conecte-se conosco

ITURAMA E REGIÃO

Deputado Zé Silva promove debate sobre assistência técnica e extensão rural

Publicado

Evento na Câmara irá contar com audiência pública e lançamento de Frente Parlamentar em defesa do serviço aos pequenos agricultores em todo o Brasil

O deputado federal Zé Silva (SD-MG), membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), realiza, na próxima quinta-feira (7), debate em defesa do fortalecimento do Serviço de Extensão Rural Público Brasileiro. O serviço de extensão rural no país hoje conta com cerca de 25 mil profissionais em mais de cinco mil municípios. O objetivo é desenvolver a atividade agropecuária, por meio de novas tecnologias e do fomento à profissionalização dos pequenos agricultores.

O evento, que irá acontecer no plenário 1 das Comissões da Câmara a partir das 13h30, contará com uma audiência pública sobre Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), o lançamento do Pacto pelo Fortalecimento da ATER pública brasileira e a instalação da Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural.

“O Congresso Nacional é o espaço mais democrático do país e entendemos que é nosso dever promover o fortalecimento da ATER, por meio de ações fortes, contundentes, elaboradas por especialistas que conhecem a fundo a realidade do campo, das políticas públicas e, principalmente, seus desafios”, afirmou o deputado Zé Silva.

Leia mais:  Suspeito de agredir e colocar fogo na esposa é preso

De acordo com ele, o serviço de ATER enfrenta tempos adversos nos últimos anos, desde a extinção da Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Embrater), nos anos 90, até a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), em 2014. “O desafio agora é interromper o desmonte mais uma vez iniciado em alguns locais pelo Brasil e assegurar sua reconstrução, com uma nova proposta, uma nova visão, um novo jeito de fazer ATER”, defendeu.

Foram convidados para o evento a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; a coordenadora Geral da Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural do Setor Público Agrícola do Brasil (Faser), Lucia Morais Kinceler; o presidente da Asbraer, Nivaldo Moreno Magalhães; o presidente da Anater, Ademar Silva Júnior; o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke; o presidente do Consepa, Antônio Carlos Machado; o presidente da Contag, Aristides Veras dos Santos, além de representantes da CNA, OCB, Senar e presidentes de todas as Emateres do país.

Leia mais:  Prefeitura de Limeira do Oeste realiza reformas e manutenção no Cemitério da Saudade

Por: agencia.fpagropecuaria.org.br

Comentários Facebook
publicidade

ITURAMA E REGIÃO

Médico morre carbonizado em acidente na BR-153 em Frutal

Publicado

O médico cirurgião Rogério Bruder Pavan, 62 anos, morreu carbonizado em um acidente entre o carro que ele dirigia e um caminhão bitrem, na tarde deste domingo (9), na BR-153, Frutal, cidade natal dele. A Prefeitura Municipal divulgou uma nota de pesar.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o caminhão estava carregado de hexano, um líquido inflamável, que pegou fogo com a batida e incendiou os dois veículos. O motorista da bitrem não teve ferimentos.

Ainda segundo os militares, o carro seguia sentido Prata-Frutal e bateu de frente com o caminhão que estava no sentido contrário da via. A suspeita é de que o médico perdeu o controle da direção. Ele estava sozinho no veículo. O caminhoneiro ainda tentou evitar a batida, mas não conseguiu. Com o impacto, a bitrem tombou e gerou o incêndio.

Conforme os Bombeiros, as equipes trabalharam por mais de cinco horas para conseguir controlar as chamas. Além disso, foram mais seis horas para conseguir resfriar o local e deixar a via segura para tráfego.

A via foi totalmente interditado por volta das 15h, momento do acidente e parcialmente liberada às 2h desta segunda-feira (10), após os trabalhos dos Bombeiros.

Leia mais:  Vereador quer velório virtual pra mortes por Covid em Votuporanga

Também segundo os militares, uma equipe voltou ao local na manhã desta segunda para prevenção e segurança do transbordo do restante do líquido que permaneceu no tanque do caminhão e retirada do veículo da pista.

G1 tentou contato com a Polícia Rodoviária Federal de Frutal para saber se a pista já foi totalmente liberada, mas as ligações não foram atendidas.

Nota de pesar

A Prefeitura de Frutal publicou, nesta segunda-feira (10), uma nota de pesar lamentando a morte do médico Rogério Bruder Pavan. Informou que ele atuou no Hospital São Francisco de Assis (antiga Santa Casa) e Hospital Municipal Frei Gabriel, onde atendeu a população no pronto-socorro, ambulatório e na realização de cirurgias eletivas e de urgência e nos exames de endoscopia.

“Dr. Rogério Pavan foi um exemplo de dedicação e profissionalismo deixando um legado de atendimento exemplar, especialmente no setor público de saúde do município.

A Prefeitura se solidariza com a família e amigos do Dr. Rogério Pavan neste instante de profunda tristeza e dor. Que Deus conforte seus corações e dê forças para transformar esse momento e essa perda irreparável em fé e esperança!

Deixamos aqui uma singela homenagem da Prefeitura Municipal de Frutal, bem como, as condolências aos familiares”, diz a nota.

Leia mais:  PM inicia operações para inibir crimes durante o carnaval no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

Por: G1

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana