conecte-se conosco

CIÊNCIA E SAÚDE

Inspirada no pai, pesquisadora da UFU desenvolve dispositivo para treinamento de usuários de cadeiras de rodas motorizadas

Publicado

A aluna de mestrado do programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Uberlândia (PPGeb/UFU), Daniela de Cássia Silva, desenvolveu um dispositivo que auxilia no treinamento de usuários de cadeiras de rodas motorizadas. A inspiração para a pesquisa veio do pai da estudante, que é tetraplégico.

De acordo com a pesquisadora, um questionário aplicado com pessoas com deficiência apontou que a falta de treinamento gerava insegurança para elas. O dispositivo é acoplado na cadeira de rodas e consegue quantificar o desempenho do usuário, que são enviados para a tela de um computador.

“Infelizmente, o treinamento não é obrigatório. No questionário, as pessoas relataram que têm medo de subida, descida, medo de cair da cadeira. Não basta apenas entregar a cadeira. É preciso preparar o usuário”, explicou Daniela.

Ainda segundo a estudante, os dados apresentados pela ferramenta, que já foi patenteada, podem ser usados por terapeutas e profissionais de saúde durante o treinamento. O projeto também recebeu um sistema de identificação sonora que, por meio de sensores, detecta obstáculos a 50 centímetros de distância.

Leia mais:  Teich deixa o Ministério da Saúde antes de completar um mês no cargo

“Nesta interface, é possível iniciar o dispositivo, reiniciar, estudar os dados em tempo real e exportar, salvando-os em um arquivo de texto, além de poder relacionar nome, data, número da sessão e profissional que está utilizando”, completou.

Por: G1

Comentários Facebook
publicidade

CIÊNCIA E SAÚDE

Em 24 horas, Uberlândia confirma mais de 170 casos e a 31ª morte causada pela Covid-19 na cidade

Publicado

Em 24 horas, Uberlândia registrou mais 178 casos confirmados de Covid-19 na cidade, segundo o boletim diário divulgado nesta sexta-feira (5). O número representa o maior crescimento de um dia para o outro e, ao todo, agora a tem 1.774 casos confirmados da doença.

Ainda de acordo com o boletim, o município também registrou mais uma morte causada pelo novo coronavírus, chegando a 31 pessoas. A última vítima da doença é um homem de 57 anos, que estava internado na rede pública de saúde. No informe também constam outras duas mortes suspeitas que estão em investigação.

Quanto aos casos considerados “em investigação”, estes apontam que a cidade tem, ao todo, 3.873 pessoas esperando o resultado dos exames. Já outros 5.622 testes deram negativo para a doença, desde o início da divulgação do boletim.Confira abaixo mais informações destes dados, além dos pacientes recuperados e os que estão internados em UTIs.

Pacientes internados

Nesta sexta-feira também foi informado que há 105 pessoas internadas com sintomas relacionados à Covid-19 nas unidades hospitalares da cidade. Destas, 33 estão em UTIs, enquanto 72 pacientes são tratados em enfermarias.

Leia mais:  Teste de vacina de Oxford contra Covid-19 contará com 2 mil voluntários brasileiros

Leitos

Hoje, Uberlândia está com 87% dos leitos de UTI ocupados no sistema público, sendo que nem todos são pacientes com coronavírus. Isso significa que a rede municipal tem 8 leitos disponíveis, de acordo com a Prefeitura.

Ao todo, 362 pessoas já se recuperaram da Covid-19 em Uberlândia.

Boletim do coronavírus em Uberlândia — Foto: Prefeitura de Uberlândia/ Divulgação

Boletim do coronavírus em Uberlândia — Foto: Prefeitura de Uberlândia/ Divulgação

Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1

Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1

 

Por: G1

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana