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Esportes

Igor Gomes e Antony treinam e reforçam São Paulo na semana do clássico contra o Corinthians

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Igor Gomes e Antony estão de volta ao São Paulo. A dupla se reapresentou nesta quarta-feira, no CT da Barra Funda, depois de defender a seleção brasileira olímpica, na Colômbia. Eles perderam as cinco primeiras rodadas do Paulistão e agora reforçam o Tricolor na semana do clássico com o Corinthians, sábado, no Morumbi.

Com a volta dos dois, o técnico Fernando Diniz ganha mais opções para escalar o São Paulo. Hernanes e Alexandre Pato foram os titulares nas últimas partidas. A dúvida agora é se Antony e Igor Gomes retornam como titulares, condição na qual terminaram 2019, ou ficarão no banco.

Até o momento o São Paulo não inscreveu Antony e Igor Gomes no Paulistão, mas deverá fazer isso até o clássico. O clube usou 17 vagas da lista A, com limite de 26 jogadores, e inscreveu mais seis na lista B, formada por atletas da base.

Igor Gomes e Antony de volta ao São Paulo — Foto: Erico Leonan / saopaulofc.netIgor Gomes e Antony de volta ao São Paulo — Foto: Erico Leonan / saopaulofc.net

Igor Gomes e Antony de volta ao São Paulo — Foto: Erico Leonan / saopaulofc.net

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Nesta quarta-feira, Fernando Diniz só permitiu imagens do aquecimento e fechou a maior parte do treinamento. Ele disse contar com a volta de Bruno Alves, desfalque na última rodada com um trauma no pé. O zagueiro iniciou a semana com um trabalho separado do restante do grupo.

Outra novidade no gramado foi a presença do goleiro Denis Júnior. Ele está voltando aos treinos gradativamente e pela primeira vez trabalhou no campo, desde que desmaiou no CT da Barra Funda, há cerca de 10 dias.

Denis Junior voltou ao São Paulo — Foto: Marcelo HazanDenis Junior voltou ao São Paulo — Foto: Marcelo Hazan

Denis Junior voltou ao São Paulo — Foto: Marcelo Hazan

Daniel Alves, que teve o carro roubado na noite da última segunda-feira trabalhou normalmente.

Após perder por 2 a 1 para o Santo André, o São Paulo busca a recuperação no Paulistão no final de semana. O time é o terceiro colocado do Grupo C, com oito pontos, atrás de Mirassol e Inter de Limeira, que têm nove pontos.

Por: G1

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CIÊNCIA E SAÚDE

Chuvas de verão: dez cuidados para quem pratica atividade física ao ar livre

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Choveu, e agora? As chuvas de verão, especialmente no sudeste do país, provocam o caos nas cidades despreparadas e atrasam os treinos de quem se exercita ao ar livre. Mas a chuva não precisa ser necessariamente um obstáculo para a atividade física, como ensina o educador físico Alisson Lopes. A ideia é encarar a meteorologia como mais um desafio do treinamento. Se não houver raios nem risco de alagamento, o negócio é malhar debaixo d’água. Mas é importante ressaltar que todo cuidado é pouco. Por isso, Lopes listou para o Eu Atleta dez dicas de cuidados e precauções que pessoas que praticam atividade ao ar livre devem ter sob a previsão de chuva.

– Não vejo nenhum problema quanto aos praticantes de atividades em outdoor se exercitarem na chuva, desde que tenham atenção a esses cuidados – comenta.

  1. Abrigo contra raios e relâmpagos – Se o temporal tiver raios, não permaneça em áreas abertas como campos de futebol e quadras de tênis e nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas. Hora de abandonar os treinos. Assim como nos relâmpagos, já que o clarão é a luminosidade provocada por descargas elétricas; ou seja, é um sinal de alerta que recebemos e o praticante deve sim buscar proteção imediatamente.
  2. Tênis com solado adequado – Para corredores, é fundamental a escolha de tênis com solado apropriado para o asfalto liso. Sobretudo nos dias de chuva, para que não haja o encharcamento e cause desconforto na prática. Os tênis devem ser impermeáveis, com tratamento de aderência (DWR – Durable Water Repellent), ou possuir engenharia pensada para os dias de chuva. Use estas referências na hora da compra.
  3. Tipo de tecido – É importante ficar atento ao tipo de roupa. O ideal é vestir peças leves, feitas de material sintético (poliamida, poliéster), estilo dry fit perfurado, por exemplo, e evitar o algodão, pois molhado ele pesa demais. Utilizar bonés ou viseiras podem ser uma excelente estratégia também para evitar que a água toque nos olhos.
  4. Na piscina – Para os praticantes de atividades aquáticas, os cuidados devem ser redobrados em caso de tempestades com raios, pois em geral as águas utilizadas nas piscinas são cheias de íons, sais e componentes químicos que a tornam um potencial condutor de energia. Sendo assim, a recomendação é sair imediatamente da piscina e procurar abrigo seguro;
  5. Na trilha e na montanha – Praticantes de trilhas, trekking, escalada ou rapel devem, antes de tudo, acompanhar a previsão do tempo. Além disso, o ideal é marcar o horário de partida da aventura para o mais cedo possível. Se estiver em situação de risco e exposição a raios durante a trilha, procure se agachar e ficar em posição fetal, mas não deite no chão: nesta posição, agachado, apenas as pontas dos pés devem tocar o solo. Neste momento é importante não ficar em grupos grudados, mantenham-se afastados e tentem sair do cume o mais rapidamente possível. Os cuidados de quem escala são os mesmos de quem faz trilha, apesar de o nível de exigência da escalada ser maior.
  6. Na bike – Se estiverem pedalando em lugares de maior altitude, os ciclistas devem ir rapidamente para lugares mais baixos. Não é indicado que fiquem muito próximos uns dos outros. É importante usar roupas impermeáveis, e se possível sempre levar outras peças para manter a temperatura corporal. Uma jaqueta impermeável com capuz é sempre indicada.
  7. Na praia – Em dias de chuva, você pode correr na areia normalmente, exceto se houver relâmpagos e raios. Se vai nadar no mar aberto, precisa ficar atento às condições do mar e das marés. Se ela subir demais ou o mar ficar agitado, não de deve mergulhar ou nadar. Já os esportes de areia devem ser realizados após uma boa preparação dos músculos estabilizadores, principalmente das articulações dos tornozelos e joelhos. Em areias que são inclinadas, a coluna vertebral será demasiadamente exigida, o que não aconselhado para praticantes que buscam saúde.
  8. Banho quente ou frio? – Nos dias de atividade ao ar livre, se o praticante tomou aquele banho inesperado de chuva, trocando a temperatura quente do corpo pela da água fria, o ideal é chegar em casa e o quanto antes tomar um banho morno, para equilibrar a temperatura corporal;
  9. Vitamina para já! – A alimentação saudável é fundamental para os praticantes, sobretudo as vitaminas que reforçam o sistema imunológico, tais como: vitaminas A, B2/B6, a famosa vitamina C, entre outras;
  10. Em casa – Em dias de tempestades, com raios e alagamentos, até mesmo ir para a academia pode ser uma aventura. A prática mais segura, nesse caso, é a atividade física em casa. Lembre-se apenas de colocar um tênis, roupas leves e confortáveis e sempre contar com orientação profissional. Os praticantes em residência, que a cada dia tem seu número aumentado, devem procurar um profissional de Educação Física formado e que tenha experiência em atendimento personalizado presencial e online, que possa tirar dúvidas, acompanhar e monitorar mesmo que à distância. Evitar aplicativos mecânicos, robotizados.
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Por: GloboEsporte

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