conecte-se conosco


EDUCAÇÃO

Consulta Eleitoral para escolha de reitor da UFU por meio eletrônico será no dia 17 de setembro

Publicado em

EDUCAÇÃO

Nesta semana, o G1 divulgou que a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) poderia ter pela primeira fez uma consulta eleitoral para preparação de lista tríplice para reitor e vice-reitor da instituição de forma remota e por meio eletrônico. Nesta quinta-feira (23), a universidade divulgou que a eleição para a gestão 2020-2024 será no dia 17 de setembro, das 10h às 23h59. O segundo turno, caso seja necessário, será em 24 de setembro.

O motivo do formato é o período de enfrentamento à pandemia da Covid-19. A UFU informou, ainda, que a resolução com o regulamento da Consulta Eleitoral foi aprovada após o quinto dia de debates pelos membros do Conselho Universitário da UFU (Consun).

As composições das chapas ainda não foram oficializadas. As inscrições poderão ocorrer nos dias 11 e 12 de agosto. A primeira estimativa é de que o colégio eleitoral da UFU seja de aproximadamente 36 mil votantes.

Por praxe da instituição, os três nomes mais votados no pleito vão compor a lista tríplice, que é encaminhada para a sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). O presidente pode aprovar ou não o nome mais votado para a gestão.

Leia mais:  18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

*Veja abaixo informações divlgadas pela universidade no Portal Comunica UFU sobre sistema de votação, quem pode votar, paridade, candidatos e comissão especial.

Sistema de Votação – será via “Sistema de Votação On-line Helios” – sistema de código aberto, que possibilita a votação via internet e já foi usado por algumas instituições de ensino internacionais tais como (Universidade de Princeton e Université Catholique de Louvain) e nacionais – Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade de Brasília (UnB), entre outras.

Quem pode votar – estudantes com vínculo ativo, professores e servidores técnicos administrativos com e-mail institucional cadastrado estarão aptos a votar. A participação na consulta eleitoral é viabilizada com o e-mail institucional. Neste sentido, é necessário que estudantes e servidores estejam com o cadastro atualizado. No Portal da Consulta Eleitoral, será disponibilizada lista com os eleitores aptos a participar do pleito.

Paridade – A UFU adota o sistema de paridade entre os segmentos. Assim, estudantes, professores e técnicos administrativos terão peso de ⅓ (um terço) cada, na apuração dos votos.

Leia mais:  Servidores da Segurança protestam na MG-10, em BH

Candidatos – As composições das chapas ocorrerão após as inscrições feitas pelos candidatos nos dias 11 e 12 de agosto. Os cadastros precisarão ser formalizados junto à Secretaria-geral (Seger).

Comissão Especial – uma Comissão Especial será responsável por coordenar, organizar e supervisionar a Consulta Eleitoral Eletrônica e Remota. A Comissão Especial é formada por nove membros, sendo três de cada segmento (estudantes, docentes e técnicos administrativos). As informações sobre a Consulta Eleitoral Eletrônica Remota estarão disponiveis no: www.consultaeleitoral.ufu.br.

Por: G1

Comentários Facebook
Propaganda

EDUCAÇÃO

Profissionais da Educação de Limeira do Oeste-MG passam por treinamento em Noções Básicas de Primeiros Socorros.

Publicados

em

Em cumprimento à Lei Municipal N° 946 de 29 de novembrode 2021; de autoria do Vereador Éberton Oliveira (Suíno), a qual torna obrigatória a capacitação de Profissionais da Educação em Noções Básicas de Primeiros Socorros, o Governo Municipal solicitou a parceria do Corpo de Bombeiros de Iturama-MG a fim de realizar a referida capacitação. O treinamento foi realizado nesta segunda-feira, 21 de fevereiro, na Câmara Municipal e contou com o dinamismo e a competência do Sargento Mariano, o qual ministrou com maestria o assunto em pauta.
Nesta quarta-feira, dia 23 de fevereiro teremos a capacitação da segunda turma: Auxiliares e Técnicos das Escolas Municipais.
Nossos agradecimentos ao Presidente da Câmara Municipal e Vereadores pela cessão do Plenário, bem como aos Profissionais desta Casa de Leis, os quais sempre atendem prontamente os anseios da Educação.
Secretaria Municipal de Educação.
Educação de Qualidade… essa é a nossa Meta!
Governo Municipal de Limeira do Oeste-MG.
Trabalhando para Todos!
Gestão 2021/2024.

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeita de Frutal testa positivo para Covid-19: 'até agora estou sem nenhum sintoma'
Continue lendo

ITURAMA E REGIÃO

POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

Mais Lidas da Semana