conecte-se conosco


EDUCAÇÃO

Coronavírus: UFTM não sofre alteração em pesquisas e orçamento de 2020

Publicado em

EDUCAÇÃO

Em fevereiro deste ano, o G1 noticiou que o orçamento previsto em 2020 para a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), que tem campus em Uberaba em Iturama, era de R$ 378,5 milhões, divididos entre custos de pessoal e encargos sociais, benefícios, custeio e investimento.

Com o avanço do coronavírus no mundo e os impactos causados pela doença em diversas áreas – como a suspensão do calendário acadêmico da UFTM –, a reportagem procurou a universidade novamente para saber ser quais foram as medidas tomadas em relação ao orçamento e às pesquisas diante desse cenário.

Segundo a instituição, sobre o orçamento previsto para este ano, não foi necessária qualquer alteração até o momento.

A UFTM também informou que, por meio de pesquisadores, têm participado de editais voltados para ações relacionadas ao coronavírus. As propostas de pesquisas foram encaminhadas para editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e outras fontes de recursos. No momento, é aguardada a aprovação dessas propostas.

Leia mais:  Fuvest abre nesta segunda-feira as inscrições para o vestibular 2021

Ainda de acordo com a UFTM, até o momento não foi necessário nenhum remanejamento de créditos para atendimento de despesas relacionadas com pesquisas sobre a pandemia.

Campus Abadia da UFTM em Uberaba — Foto: Eduardo Gomide/UFTMCampus Abadia da UFTM em Uberaba — Foto: Eduardo Gomide/UFTM

Campus Abadia da UFTM em Uberaba — Foto: Eduardo Gomide/UFTM

Ações

Além da produção de viseiras em 3D para profissionais de saúde; elaboração de material com o passo a passo para utilização de máscaras e divulgação de cartilha com dicas de autocuidados com a saúde mental no período de isolamento social, a UFTM disse ao G1 que também realiza outras ações relacionadas ao combate à Covid-19, como:

  • criação de Comitê Técnico Especial para acompanhamento da evolução da pandemia;
  • replanejamento das rotinas de trabalho;
  • suspensão das atividades presenciais não essenciais;
  • criação de página exclusiva no portal da UFTM para divulgação das ações;
  • iniciativa de produção de álcool em gel para ser distribuído ao HC-UFTM em parceria com o setor privado;
  • remanejamento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de setores da UFTM ao HC-UFTM;
  • estudos laboratoriais para desenvolvimento de máscaras de proteção;
  • disponibilização de pessoal técnico especializado para o auxílio nos estudos sobre o novo coronavírus;
  • disponibilização de equipamentos da UFTM para a produção de peças de reposição de respiradores a serem utilizados no atendimento à saúde;
  • lançamento de edital para a realização de projetos de extensão voltados à prevenção e combate da Covid-19, bem como das consequências econômicas decorrentes da pandemia;
  • participação do reitor da UFTM, Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, no Grupo Estratégico de Gerenciamento de Risco para definir as ações a serem tomadas na prevenção e combate ao coronavírus em Uberaba.
Leia mais:  Enem 2020 tem 5,8 milhões de inscritos

 

Por: G1

Comentários Facebook
Propaganda

EDUCAÇÃO

Profissionais da Educação de Limeira do Oeste-MG passam por treinamento em Noções Básicas de Primeiros Socorros.

Publicados

em

Em cumprimento à Lei Municipal N° 946 de 29 de novembrode 2021; de autoria do Vereador Éberton Oliveira (Suíno), a qual torna obrigatória a capacitação de Profissionais da Educação em Noções Básicas de Primeiros Socorros, o Governo Municipal solicitou a parceria do Corpo de Bombeiros de Iturama-MG a fim de realizar a referida capacitação. O treinamento foi realizado nesta segunda-feira, 21 de fevereiro, na Câmara Municipal e contou com o dinamismo e a competência do Sargento Mariano, o qual ministrou com maestria o assunto em pauta.
Nesta quarta-feira, dia 23 de fevereiro teremos a capacitação da segunda turma: Auxiliares e Técnicos das Escolas Municipais.
Nossos agradecimentos ao Presidente da Câmara Municipal e Vereadores pela cessão do Plenário, bem como aos Profissionais desta Casa de Leis, os quais sempre atendem prontamente os anseios da Educação.
Secretaria Municipal de Educação.
Educação de Qualidade… essa é a nossa Meta!
Governo Municipal de Limeira do Oeste-MG.
Trabalhando para Todos!
Gestão 2021/2024.

Comentários Facebook
Leia mais:  Enem 2020 tem 5,8 milhões de inscritos
Continue lendo

ITURAMA E REGIÃO

POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

Mais Lidas da Semana