conecte-se conosco

CIÊNCIA E SAÚDE

Começou hoje a segunda etapa de vacinação contra o sarampo

Publicado

Entre os dias 18 e 30 de novembro, jovens de 20 a 29 anos que não possuem duas doses da vacina deverão se imunizar

Seguindo orientações do Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais  e a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Iturama realizam, entre os dias 18 e 30 de novembro – com o Dia D de Mobilização programado para o dia 30 -, a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo no estado.

Nesta fase, a campanha contempla jovens de 20 a 29 anos, que não possuem histórico vacinal de duas doses da vacina.

“As faixas etárias entre 20 e 29 anos foram escolhidas com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal da doença, já que a mesma apresenta maior frequência de casos nesta faixa de idade. Dessa forma, a vacina direcionada para este público reduz a possibilidade de aglomeração nas Unidades Básicas de Saúde, em decorrência da procura da vacina”, explica a coordenadora estadual do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Dias Gusmão.

Leia mais:  Entenda o que é espondilite anquilosante, doença que afeta o cantor Zé Felipe

“A dose da vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Iturama e Alexandrita, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 07 as 11 e das 13 às 16 horas e com Dia D 30 de novembro, sábado, com atendimento das 08 às 17 horas sem intervalo de almoço” informou a coordenadora de imunização de Iturama Aline Bastos Mustafé.

“A principal ação da secretaria de Saúde para impedir a doença e manter a população protegida por meio da vacinação, mobilizando esforços para garantia de altas coberturas vacinais”, destacou a secretária Municipal de Saúde, Dra. Rejane Queiroz.

O prefeito Anderson Golfão, destaca que a prevenção de doenças ainda é a melhor solução. “As nossas unidades de saúde estão prontas para atender a população dessa faixa etária e é de suma importância que a população compareça para receber a dose, pois prevenir ainda é a melhor solução”.

Comentários Facebook
publicidade

CIÊNCIA E SAÚDE

Minas participa de programa federal que beneficia idosos

Publicado

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) aderiu, neste mês, à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. O programa do governo federal engloba uma série de iniciativas que buscam incentivar os municípios à prática de ações destinadas a promover um envelhecimento ativo, saudável, cidadão e sustentável para a população, principalmente idosos em situação de vulnerabilidade social.

A estratégia garante o compromisso com a efetividade do Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), que busca assegurar os direitos das pessoas idosas em todos os setores, propondo políticas públicas para as especificidades desse público e as penalidades para as possíveis violações de direitos.

Neste processo, os Estados têm participação fundamental para a sensibilização, mobilização e capacitação dos municípios, estratégias de implantação do programa, além de monitoramento e identificação de cidades habilitadas.

Como participar  

A adesão do município ao programa é simples, realizada via internet.

O primeiro passo é o secretário municipal de Assistência Social da cidade interessada preencher os dados. Em seguida, o prefeito deve assinar o Termo de Adesão neste link. De acordo com o formulário, dois servidores municipais devem ser indicados para participar da capacitação para o programa.

Leia mais:  Saúde de MG aperfeiçoa modelo de compras de medicamentos básicos

O prazo para o município que deseja aderir ao programa é até 2 de dezembro de 2019.

Benefícios

Os municípios habilitados na Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa também terão a oportunidade de acessar o programa “Vida Saudável”, que busca garantir a oferta de capacitações e aquisição dos kits de materiais para atividades físicas, culturais e de lazer para a população idosa.

Em contrapartida, os municípios devem disponibilizar ao menos um profissional de Educação Física com contrato vigente no período destinado ao programa, além de um agente social de esporte e de lazer.

Dados

Diante do aumento da população idosa em Minas e no Brasil, a Subsecretaria de Direitos Humanos da Sedese tem incentivado os municípios mineiros a aderir à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa com objetivo de promover a qualidade de vida dos idosos.

Dados da Fundação João Pinheiro (FJP) indicam que o estado terá um crescimento de 71,4% do número de pessoas idosas entre 2020 e 2040, o que demonstra a necessidade da adoção de ações que promovam uma vida saudável e cidadã à população.

Leia mais:  Pedagogia da UNIFEV oferece capacitação para profissionais da Educação Infantil

Para acessar informações adicionais, esclarecimentos e espaço para sugestões sobre o programa o contato é a Subsecretaria de Direitos Humanos, por meio da Superintendência de Diálogos e Participação Social e da Coordenadoria Estadual de Políticas para Pessoa Idosa, nos telefones (31) 3916-7354 – 3916-7970 ou 3916 -7999 ou via e-mail: cepid@social.mg.gov.br.

Por Agência Minas

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana