conecte-se conosco

EDUCAÇÃO

Judô: por meio de parceria, UNIFEV e Casa da Criança realizam cerimônia de troca de faixas

Publicado

Ao todo, 45 crianças e adolescentes receberam a graduação: evento foi realizado na noite dessa terça-feira (dia 10), na sede da entidade

Na noite dessa terça-feira (dia 10), 45 atendidos pela Casa da Criança receberam a graduação de faixa no judô, modalidade que é realizada na entidade por meio de uma parceria com a Fundação Educacional de Votuporanga (FEV).

Na oportunidade, estiveram presentes o Reitor da UNIFEV, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon, o presidente da Casa da Criança, Eduardo Pardo da Costa, acompanhado por João Alberto Branco (membro da diretoria), e funcionários da entidade, além de pais e familiares dos judocas.

Ao todo, cerca de 80 crianças e adolescentes participam do projeto Centro de Excelência de Iniciação e Treinamento de Judô, coordenado pelo sensei Leonardo Rodrigo Eduardo Rodrigues, que também é professor do Colégio Unifev.

Por meio do convênio, a FEV é responsável por manter o trabalho do docente na Casa da Criança, possibilitando, assim, a ampliação do número de vagas e a federalização de atletas. A exemplo disso, o aluno Richard Wender Mancini conquistou o 2º lugar na Copa São Paulo de Judô, realizada no início do ano, em São Bernardo do Campo. O projeto também conta com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer de Votuporanga.

Leia mais:  Com recursos obtidos no FerNatal, Santa Casa realiza compra de medicamentos

Durante a cerimônia, foram outorgadas as faixas nas cores cinza, azul, amarela e laranja. A faixa simboliza o ciclo de aprendizagem de um praticante nas diferentes etapas de sua carreira, e cada cor tem sua própria energia, vibração e atuação para o desenvolvimento do atleta.

Na ocasião, o Reitor agradeceu a presença de todos e, em nome da UNIFEV, ressaltou a sua alegria em poder contribuir com o projeto. “Investir nas crianças é investir no futuro. Sabemos da importância do esporte na vida delas. Parabéns aos judocas e, aos seus familiares, pelo apoio e incentivo”, afirmou.

VAGAS ABERTAS

O Centro de Treinamento de Judô está com vagas abertas para o ano que vem. Destinadas a crianças e jovens com idade entre 6 e 18 anos, as aulas são totalmente gratuitas e realizadas durante toda a semana, nos períodos da manhã e da tarde.

As inscrições podem ser feitas diretamente na Casa da Criança, localizada na Av. República do Líbano, nº 1.885, Residencial Dharma, próximo ao Velório Municipal.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 98198-2060 ou pelo e-mail: casadacriancavotuporanga@hotmail.com.

Leia mais:  Homem que adotou cão em Votuporanga e soltou em Jales é multado

Comentários Facebook
publicidade

EDUCAÇÃO

Após prorrogação, novo prazo de inscrição no Enem 2020 termina nesta quarta-feira

Publicado

Após ter sido prorrogado na semana passada, o novo prazo de inscrição para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 termina às 23h59 desta quarta-feira (27)As datas da prova ainda estão indefinidas e deverão ser escolhidas em uma enquete com os participantes a partir de junho.

Para se inscrever, o candidato deve acessar a página do participante no link https://enem.inep.gov.br/participante/#

É preciso ficar atento ao prazo para o pagamento da taxa de inscrição, que não foi estendido: o boleto de R$ 85 deve ser pago até esta quinta-feira (28) em agências bancárias, casas lotéricas, correios ou pela Internet. Sem isso, a inscrição não será validada. Estudantes que tiveram a isenção da taxa também devem se inscrever no Enem.

Nesta quarta também se encerram os prazos para:

  • Solicitar atendimento especializado do Enem impresso
  • Alterar dados cadastrais, município de provas, e opção de língua estrangeira

O dado mais recente do governo aponta que, até as 12h de sexta-feira (22), 5.151.868 pessoas haviam se inscrito no Enem 2020, sendo 5.050.768 na versão impressa e 101.100 na digital. Este ano será a primeira vez que o exame terá uma versão online. A estimativa do governo é que, até 2026, o Enem seja 100% digital.

Leia mais:  CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE

Problemas na inscrição

Na semana passada, candidatos relataram problemas durante o processo de inscrição. Entre eles, estavam tela travada em uma das etapas; a foto não era carregada; o boleto bancário não era gerado; ou, mesmo mais de uma semana após pagarem a taxa, a participação ainda não havia sido confirmada.

O desempenho no Enem é critério para concorrer a uma vaga nas universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Além deste sistema, algumas instituições – inclusive universidades de Portugal – usam a nota em uma das etapas seletivas do vestibular.

Prazo estendido

Ministério da Educação prorroga prazo para inscrições no Enem

Ministério da Educação prorroga prazo para inscrições no Enem

O prazo de inscrição, que pelo cronograma inicial deveria ter sido encerrado na sexta-feira (22), foi estendido para esta quarta após apelo do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed) devido ao impacto da pandemia do coronavírus.

Com aulas suspensas em todos os estados, o Consed afirma que a maior parte das redes estaduais alcançaram um número inferior de inscrições no Enem, se comparado ao número de estudantes concluintes do ensino médio da rede pública. Isso porque, segundo a entidade, parte dos estudantes que deveriam se inscrever no Enem pertencem a famílias em situação de vulnerabilidade social, sem acesso regular à internet.

Leia mais:  Cursos gratuitos em Iturama

“Tal situação, até o ano passado, era parcialmente contornada pela disponibilização dos computadores das escolas para apoio às inscrições”, afirma o conselho. “Agora, mesmo quando a escola se mantém aberta para apoiar a inscrição, esta medida tem tido impacto reduzido, se considerarmos que muitos desses estudantes residem em locais de difícil acesso”.

Data da prova será escolhida em enquete

Na última quarta-feira (20), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, e o Ministério da Educação (MEC) informaram que a data do exame, marcada inicialmente para novembro, será estendida “de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais”.

A nova data será escolhida pelos candidatos em uma enquete na Página do Participante.

A decisão ocorreu depois de o governo enfrentar questionamentos judicias cobrando o adiamento da prova por causa dos efeitos da pandemia da Covid-19, que levaram escolas a suspender as aulas presenciais. O debate sobre o adiamento da prova chegou ao Congresso: na terça-feira (19), o Senado aprovou projeto que adia Enem, e o texto seguiu para avaliação da Câmara dos Deputados.

Cronograma do Enem

  • Prazo de inscrição: 27 de maio
  • Pagamento da taxa: 28 de maio
  • Provas: datas indefinidas

 

Por: G1

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana