A Secretaria Municipal de Educação de Rio Preto criou um grupo de trabalho para planejar o retorno das aulas presenciais na cidade. A portaria que cria a “Câmara de Planejamento para o Retorno às Aulas Presenciais” foi publicada nesta quarta-feira, 15, no Diário Oficial do Município. A previsão do governo do Estado é de que as escolas voltem a receber os alunos apenas em setembro.
Fazem parte desse grupo assessores da pasta, coordenadores, supervisores de ensino, representantes das escolas de educação infantil e fundamental do município, professores da rede pública e representantes de escolas particulares. O grupo envolve ainda as secretarias de Saúde, Assistência Social, Agricultura e Abastecimento, além do Ministério Público e dos conselhos de Educação, dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Os integrantes da Câmara de Planejamento se reunirão virtualmente para discutir protocolos para a retomada das aulas presenciais em Rio Preto, além de parâmetros para o acolhimento socioemocional aos alunos.
Retorno previsto para setembro
A volta às aulas em todo o Estado de São Paulo deverá acontecer a partir de 8 de setembro, de forma gradual, primeiro com 35% dos alunos, depois com 70% e em seguida com 100% de acordo com as etapas. As regras valem tanto para o ensino infantil quanto para ensino fundamental, médio e superior. O decreto deve ser seguido pelas redes pública e privada.
Os estudantes deverão ficar a uma distância de 1,5m nas salas de aula e as escolas só poderão ser reabertas quando todas as cidades do Estado estiverem na fase amarela do plano de flexibilização de São Paulo.
Atividades de educação física, artes e correlatas podem ser realizadas com distanciamento e preferencialmente ao ar livre. Segundo o Estado, será obrigatório uso de máscara dentro da instituição de ensino, no transporte escolar e em todo o percurso de casa até a escola.
As aulas terão de ocorrer com portas abertas, os recreios deverão ser escalonados para que nem todas as crianças estejam juntas no período de intervalo. A entrada e saída também deverão ser organizadas de forma que não haja aglomeração e não horário de pico. As instituições, tanto públicas quanto privadas, deverão medir a temperatura dos estudantes antes de entrar.
Por: Diário da Região