conecte-se conosco


CIÊNCIA E SAÚDE

Coronavírus: pacientes com cardiopatia são os que mais morrem em Rio Preto

Publicado

As autoridades de saúde sempre alertam que as comorbidades, que são doenças preexistentes, e a idade são fatores de risco para coronavírus. Em São José do Rio Preto (SP), das 43 mortes pela doença, mais da metade foi provocada em pacientes com alguma cardiopatia.

Segundo a Secretaria de Saúde, 57,5% das mortes por coronavírus foram pacientes com cardiopatia. Diabetes aparece em segundo lugar como a principal comorbidade em casos de morte por coronavírus, com 40%, seguido por imunodepressão e neurológica, com 10%. A obesidade representa 7,5% das mortes por coronavírus.

A idade também é um fator de risco para o coronavírus e, em Rio Preto, não é diferente. De acordo com a Secretaria de Saúde, 89,21% das pessoas que morreram por Covid-19 em Rio Preto tem mais de 80 anos.

A Covid-19 matou 55% dos pacientes entre 70 a 79 anos e 19,90% as vítimas de 60 a 69 anos. O menor percentual de mortes é na faixa etária de 30 a 39 anos, com 3,86%.

Leia mais:  Vítima de agressão em Votuporanga é transferido para Rio Preto

Casos

São José do Rio Preto (SP) registrou mais três mortes por coronavírus nesta terça-feira (16), segundo dados da Secretaria de Saúde. A cidade também teve mais 18 casos positivos desta segunda para terça-feira, totalizando 1.352 casos.

De acordo com a secretaria, das três novas mortes, dois são homens, de 62 e 72 anos, além de uma mulher, de 74 anos. Todos eles apresentaram comorbidades, ou doença crônica ou algum outro fator de risco.

Rio Preto tem, dos 1.352 casos, 762 pacientes curados da Covid-19 e 279 dos infectados são profissionais da área da saúde. O coeficiente de incidência é de 293 casos para cada 100 mil habitantes.

A cidade tem atualmente 164 pacientes internados com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) – que pode ser ou não Covid-19. Destes, 62 estão na UTI dos hospitais e 102 na enfermaria. Desses 164 internados, 68 estão com coronavírus.

Por: G1

Comentários Facebook
publicidade

CIÊNCIA E SAÚDE

Unidade Básica de Saúde “Dr. JURJUS ANDRAUS GASSANI” no bairro Itália será inaugurada em no próximo dia 05

Publicado

A Prefeitura de Iturama em breve vai no dia 05 de outubro UBS – Unidade Básica de Saúde “Dr. JURJUS ANDRAUS GASSANI” no Bairro Itália, onde serão realizados atendimentos básicos a saúde.

Os principais serviços oferecidos pela UBS serão consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

A construção da UBS no Bairro Itália  é uma antiga reivindicação dos moradores do bairro, e com a conclusão da obra vai diminuir o fluxo de pacientes das outras UBS,  pois atenderá também os bairros Itamarati, Viva mais e Universitário.

 De acordo com prefeito Anderson Golfão, a necessidade dessa UBS veio de encontro com o anseio dos moradores que tem a necessidade de procurar outras UBSs para marcar suas consultas. “idosos e gestantes em especial tem uma grande dificuldade de se locomoverem até as unidades de saúde de outros bairros. Com a concretização desta obra, estamos atendendo essa demanda visando garantir a saúde dos moradores e assim criar um novo laço de comprometimento e cidadania por parte do município com a população”.

Leia mais:  Gerente de farmácia é presa por vender álcool em gel acima do preço de mercado em Uberlândia

Anderson aproveitou para agradecer o deputado federal Zé Silva, autor da emenda parlamentar. “Estamos concretizando esse sonho, com apoio do Deputado federal Zé Silva, que viabilizou o recurso  através de emenda parlamentar.”

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana