conecte-se conosco


EDUCAÇÃO

Faculdade de Rio Preto participa de estudo sobre dispersão do Covid

Publicado em

EDUCAÇÃO

Uma força-tarefa envolvendo pesquisadores de 15 instituições brasileiras, entre elas a Faculdade de Medicina de Rio Preto – Famerp, em conjunto com instituições britânicas, realizou o sequenciamento de 427 genomas do novo coronavírus SARS-CoV-2 de 21 estados Brasileiros.

O estudo foi publicado na revista Science, nesta quinta-feira (23), com amostras colhidas de pacientes positivos para SARS-CoV-2 de 85 municípios brasileiros, entre os meses de março e abril.

Trata-se do maior estudo de vigilância genômica da covid-19 na América Latina. Nesse estudo, os pesquisadores combinaram dados genômicos de SARS-CoV-2 com dados epidemiológicos e de mobilidade humana para investigar a transmissão da covid-19 em diferentes escalas e o impacto das medidas de intervenção não farmacêuticas (INFs) no controle da epidemia no país.

Os resultados demostram que as INFs, como fechamento das escolas e comércio no final de março, embora insuficientes, ajudaram a reduzir a taxa de transmissão do vírus que foi estimada no início do período em superior a 3 para valores entre 1 e 1,6, tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro.

Leia mais:  Covid-19: Uberlândia tem 18 novas mortes até 12h e quase 200 pacientes aguardando vaga em UTI

Os pesquisadores conseguiram detectar mais de 100 introduções distintas de covid-19 no país originárias principalmente da Europa. A maior parte dessas introduções foi identificada nas capitais com maior incidência de voos internacionais, como São Paulo, Minas Gerais, Ceará e Rio de Janeiro.

Apenas uma pequena parcela dessas introduções resultou nas linhagens que se dispersaram por transmissão comunitária no país. O estudo inferiu que 76% dos vírus detectados até o final de abril se agrupam em 3 grandes grupos (também designados por “clados”) que foram introduzidos entre o final de fevereiro e o início de março e se espalharam rapidamente pelo país antes que as medidas de controle de mobilidade fossem iniciadas.

O trabalho se iniciou com uma atividade do Centro de Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (CADDE) entre pesquisadores brasileiros e instituições britânicas como a University of Oxford, que se estendeu a diversos outros pesquisadores de Universidades e Institutos Brasileiros (USP, LNCC, UFMG, UFRJ, IPEA, UNICAMP, FGV, UFU, UFRR, FAMERP), aumentando a abrangência nacional do estudo.

Leia mais:  ITURAMA : POLÍCIA MILITAR REALIZA MAIS UMA GRANDE APREENSÃO DE DROGA

O trabalho foi desenvolvido com o apoio da FAPESP, MRC, Wellcome Trust, MCTIC, FINEP, CAPES, CNPq, INCT, FAPERJ e FAPEMIG.

 

Por: SBT Interior

Comentários Facebook
Propaganda

EDUCAÇÃO

Profissionais da Educação de Limeira do Oeste-MG passam por treinamento em Noções Básicas de Primeiros Socorros.

Publicados

em

Em cumprimento à Lei Municipal N° 946 de 29 de novembrode 2021; de autoria do Vereador Éberton Oliveira (Suíno), a qual torna obrigatória a capacitação de Profissionais da Educação em Noções Básicas de Primeiros Socorros, o Governo Municipal solicitou a parceria do Corpo de Bombeiros de Iturama-MG a fim de realizar a referida capacitação. O treinamento foi realizado nesta segunda-feira, 21 de fevereiro, na Câmara Municipal e contou com o dinamismo e a competência do Sargento Mariano, o qual ministrou com maestria o assunto em pauta.
Nesta quarta-feira, dia 23 de fevereiro teremos a capacitação da segunda turma: Auxiliares e Técnicos das Escolas Municipais.
Nossos agradecimentos ao Presidente da Câmara Municipal e Vereadores pela cessão do Plenário, bem como aos Profissionais desta Casa de Leis, os quais sempre atendem prontamente os anseios da Educação.
Secretaria Municipal de Educação.
Educação de Qualidade… essa é a nossa Meta!
Governo Municipal de Limeira do Oeste-MG.
Trabalhando para Todos!
Gestão 2021/2024.

Comentários Facebook
Leia mais:  Previsão aponta chuvas fortes no Sudeste e Centro Oeste; Marinha alerta para ciclone subtropical
Continue lendo

ITURAMA E REGIÃO

POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

Mais Lidas da Semana