conecte-se conosco

EDUCAÇÃO

Encerramento do curso de capacitação -“TEA – Transtorno do Espectro Autista”

Publicado

Aconteceu na última quarta-feira, dia 04 dezembro no plenário da Câmara Municipal de Iturama, o 7º e último encontro do curso de capacitação -“TEA – Transtorno do Espectro Autista”, que teve como objetivo preparar educadores para lidar, de forma satisfatória, com crianças e adolescentes que se enquadram dentro do espectro autista.

O curso contou com a presença de professores, diretores, supervisores, alunos e pais, além dos profissionais da Rede Estadual, Particular e APAE.

Neste último encontro, os atores foram os alunos e a família. No palco, os alunos da Escola João Ribeiro Rosa fizeram uma linda homenagem a todos os participantes. Agradeceram a oportunidade de estarem sendo valorizados. Na sequência, os professores realizaram atividades pedagógicas com os alunos autistas.

Foi um momento de muita emoção. Os alunos participaram de forma autêntica de cada atividade e os pais vibravam de alegria, vendo o desempenho de seus filhos.

Aconteceu também uma entrevista com os pais de alunos autista. A entrevista foi conduzida pelo aluno Luidy, do 5º ano da Escola Diretora Maria Sarah. A entrevista evidenciou os avanços e aprendizagens obtidas durante o curso.

Leia mais:  Brasil celebra nesta sexta parceria com fundação científica da China

Finalizando, aconteceu a entrega de certificados. Receberam certificados aproximadamente 120 participantes, entre professores, agentes escolares e pais dos alunos autistas.

A coordenadora da Educação Especial, Marta Angelita, prestou uma homenagem às palestrantes que durante todos os encontros muito contribuíram para o desenvolvimento das atividades.

Parabenizamos a Prefeitura de Iturama por promover eventos como estes. A Secretaria de Educação do Município de Iturama agradece a parceria com a SRE e CEOPE. Foi uma iniciativa de grande importância, visto a importância de estudar sobre o TEA.

 Por Luzia Magna Soares Alvarenga
Supervisora Escolar

Comentários Facebook
publicidade

EDUCAÇÃO

Minas Gerais é o estado com mais redações nota 1.000 no Enem 2019

Publicado

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nessa sexta-feira (17) as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, e Minas Gerais foi o estado com o maior número de redações nota máxima: 13, em um total de 53 no país.

A maioria dos estudantes que receberam essa nota foram mulheres: 32, ou seja, aproximadamente 60% do total. Das 13 notas 1.000 em Minas, 10 foram foram de mulheres. Entre elas, a estudante Stela Terra Lopes, de 18 anos. A jovem teve poucas aulas de redação na Escola Estadual Sagrada Família 2, localizada no região Leste de Belo Horizonte, ao longo do ano.

O tema desta edição foi Democratização do acesso ao cinema no Brasil. O texto deveria ser do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, desenvolvido a partir da situação-problema proposta e de ideias oferecidos pelos textos motivadores presentes no exame.

As redações com nota máxima são de estados do Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste: Alagoas (1); Bahia (1); Ceará (6); Distrito Federal (2); Goiás (4); Maranhão (1); Mato Grosso do Sul (1); Minas Gerais (13); Paraíba (1); Pará (2); Pernambuco (1); Piauí (2); Rio Grande do Norte (3); Rio Grande do Sul (3); Rio de Janeiro (6); São Paulo (4).

Leia mais:  Enem para privados de liberdade registra mais de 40 mil inscritos

Redações com menos de sete linhas recebem nota zero, assim como as que reproduzem integralmente trechos dos textos motivadores e de itens do Caderno de Questões.

Por: O Tempo

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana