conecte-se conosco


CIÊNCIA E SAÚDE

Frutal: Recebeu a doação de seis capacetes Elmo

Publicado em

CIÊNCIA E SAÚDE

Preocupado com o avanço da pandemia em nosso município, o prefeito Bruno Augusto conseguiu trazer para Frutal seis capacetes Elmo, equipamentos que muitas vezes podem evitar que pacientes precisem ser transferidos para Unidades de Terapia Intensiva.

Os capacetes chegaram à Frutal nesta terça-feira, 06 de abril, e foram disponibilizados pela FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), os equipamentos serão utilizados pela equipe médica do Hospital Frei Gabriel responsável por cuidar e tratar dos pacientes que contraíram Covid.

Uberaba e Frutal foram as únicas cidades que conseguiram esse benefício na nossa região, demonstrando a preocupação do prefeito em buscar alternativas que minimizem os males provocados por essa doença que já matou milhares de brasileiros.

O Capacete Elmo funciona da seguinte maneira: ele envolve toda a cabeça do paciente e é fixado no pescoço com uma base que veda a passagem do ar. Aplica-se um fluxo de gases medicinais com oxigênio (O2) e ar comprimido capazes de gerar uma pressão positiva (acima da pressão atmosférica). Essa pressão ajuda em situações em que o pulmão está com dificuldade de oxigenação.

Leia mais:  Frente fria e chuva estão na previsão da 1ª semana de fevereiro para o Triângulo e Alto Paranaíba; Inmet emite alerta de tempestade

A utilização do capacete Elmo, resultado da inovação tecnológica genuinamente cearense, vem reduzindo em até 60% a necessidade de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na rede pública de saúde.

O prefeito Bruno Augusto fez questão de agradecer a prefeita de Uberaba que ajudou a viabilizar a chegada desses capacetes para o nosso município. “Gostaria mais uma vez de agradecer a prefeita Elisa Araújo, minha parceria de Citrusul, que ajudou em todo esse processo. Isso só demonstra a importância de participarmos de conselhos e associações regionais e estreitarmos nossos laços com as cidades vizinhas. E quero ressaltar a toda à população frutalense que esses capacetes já estarão disponíveis para ser utilizados hoje mesmo”.

Por: Prefeitura de Frutal

Comentários Facebook
Propaganda

CIÊNCIA E SAÚDE

Justiça suspende terceirização da gestão do Hospital Regional de Patos de Minas

Publicados

em

A Justiça de Minas Gerais suspendeu na tarde dessa quinta-feira (08) a terceirização da gestão do Hospital Regional Antônio Dias de Patos de Minas. O juiz destacou a orientação do Conselho Estadual de Saúde não autorizando a terceirização e também o momento crítico da pandemia em que vivemos. A vitória foi bastante comemorada.

O Governo do Estado de Minas Gerais através da FHEMIG havia publicado um edital para contratar uma Organização Social-OS- para administrar o Hospital Regional Antônio Dias. A proposta em meio à pandemia foi bastante criticada por diversos setores. Os servidores da maior unidade hospitalar, referência para 33 municípios da região, fizeram manifestações em via pública. O Conselho Estadual de Saúde já havia se manifestado contrário à medida e o Deputado Estadual Hely Tarquínio chegou a encaminhar um requerimento com pedido de urgência para a Assembleia Legislativa suspender o edital.

Diante de todas questões levantadas, no dia 29 de março, o Ministério Público de Minas Gerais, através da promotora de Justiça de Belo Horizonte, Josely Ramos Pontes, e pelo 1º promotor de justiça de Patos de Minas, Rodrigo Domingos Taufick, ingressou com a ação na Justiça da capital do estado e conseguiu a medida liminar para suspender o edital. A FHEMIG tem prazo de 30 dias para contestar a decisão.

Leia mais:  Uberaba apresenta alto índice de infestação para a dengue

Por: Patos hoje

Comentários Facebook
Continue lendo

ITURAMA E REGIÃO

POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

Mais Lidas da Semana