A empresa da Google , Nest , focada em automação residencial , enfrenta muitos problemas em relação à segurança de seus dispositivos inteligentes . Por isso, repetidas vezes, as pessoas que possuem câmeras Nest descobrem que estão sendo observadas. Desta vez, uma babá foi surpreendida pela câmera de monitoramento de bebê.
A babá de uma família na Califórnia estava cuidando do bebê quando um estranho começou a gritar obscenidades e fazer ameaças pela câmera. Em meio aos gritos e reações, o hacker acabou ameaçando ir até a casa da família e sequestrar a criança.
Jack Newcombe, pai da criança, conta que sua mulher recebeu uma mensagem da babá perguntando se eles estavam falando pela câmera. Ambos responderam que não, o que fez com que a funcionária contasse o ocorrido. Newcombe, então, foi checar o histórico de imagens, e afirmou:
“Ouço o toque familiar, o que significa que alguém está prestes a falar através da câmera. Então, para meu horror, uma voz feminina que não reconheço começa a falar com meu filho de 18 meses. Ele olha ao redor da sala e depois para o teto, imaginando quem está lá.
Parece que meu coração está prestes a bater no meu peito. O sangue corre para o meu rosto. Eu estou completamente desamparado. A voz está rindo quando entra em cena. Ela diz que temos uma casa agradável e incentiva a babá a responder. Ela não responde. A voz até brinca que ela espera que não mudemos nossa senha.
Após cerca de cinco minutos de abuso verbal, a voz começa a ficar agitada com a falta de resposta da babá e depois diz, com uma voz muito ameaçadora: ‘Estou indo buscar o bebê, se você não me responder, cadela!’
As câmeras Nest acabam sendo alvos fáceis para hackers , visto que não exigem senhas robustas durante a instalação. Isso significa que as pessoas que querem invadir suas câmeras precisam ter um conhecimento sutil de segurança para conseguir fazê-lo.
Newcombe, no entanto, diz entender que as vezes produtos não saem de fábrica com a privacidade e segurança 100% resolvidas, até porque hackers estão em todos lugares. Porém, a pior parte foi a falta de resposta do Google . Ele diz que ligou para o suporte da Nest , foi colocado em espera, e recebeu instruções mal descritas.
“Ninguém do Google reconheceu o incidente ou respondeu com alguma aparência de empatia. Em todos os emails, eles me lembram a autenticação em duas etapas. Eles agem como se eu continuasse usando as câmeras Nest “.
Aproveitando a boa recepção do público, o Banco do Brasil se tornou a primeira instituição financeira do país a liberar o uso do PIX pelo WhatsApp. A novidade foi anunciada nesta semana e funciona de forma relativamente simples.
O usuário só precisa chamar o Banco do Brasil no WhatsApp (61 4004-0001), cadastrar sua conta e escrever a palavra PIX. Após isso, o mensageiro deve exibir um menu com as opções de pagar, receber ou cadastrar chave PIX.
O bot usado pelo Banco do Brasil foi anunciado no ano passado e já faz uma série de outras operações. Caso o usuário já tenha se cadastrado no PIX, o uso da ferramenta no WhatsApp é ainda mais fácil:
Em casos de pagamento, o assistente virtual deve solicitar a chave PIX do recebedor e o valor. O banco deve informar o nome e a instituição de destino para confirmar a transação. Caso tudo esteja certo, basta apenas responder “sim” para receber um link seguro onde será necessário digitar a senha. Após essa etapa, o comprovante é exibido no mensageiro e pode ser compartilhado.
Caso o usuário queira receber, basta apenas escolher a opção no menu e informar a chave de recebimento, valor e descrição. Assim, o WhatsApp deve exibir um QR Code para ser compartilhado com o pagador. Vale lembrar que o Banco do Brasil é parceiro do sistema de pagamentos do WhatsApp, que ainda não foi liberado pelo Banco Central.