Participação Social e da Coordenadoria Estadual de Políticas para Pessoa Idosa, nos telefones (31) 3916-7354 – 3916-7970 ou 3916 -7999 ou via e-mail: cepid@social.mg.gov.br.

Por Agência Minas

Comentários Facebook
publicidade

CIÊNCIA E SAÚDE

Fapemig apresenta pesquisas na Semana de Inovação

Publicado

Buscando impulsionar a inovação no Estado de Minas Gerais e demonstrar que ela pode contribuir para solucionar problemas dos setores público e privado, será realizada a 2ª Semana de Inovação, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, entre os dias 25 e 29 de novembro. O evento, promovido pela Prodemge, será aberto nesta segunda-feira (25/11), com o seminário sobre a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que realizado em parceria com o Governo do Estado e a Isaca, associação sem fins lucrativos que atua na melhoria da auditoria, governança e segurança da informação.

Durante a Semana de Inovação, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig)  apresentará o Circuito Inova Minas, composto por projetos, oficinas de programação e robótica, dentre outras atividades, parte da Feira Tecnológica que acontece no túnel do Prédio Gerais.

Um exemplo é o projeto “Design Digital para Inclusão do Deficiente Auditivo”, desenvolvido pela equipe da professora Rita de Castro Engler, da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). O estudo resultou em um aplicativo que ensina a linguagem de Libras por meio de imagens e cartas virtuais. Ao longo da mostra, os visitantes poderão conhecer o trabalho, interagir e tirar dúvidas com os pesquisadores.

Leia mais:  Entenda o que é espondilite anquilosante, doença que afeta o cantor Zé Felipe

O Espaço de Robótica “Enxurrada de Bits” consiste em uma apresentação de robôs de competição desenvolvidos por equipes do Cefet/MG. O projeto, que envolve alunos da instituição, recebeu financiamento da fundação. Ainda serão oferecidas oficinas de cubo mágico e de robótica, além de exposição de robôs de combate criados pelos grupos.

Todas as atividades da Fapemig serão na terça (26/11) e na quarta-feira (27/11), das 10h às 16h.

Gratuita

A 2ª Semana de Inovação da Prodemge é aberta ao público e tem entrada gratuita. Além das atividades da fundação, estão previstas palestras, oficinas e apresentações diversas que somam mais de 40 opções para todos os gostos. A maior parte das atrações não exige inscrição prévia; os interessados devem comparecer ao local com antecedência, pois as salas estão sujeitas a lotação e a participação será por ordem de chegada. Outras informações podem ser obtidas neste link.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana