conecte-se conosco

EDUCAÇÃO

Enem 2019: saiba o que levar para a prova e confira a lista de itens proibidos

Publicado

Candidatos que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 precisam ficar atentos à lista de itens permitidos e proibidos no local de aplicação da prova. Celulares e objetos eletrônicos, por exemplo, devem ser desligados e guardados em envelopes lacrados.

Nessa edição do exame, inclusive, há uma regra inédita: será eliminado, o estudante cujo aparelho eletrônico emitir qualquer som, como toque, alarme ou mensagem.

A seguir, confira as listas de objetos permitidos, obrigatórios e proibidos, segundo o edital publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

OBRIGATÓRIOS

  • A caneta deve ser esferográfica, de tinta preta, fabricada em material transparente.
  • O acesso à sala de provas só será permitido mediante a apresentação de um documento de identificação original e com foto, como: identidade, carteira de registro nacional migratório, carteira de trabalho, certificado de reservista, passaporte e carteira de motorista (CNH).
  • Caso o documento tenha sido roubado ou furtado antes do exame, o candidato deverá apresentar o boletim de ocorrência expedido por um órgão policial há, no máximo, 90 dias. Também deverá passar por uma coleta de dados biométricos e assinar um formulário especial.
  • Candidatos que apresentem documentos permitidos e originais, mas danificados ou com foto infantil, poderão fazer a prova, desde que se submetam a uma identificação especial.
Leia mais:  Prefeitura Municipal de Iturama e Secretaria de Educação em parceria com SEBRAE Minas promovem a 2ª Feira do Empreendedor

PERMITIDOS

  • Participantes que solicitaram atendimento especializado para cegueira, surdocegueira, baixa visão e visão monocular podem utilizar os seguintes materiais: máquina Perkins, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária e tábuas de apoio. Também podem ser acompanhados por cão guia. Todos esses recursos serão vistoriados pelo aplicador do exame.
  • Artigos religiosos, como quipá, são permitidos, mas devem ser verificados por um funcionário.
  • O cartão de confirmação de inscrição, embora não seja obrigatório, traz dados importantes, como o endereço de aplicação da prova.

PROIBIDOS

  • Documentos como certidão de nascimento ou de casamento, título eleitoral, CNH anterior a 1997, carteirinha de estudante, crachás, vias digitais ou cópias autenticadas não serão aceitos.
  • Telefones celulares e quaisquer equipamentos eletrônicos devem ser desligados e guardados em um envelope lacrado, que permanecerá debaixo da carteira. Entram na lista: calculadoras, agendas eletrônicas, tablets, ipods, gravadores, pen drive, relógio, chaves com alarme, fones de ouvido e gravadores.
  • Durante a aplicação do exame, se algum aparelho, mesmo que devidamente guardado, emitir som, o candidato será eliminado.
  • Lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, régua, corretivo, livros, manuais e anotações são proibidos – devem ficar guardados no envelope.
  • Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens é vetado.
  • Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros não são permitidos.
Leia mais:  MEC pretende começar a implementar política de alfabetização em 2020

Por G1

Comentários Facebook
publicidade

EDUCAÇÃO

Judô: por meio de parceria, UNIFEV e Casa da Criança realizam cerimônia de troca de faixas

Publicado

Ao todo, 45 crianças e adolescentes receberam a graduação: evento foi realizado na noite dessa terça-feira (dia 10), na sede da entidade

Na noite dessa terça-feira (dia 10), 45 atendidos pela Casa da Criança receberam a graduação de faixa no judô, modalidade que é realizada na entidade por meio de uma parceria com a Fundação Educacional de Votuporanga (FEV).

Na oportunidade, estiveram presentes o Reitor da UNIFEV, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon, o presidente da Casa da Criança, Eduardo Pardo da Costa, acompanhado por João Alberto Branco (membro da diretoria), e funcionários da entidade, além de pais e familiares dos judocas.

Ao todo, cerca de 80 crianças e adolescentes participam do projeto Centro de Excelência de Iniciação e Treinamento de Judô, coordenado pelo sensei Leonardo Rodrigo Eduardo Rodrigues, que também é professor do Colégio Unifev.

Por meio do convênio, a FEV é responsável por manter o trabalho do docente na Casa da Criança, possibilitando, assim, a ampliação do número de vagas e a federalização de atletas. A exemplo disso, o aluno Richard Wender Mancini conquistou o 2º lugar na Copa São Paulo de Judô, realizada no início do ano, em São Bernardo do Campo. O projeto também conta com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer de Votuporanga.

Leia mais:  Alunos do Colégio Unifev comemoram a troca de faixas do judô

Durante a cerimônia, foram outorgadas as faixas nas cores cinza, azul, amarela e laranja. A faixa simboliza o ciclo de aprendizagem de um praticante nas diferentes etapas de sua carreira, e cada cor tem sua própria energia, vibração e atuação para o desenvolvimento do atleta.

Na ocasião, o Reitor agradeceu a presença de todos e, em nome da UNIFEV, ressaltou a sua alegria em poder contribuir com o projeto. “Investir nas crianças é investir no futuro. Sabemos da importância do esporte na vida delas. Parabéns aos judocas e, aos seus familiares, pelo apoio e incentivo”, afirmou.

VAGAS ABERTAS

O Centro de Treinamento de Judô está com vagas abertas para o ano que vem. Destinadas a crianças e jovens com idade entre 6 e 18 anos, as aulas são totalmente gratuitas e realizadas durante toda a semana, nos períodos da manhã e da tarde.

As inscrições podem ser feitas diretamente na Casa da Criança, localizada na Av. República do Líbano, nº 1.885, Residencial Dharma, próximo ao Velório Municipal.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 98198-2060 ou pelo e-mail: casadacriancavotuporanga@hotmail.com.

Leia mais:  Presidente do Inep diz que está tudo pronto para o Enem 2019

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana