conecte-se conosco


EDUCAÇÃO

Cerca de 35 escolas estaduais de Uberlândia aderem à greve da categoria, diz sindicato

Publicado em

EDUCAÇÃO

Pouco tempo depois de as aulas começarem em Uberlândia, parte das escolas da rede estadual aderiu à greve da categoria mineira, que já dura 28 dias. Na cidade, cerca de 35 escolas estão total ou parcialmente paralisadas.

A informação é do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-Ute). O Estado também se posicionou e disse que vem negociando com a categoria. O retorno completo está abaixo.

O sindicato informou, ainda, que o governo estadual segue sem apresentar proposta de negociação para os servidores da educação e demais categorias e que a greve já alcançou 18 dias letivos.

Entre as razões listadas, a “categoria destaca a Lei do Piso Salarial 21.710/2015, incluída na Constituição do Estado e ignorada por Zema, e o sancionamento da emenda 02/2020 que estende o reajuste salarial à categoria da Educação e outras categorias além da Segurança Pública”.

Impasse

A reportagem do MG1 verificou que pais e estudantes ficam no meio do impasse. Uma das escolas consultadas, a Messias Pedreiro, informou que todas as pessoas que entram em contato pelo telefone ou redes sociais do colégio têm a resposta do andamento das negociações. E, quando não há informação, é sugerido ao reclamante entrar em contato com a Superintendência de Ensino.

Leia mais:  Governo de SP contrata psicólogos para atender professores e alunos

Famílias

O João Paulo, estudante de 17 anos, descobriu no segundo dia de aula que a escola que ele estuda também ia aderir à greve geral da educação pública. Ele disse que a mãe dele chegou a procurar escolas particulares com medo de que a greve demore muito.

“O medo é que todo esse período sem aulas prejudique o filho em um momento tão importante como o último ano do ensino médio”, disse a mãe dele, Lucélia Mesquita.

Mãe da estudante Kamilly de Oliveir, Kellen de Oliveira acredita que a greve foi longe demais.

”Desde o começo da greve, tenho buscado informações na escola onde minha a filha deveria estar estudando, mas até agora não faço ideia de quando o ano letivo deve realmente começar”, disse.

O que diz o Estado

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) informou que vem recebendo e dialogando com representantes dos sindicatos de todas as categorias. Até o momento, 70% dos servidores da Educação receberam o 13° salário integral.

Para concluir o pagamento, o Governo do Estado conta com a operação financeira do nióbio. A Seplag informa, ainda, que a remuneração inicial na rede estadual é de R$ 2.135,64 para a carga horária vigente de 24 horas semanais. Considerando a proporcionalidade sobre o valor do vencimento básico, equivale a R$ 3.304,23 para uma jornada de 40 horas, atendendo à legislação nacional.

Leia mais:  MEC alerta em ofício que Enem 2021 pode ser suspenso por falta de recursos

A Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) reafirma que respeita o direito constitucional de greve dos servidores da Educação do Estado e reitera que tem mantido um diálogo franco e aberto com representantes sindicais.

O balanço apurado nesta terça-feira (10/03) apontou que cerca de 93,3% das escolas públicas estaduais mineiras tiveram funcionamento normal ou parcial. A taxa de resposta para o levantamento da SEE/MG foi de 96,1%, de um total de 3.613 unidades escolares do Estado.

Por: G1

Comentários Facebook
Propaganda

EDUCAÇÃO

Profissionais da Educação de Limeira do Oeste-MG passam por treinamento em Noções Básicas de Primeiros Socorros.

Publicados

em

Em cumprimento à Lei Municipal N° 946 de 29 de novembrode 2021; de autoria do Vereador Éberton Oliveira (Suíno), a qual torna obrigatória a capacitação de Profissionais da Educação em Noções Básicas de Primeiros Socorros, o Governo Municipal solicitou a parceria do Corpo de Bombeiros de Iturama-MG a fim de realizar a referida capacitação. O treinamento foi realizado nesta segunda-feira, 21 de fevereiro, na Câmara Municipal e contou com o dinamismo e a competência do Sargento Mariano, o qual ministrou com maestria o assunto em pauta.
Nesta quarta-feira, dia 23 de fevereiro teremos a capacitação da segunda turma: Auxiliares e Técnicos das Escolas Municipais.
Nossos agradecimentos ao Presidente da Câmara Municipal e Vereadores pela cessão do Plenário, bem como aos Profissionais desta Casa de Leis, os quais sempre atendem prontamente os anseios da Educação.
Secretaria Municipal de Educação.
Educação de Qualidade… essa é a nossa Meta!
Governo Municipal de Limeira do Oeste-MG.
Trabalhando para Todos!
Gestão 2021/2024.

Comentários Facebook
Leia mais:  MEC anuncia prorrogação do Fies e P-Fies até esta sexta-feira
Continue lendo

ITURAMA E REGIÃO

POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

Mais Lidas da Semana