conecte-se conosco


CIÊNCIA E SAÚDE

Inspirada no pai, pesquisadora da UFU desenvolve dispositivo para treinamento de usuários de cadeiras de rodas motorizadas

Publicado em

CIÊNCIA E SAÚDE

A aluna de mestrado do programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Uberlândia (PPGeb/UFU), Daniela de Cássia Silva, desenvolveu um dispositivo que auxilia no treinamento de usuários de cadeiras de rodas motorizadas. A inspiração para a pesquisa veio do pai da estudante, que é tetraplégico.

De acordo com a pesquisadora, um questionário aplicado com pessoas com deficiência apontou que a falta de treinamento gerava insegurança para elas. O dispositivo é acoplado na cadeira de rodas e consegue quantificar o desempenho do usuário, que são enviados para a tela de um computador.

“Infelizmente, o treinamento não é obrigatório. No questionário, as pessoas relataram que têm medo de subida, descida, medo de cair da cadeira. Não basta apenas entregar a cadeira. É preciso preparar o usuário”, explicou Daniela.

Ainda segundo a estudante, os dados apresentados pela ferramenta, que já foi patenteada, podem ser usados por terapeutas e profissionais de saúde durante o treinamento. O projeto também recebeu um sistema de identificação sonora que, por meio de sensores, detecta obstáculos a 50 centímetros de distância.

Leia mais:  Clínicas particulares negociam compra de vacina da Índia

“Nesta interface, é possível iniciar o dispositivo, reiniciar, estudar os dados em tempo real e exportar, salvando-os em um arquivo de texto, além de poder relacionar nome, data, número da sessão e profissional que está utilizando”, completou.

Por: G1

Comentários Facebook
Propaganda

CIÊNCIA E SAÚDE

Capacitação para agentes de endemias em Carneirinho

Publicados

em

Na manhã de hoje (22), os Agentes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Carneirinho participaram de uma capacitação de como usar como usar veneno pra matar as larvas em reservatórios e recipientes.

De acordo com o Diretor de Vigilância Sanitária e Epidemiologia, Fábio Souza Ribeiro (Fabio Caixeta), antes o produto utilizado era em pó e agora é em comprimido.

Comentários Facebook
Leia mais:  Clínicas particulares negociam compra de vacina da Índia
Continue lendo

ITURAMA E REGIÃO

POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

Mais Lidas da Semana