conecte-se conosco


POLÍTICA

Governo indica mais um general como novo diretor-geral de Itaipu

Publicado

source
Novo diretor-geral de Itaipu, general João Francisco Ferreira
Reprodução

Novo diretor-geral de Itaipu, general João Francisco Ferreira

O governo federal indicou o general da reserva João Francisco Ferreira como o novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional . A informação foi dada na noite desta sexta-feira (19) pelo  Ministério de Minas e Energia.

A troca se dá após o antigo diretor-geral e também militar da reserva, Joaquim Silva e Luna, ter sido indicado para presidir a Petrobrás, substituindo Roberto Castello Branco.

Na quinta-feira (18), Bolsonaro disse, em live nas redes sociais, que o reajuste nos preços da gasolina e do diesel foram “fora da curva e “excessivos”, e disse que “algumas coisas” iam mudar.

“Eu não posso interferir e nem iria interferir [na Petrobras]. Se bem que alguma coisa vai acontecer na Petrobras nos próximos dias, tem que mudar alguma coisa. Vai acontecer”, pontuou.

Bolsonaro disse, ainda, que não haverá mais, a partir do dia 1º de março, qualquer imposto federal incidindo sobre o preço do óleo diesel.  Ele também afirmou que o gás de cozinha será zerado.

“Hoje à tarde, reunido com a equipe econômica, tendo à frente o ministro Paulo Guedes, decisão nossa, a partir de 1º de março, não haverá mais qualquer tributo federal no gás de cozinha”.

Comentários Facebook
publicidade

POLÍTICA

Advogados tentam suspender decisão que afastou Flordelis do cargo de deputada

Publicado

por

source
Defesa tenta evitar a perda do mandato de deputada federal
Reprodução/Câmara dos Deputados

Defesa tenta evitar a perda do mandato de deputada federal



A defesa de Flordelis dos Santos de Souza entrou com recurso na 2aª Câmara Criminal do Rio, na tarde dessa terça-feira, contra decisão que determinou o afastamento da pastora do cargo de deputada federal . Os advogados solicitaram, ainda, que a determinação de afastamento seja suspensa até o julgamento do recurso. Flordelis é ré, acusada de ser mandante da morte do marido, o pastor Anderson do Carmo.

Os advogados Anderson Rollemberg e Maurício Mayr entraram com um Recurso Especial, endereçado do Superior Tribunal de Justiça, no qual argumentam que a atribuição para afastar Flordelis do cargo deveria ser da Câmara dos Deputados, e não do Poder Judiciário. Eles ainda frisam que a parlamentar já responde a um processo disciplinar no Conselho de Ética e Disciplina da câmara, que pode culminar com a perda de seu mandato.

Leia mais:  Caso "Daniel Silveira": Bolsonaristas apagam vídeos após prisão de deputado

Você viu?

A petição foi apresentada à 2ª Câmara Criminal, que decidirá se o recurso satisfaz as condições necessárias para ser encaminhado ao STJ . Em seguida, o julgamento do mérito caberá ao tribunal superior.

A defesa também entrou, nessa terça-feira, com um Recurso Extraordinário que também deverá ser encaminhado ao Supremo Tribunal Federal. Esse recurso, no entanto, só será julgado após a decisão do STJ e caso o tribunal negue o pedido feito pelos advogados.

No último dia 23, os desembargadores da 2ª Camara Criminal do Rio decidiram afastar Flordelis de qualquer função pública, incluindo o cargo de deputada federal. O pedido foi feito pelo Ministério Público estadual do Rio, sob argumentação de que a parlamentar poderia interferir em seu julgamento no processo criminal na qual é acusada de ser mandante da morte do marido.

O desembargadores decidiram pelo afastamento até que Flordelis seja julgada no processo criminal respondido por ela na 3ª Vara Criminal de Niterói. O afastamento não poderá durar mais de um ano. Os magistrados ainda determinaram que a decisão seja submetida ao plenário da Câmara dos Deputados para que os parlamentares decidam se mantém a suspensão das funções públicas.

No dia seguinte ao julgamento, a Justiça do Rio notificou a Câmara dos Deputados sobre a decisão de afastamento, mas ainda não há previsão para que seja julgada a manutenção do afastamento de Flordelis .

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana