conecte-se conosco


CIÊNCIA E SAÚDE

Fechamento antecipado das escolas salvou mais de 40 mil americanos da Covid, aponta estudo dos EUA

Publicado em

CIÊNCIA E SAÚDE

Pesquisadores dos Estados Unidos estimaram que a suspensão das aulas presenciais salvou a vida de mais de 40 mil norte-americanos durante a pandemia da Covid-19. Em um artigo, publicado nesta quarta (29) pela revista “JAMA”, eles estimaram que a medida também evitou mais de 1 milhão de novas infecções.

“O fechamento das escolas pode estar associado a aproximadamente 1,37 milhões de casos de Covid-19 a menos em um período de 26 dias. Ele também pode se relacionar a menos 40,6 mil mortes em 16 dias”, escreveram os cientistas.

Muitos estados norte-americanos suspenderam as atividades escolares no início de março. Nos EUA, onde o ano escolar vai de setembro a junho, os cientistas fizeram um levantamento em todos os 50 estados, entre março e maio de 2020, para construir uma projeção matemática.

Tendência de disseminação

Durante seis semanas, os pesquisadores recolheram dados sobre os fechamentos das instituições de ensino e cruzaram as informações com bases públicas de saúde. Com os números em mãos, os cientistas desenvolveram um modelo que apontou as tendências de disseminação da doença.

Leia mais:  Votuporanga bate recorde e registra 10 casos de Covid-19 em 24h

“Entre 9 de março e 7 de maio, o fechamento das escolas esteve associado à queda da incidência da Covid-19 e da sua mortalidade”, escreveram os cientistas. “Estados que fecharam antes, tiveram uma maior redução nessas taxas.”

O artigo abordou também o papel das crianças na transmissão do Sars-Cov-2. Segundo o pesquisadores, elas podem transmitir a doença para adultos e membros do grupo de risco. Menos suscetíveis ao vírus, crianças assintomáticas já foram identificadas como portadoras do vírus.

Outras medidas importantes

Os autores do estudo não descartaram a importância de outras medidas adotadas pelos estados para evitar a propagação do novo coronavírus. Entretanto, segundo eles, não está claro se as ações sozinhas teriam evitado as mortes, caso as escolas permanecessem abertas.

“É possível que a transmissão nas escolas tenha sido mitigada também com as recomendações do CDC e da Academia Americana de Pediatria, que incluem a limpeza frequente das mãos, uso universal de máscaras e o distanciamento físico”, disse o estudo.

Por: G1

Comentários Facebook
Propaganda

CIÊNCIA E SAÚDE

Capacitação para agentes de endemias em Carneirinho

Publicados

em

Na manhã de hoje (22), os Agentes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Carneirinho participaram de uma capacitação de como usar como usar veneno pra matar as larvas em reservatórios e recipientes.

De acordo com o Diretor de Vigilância Sanitária e Epidemiologia, Fábio Souza Ribeiro (Fabio Caixeta), antes o produto utilizado era em pó e agora é em comprimido.

Comentários Facebook
Leia mais:  Está tomando remédio e vai consumir álcool no carnaval? Veja possíveis efeitos da mistura
Continue lendo

ITURAMA E REGIÃO

POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

Mais Lidas da Semana