conecte-se conosco


ITURAMA E REGIÃO

Covid: Primeiros infectados em Fernandópolis estão curados

Publicado

Dois dos cinco casos confirmados positivo para coronavírus em Fernandópolis já se recuperaram e estão até fora do isolamento social. Um homem de 55 anos que contraiu a doença em São Paulo quando voltava para Fernandópolis e esposa, 47, optaram pelo exame PCR no laboratório Paulista, depois que os sintomas iniciaram.

O profissional liberal contou a reportagem do regiaonoroeste.com que foram três dias mais horríveis que já passou. “Achei que ia morrer, não estava mais suportando a situação e por três vezes quase tive que ir para Santa Casa”, disse.

O casal não precisou ser internado, o tratamento e as orientações foram domiciliar, acompanhado pelo médico infectologista Márcio Gaggini, responsável pelo CADIP – Centro de Atendimento às Doenças Infecciosas e Parasitárias da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Fernandópolis.

Os dois entenderam a gravidade do contágio e seguiram a risca o isolamento social para evitar que familiares fossem infectados.

Depois deles, vieram mais três casos confirmados pelo Instituto Adolfo Lutz e não há nenhuma relação de transmissão dos dois primeiros casos, já que não tiveram nenhum contato e não se conhecem socialmente.

Leia mais:  Sobem para 82 os casos negativos de Covid em Fernandópolis

O casal ainda é voluntário no Hospital Sírio Libanês nas pesquisas onde o uso o do sangue de pacientes curados são analisados a partir do plasma para um tratamento experimental contra o Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).

 

Por: WA Mídia

Comentários Facebook
publicidade

ITURAMA E REGIÃO

Pela segunda semana seguida Uberlândia está na fase rígida do plano municipal contra a Covid-19

Publicado

Lojas voltam a fechar em Uberlândia — Foto: Vanessa Pires/G1

Cidade está na etapa vermelha desde o último sábado (20) e continua até o dia 5 de março. Setores como lojas de departamentos, comércio varejista e de beleza não podem abrir neste período; confira.

Uberlândia continua na fase rígida (vermelha) do Plano Municipal de Funcionamento das Atividades Econômicas (PFAE). A deliberação do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 em Uberlândia foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) nesta quarta-feira (24).

A cidade entrou na fase rígida no último sábado (20) e, inicialmente, iria até esta sexta-feira (26). Com a nova deliberação do Comitê, esse período foi estendido até o dia 5 de março. Isso significa que a cidade permanece com restrição de funcionamento de diversos setores. (Veja mais abaixo)

Conforme o plano, podem funcionar setores como:

  • Agropecuária;
  • Alimentos;
  • Alimentação;
  • Bancos e seguros;
  • Cadeia produtiva e atividades acessórias essenciais;
  • Construção civil e afins;
  • Fábrica, energia, extração, produção siderurgia e afins;
  • Saúde (como farmácias);
  • Telecomunicação, comunicação e imprensa;
  • Transporte, veículos e Correios;
  • Tratamento de água, esgoto e resíduos;
  • Hotéis e afins;
  • Atividades jurídicas, administrativas e contábeis;
  • Educação superior (aulas práticas de Saúde) e;
  • Transporte coletivo.
Leia mais:  Dois irmãos são presos em Uberlândia suspeitos de estuprar filhas e sobrinhas

Entenda a fase rígida

fase rígida é uma das etapas do PFAE, que é um plano próprio instituído pela Prefeitura de Uberlândia para funcionamento de atividades econômicas depois de o Município anunciar a saída do programa “Minas Consciente“. O PFAE é dividido nas seguintes fases: rígida, intermediária e flexível; elas são caracterizadas, respectivamente, pelas cores vermelha, amarela e verde.

Desde que o plano foi instituído, em outubro de 2020, a primeira vez que o Uberlândia entrou na fase rígida foi no último sábado (20). O comunicado foi publicado no Diário Oficial do Município, na quinta-feira (18), após anúncio do prefeito Odelmo Leão durante visita do Secretário de Saúde do Estado de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral ao município na quarta-feira (17).

Por: G1 Triângulo e Alto Paranaíba

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana