conecte-se conosco


POLÍTICA

Justiça descumpre ordem do STF e nega a Lula acesso a mensagens da Lava Jato

Publicado

source
Ex-presidente Lula
Ricardo Stuckert

Ex-presidente Lula

A 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal descumpriu ordem do ministro Ricardo Lewandowski , do Supremo Tribunal Federal (STF), e negou o acesso do ex-presidente Lula às mensagens no âmbito da Operação Spoofing, desdobramento da Lava Jato da Polícia Federal (PF). A informação é da coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo .

A força-tarefa investigou a invasão de celulares de autoridades no ano passado e entre os alvos dos ataques estariam o procurador Deltan Dallagnol e o ex-ministro da Justiça Sergio Moro. 

Na segunda-feira (28), Lewandowski deferiu pedido formulado pela defesa do petista. No entanto, os advogados recorreram novamente à Corte após não conseguirem acesso aos documentos, que foram despachados para o Ministério Público Federal.

“Reforço, assim, que a decisão proferida no dia 28/12/2020 deve ser cumprida independentemente de prévia intimação ou manifestação do MPF, sobretudo para impedir que venham a obstar ou dificultar o fornecimento dos elementos de prova cujo acesso o STF autorizou à defesa do reclamante”, diz a decisão de Lewandowski desta quinta-feira (31).

Leia mais:  Viagens oficiais de Flávio Bolsonaro incluíram passeios e cassino

Comentários Facebook
publicidade

POLÍTICA

Conselho de Ética admite 7 novas representações contra deputado Daniel Silveira

Publicado

por

source
Deputado Daniel Silveira
BETINHO CASAS NOVAS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Deputado Daniel Silveira

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados admitiu, nesta terça(2) sete novas representações contra Daniel Silveira. O  deputado, que está preso  na capital carioca, é acusado de ameaçar ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e exaltar o AI-5 – decreto utilizado durante a ditadura que dava ainda mais poderes aos militares.

Ele teve a prisão solicitada pelo STF e confirmada pela Câmara na semana passada. Durante sessão foi realizada nesta terça-feira no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, o deputado Daniel Silveira se apresentou virtualmente e, durante uma fala que demorou cerca de cinco minutos, criticou a esquerda e se diz perseguido por comunistas .

O Conselho de Ética aceitou representação do PSOL e abriu um novo processo contra Daniel Silveira a respeitos dos ataques feitos por ele a ministros do Supremo. Ao todo, são nove representações, sendo que oito são de partidos e um da mesa diretora.

Também nesta terça-feira, foi sorteada a lista de três relatores: depois de 60 dias úteis, o Conselho pode arquivar a representação ou arquivar penas como advertência, suspensão ou até cassação do mandato. 

Leia mais:  Bolsonaro oficializa saída do PSL e anuncia nome do partido que irá criar

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana