Até o momento, foram disponibilizados 54 leitos, sendo 38 de enfermaria adulta, pediátrica e obstétrica, e 16 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta, pediátrica e neonatal. O hospital prevê ainda uma ampliação de mais 16 leitos de enfermaria, totalizando 70.
Para enfrentar a pandemia, o HC-UFTM recebeu R$ 3,8 milhões da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O recurso foi aplicado na reforma e adequação do espaço físico, aquisição de monitores e ventiladores pulmonares, manutenção de ventiladores que já tinham na unidade, medicamentos e materiais médico-hospitalares, incluindo equipamentos de proteção individual (EPIs) e kits para testes de Covid-19.
Outro investimento foi em profissionais de saúde. No processo seletivo emergencial realizado pela Ebserh, foram disponibilizadas 119 vagas para contratação imediata pelo HC-UFTM.
O HC-UFTM hospital é referência para receber gestantes e recém-nascidos com a doença. Para o atendimento da população em geral, é o segundo hospital de retaguarda, depois do Hospital Regional José Alencar (HR), para atender Uberaba e outros 26 municípios do Triângulo Mineiro.
Profissionais passam por treinamento sobre atendimento de pacientes com Covid-19 no HC-UFTM — Foto: João Pedro Vicente/HC-UFTM
Mudanças estruturais
O hospital tem feito adequações na estrutura física desde o dia 16 de março. As principais mudanças ocorreram no setores de Pronto Socorro, UTI Neonatal e Pediátrica, Ortopedia, Ginecologia e Obstetrícia
No Pronto Socorro, houve reserva de uma área de 145 m², com duas enfermarias, sala de prescrição e sala de isolamento, exclusivamente para casos suspeitos de Covid-19.
Na UTI Neonatal e Pediátrica, houve separação entre as áreas destinadas a recém-nascidos e crianças mais crescidas, em área protegida por antecâmara de acesso.
Ao final do corredor da Neurologia, uma sala de 119 m² foi reservada exclusivamente para adultos com Covid-19.
Na Ortopedia, duas enfermarias de isolamento receberam pintura, climatização, adaptações elétricas e hidráulicas para comportar um laboratório para exames diagnósticos para infecção pelo coronavírus.
No setor de Ginecologia e Obstetrícia, parte da sala de espera foi transformada em um corredor formado por divisórias, servindo de antecâmara de isolamento para leitos destinados a gestantes com a doença.
HC-UFTM tem equipamentos que podem ser utilizados para o atendimento de complicações respiratórias decorrentes da Covid-19 — Foto: João Pedro Vicente/HC-UFTM
Parte dos atendimentos ambulatoriais, as cirurgias eletivas e as visitas aos pacientes no HC-UFTM continuam suspensas. O objetivo é reduzir aglomerações por causa da pandemia do coronavírus.
Na manhã de hoje (22), os Agentes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Carneirinho participaram de uma capacitação de como usar como usar veneno pra matar as larvas em reservatórios e recipientes.
De acordo com o Diretor de Vigilância Sanitária e Epidemiologia, Fábio Souza Ribeiro (Fabio Caixeta), antes o produto utilizado era em pó e agora é em comprimido.