conecte-se conosco


EDUCAÇÃO

Escola estadual de Americana obriga aluno sem uniforme a usar camiseta com inscrição ‘empréstimo’; foto viralizou

Publicado em

EDUCAÇÃO

Uma escola estadual de Americana (SP) obrigou um aluno sem uniforme a usar uma camiseta da instituição com a palavra “empréstimo” nas costas. A foto viralizou nas redes sociais. Segundo a mãe do estudante, ela não tinha dinheiro para a compra da camisa e avisou à direção que aguardaria o depósito do Bolsa Família. O caso foi na E.E. Germano Benencase Maestro, no bairro Jardim Alvorada.

“Crueldade, porque isso mexe com o psicológico da criança. Além de eu mandar um recado no caderno dele dizendo que eu ia comprara o uniforme no dia 20 com o Bolsa Família que eu recebo, né. E eu achei ridícula a atitude da diretora”, afirma a mãe do garoto, Priscila se Lourdes Mobilom.

“Meu moleque não sabe o que falar, está até com medo de ir na escola”, conta o pai, Henrique Pereira de Oliveira.

A dirigência regional de ensino disse que não concorda com a atitude da instituição e vai apurar o ocorrido.

Camisa de escola da rede estadual tem palavra 'empréstimo' nas costas e é usada por escola de Americana para estudantes que não possuem uniforme. — Foto: Reprodução/EPTVCamisa de escola da rede estadual tem palavra 'empréstimo' nas costas e é usada por escola de Americana para estudantes que não possuem uniforme. — Foto: Reprodução/EPTV

Camisa de escola da rede estadual tem palavra ‘empréstimo’ nas costas e é usada por escola de Americana para estudantes que não possuem uniforme. — Foto: Reprodução/EPTV

Leia mais:  Faculdade de medicina do interior de SP recebe robô para auxiliar na testagem de Covid-19

Segundo Priscila, a escola adotou essa medida após ver que alguns estudantes iam para a escola com celulares caros, mas sem o uniforme.

“A diretora me ligou e eu fui conversar com ela sobre o assunto e ela disse que a intenção era essa, era pra fazer a criança passar vergonha mesmo porque eles vêm com o celular de última geração pra escola e não tem R$ 30 para comprar uma camiseta. Mas acontece que há casos e casos. Ela não conhece a situação de cada família”, ressalta a mãe.

Segundo pais e responsáveis, a prática da direção é comum e resulta em bullying.

“Sem o uniforme, eles não entram para a escola. Então, eles são obrigados a usar aquele uniforme escrito ‘Empréstimo’ atrás para poder estudar”, conta Alexsander Messias da Silva pai de outro aluno.

“Criança mesmo tira sarro”, diz Valkiria Banzato, mãe de aluna.

Camisa da Escola Estadual Germano Benencase Maestro, de Americana, usa camisa escrito 'empréstimo' para alunos sem uniforme. — Foto: Reprodução/EPTVCamisa da Escola Estadual Germano Benencase Maestro, de Americana, usa camisa escrito 'empréstimo' para alunos sem uniforme. — Foto: Reprodução/EPTV

Camisa da Escola Estadual Germano Benencase Maestro, de Americana, usa camisa escrito ‘empréstimo’ para alunos sem uniforme. — Foto: Reprodução/EPTV

Leia mais:  Grupo 'Pretos no Enem' reúne voluntários para pagar taxa de inscrição de estudantes

Punição administrativa

Segundo o dirigente regional de ensino de Americana, Haroldo Ramos Teixeira, a palavra não poderia estar escrita na camisa. A atitude da direção pode terminar em punição administrativa.

“Não pode em nenhum momento estar escrito ‘empréstimo’ na camiseta ou alguma coisa do tipo que possa constranger uma criança”, afirma

“Como é que essa camiseta chegou lá escrito ‘empréstimo’? Quem escreveu ‘empréstimo?’ Então, precisa averiguar e ter a apuração para realmente saber para não cometer nenhuma injustiça. Mas que isso não vai ficar esquecido, não vai, porque nós vamos apurar todos os fatos. Nós repudiamos esse tipo de atitude com qualquer criança”.

A reportagem tentou contato com a direção da escola, mas ninguém foi encontrado até esta publicação.

Por: G1

Comentários Facebook
Propaganda

EDUCAÇÃO

Profissionais da Educação de Limeira do Oeste-MG passam por treinamento em Noções Básicas de Primeiros Socorros.

Publicados

em

Em cumprimento à Lei Municipal N° 946 de 29 de novembrode 2021; de autoria do Vereador Éberton Oliveira (Suíno), a qual torna obrigatória a capacitação de Profissionais da Educação em Noções Básicas de Primeiros Socorros, o Governo Municipal solicitou a parceria do Corpo de Bombeiros de Iturama-MG a fim de realizar a referida capacitação. O treinamento foi realizado nesta segunda-feira, 21 de fevereiro, na Câmara Municipal e contou com o dinamismo e a competência do Sargento Mariano, o qual ministrou com maestria o assunto em pauta.
Nesta quarta-feira, dia 23 de fevereiro teremos a capacitação da segunda turma: Auxiliares e Técnicos das Escolas Municipais.
Nossos agradecimentos ao Presidente da Câmara Municipal e Vereadores pela cessão do Plenário, bem como aos Profissionais desta Casa de Leis, os quais sempre atendem prontamente os anseios da Educação.
Secretaria Municipal de Educação.
Educação de Qualidade… essa é a nossa Meta!
Governo Municipal de Limeira do Oeste-MG.
Trabalhando para Todos!
Gestão 2021/2024.

Comentários Facebook
Leia mais:  O dilema da volta às aulas
Continue lendo

ITURAMA E REGIÃO

POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

Mais Lidas da Semana