conecte-se conosco


EDUCAÇÃO

Iturama: Professor da UFTM coordena trabalho sobre árvores presentes nas principais praças da cidade – QRCode permite acesso às características de cada uma delas

Publicado

Mesmo em tempo de pandemia e de aulas remotas, diversas pesquisas estão sendo realizadas na UFTM – campus de Iturama. Entre elas, merece destaque um Trabalho de iniciação científica coordenado pelo Prof. Dr. Job Antônio Garcia Ribeiro do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura que oferece aos moradores da cidade informações sobre as principais árvores encontradas em cinco praças do município: Dona Francisca Justiniana de Andrade, Praça do Santuário, Praça Santa Rosa, Ginásio Poliesportivo “Prefeito Alcides Costa” e conjunto paisagístico do Terminal Rodoviário.

Por meio de um celular com câmera e acesso à internet, a população pode conhecer um pouco mais sobre as espécies identificadas, ter acesso ao seu nome científico e popular, saber sua altura média, ter conhecimento sobre as épocas de floração e frutificação, entre outras informações. Para isso, basta abrir a câmera do celular ou um aplicativo de leitor de QRCode e apontar para uma das plaquinhas fixadas nas árvores. Em seguida o usuário será direcionado para uma página da internet onde poderá acessar os dados da espécie e também fotografias com detalhes da planta.

Leia mais:  Semana deve ser chuvosa no Triângulo e Alto Paranaíba; confira previsão do tempo

A pesquisa intitulada “Arborização urbana e divulgação científica: o conhecimento das espécies vegetais das praças de Iturama-MG por meio da ferramenta QR Code” teve origem a partir da percepção de que muitas pessoas desconhecem ou pouco sabem sobre as plantas que compõem a paisagem da cidade, principalmente sobre aquelas presentes nas praças públicas. A ideia é que os moradores percebam que as árvores, isoladamente ou em grupo, são fundamentais para a cidade e que para o plantio e o cultivo adequado das espécies é necessário um conhecimento mínimo sobre suas características principais!

Por meio desse trabalho, deseja-se aproximar os moradores do patrimônio natural do município, estimulando o conhecimento científico, a sensibilização e a preservação do meio ambiente, em especial, das áreas verdes públicas.

Foto divulgação UFTM

Foto divulgação UFTM

Foto divulgação UFTM.

 

 

Por: UFTM

Comentários Facebook
publicidade

EDUCAÇÃO

Cursinho de Educação Popular ACEP

Publicado

ATENÇÃO VESTIBULANDOS!

As novas turmas para o cursinho estão em formação, para modo presencial e remoto.
Faça a sua inscrição através do formulário:  shorturl.at/apDX6

O candidato selecionado deverá disponibilizar 25 horas semanais para participar das aulas que serão ministradas de segunda a sexta, das 18h às 22h40min, nos meses de fevereiro a novembro de 2021. Vale ressaltar que é totalmente gratuito

Para mais informações, entre em contato:

coord.adm.acep@gmail.com
(34) 9 2000-9689

Comentários Facebook
Leia mais:  Iturama: Polícia Militar faz o lançamento da Operação Férias Seguras
Continue lendo

Mais Lidas da Semana