conecte-se conosco


EDUCAÇÃO

Candidatos que se autodeclararam pretos ou pardos passam a ser avaliados por comissão na UFTM

Publicado em

EDUCAÇÃO

Candidatos aos cursos de graduação, técnico e pós-graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) que concorrerem às vagas reservadas para pretos e pardos vão passar por análise de uma comissão verificadora da universidade.

A mudança começou a valer neste ano para campus de Uberaba e Iturama. O objetivo é evitar fraudes e dar transparência aos processos seletivos.

A comissão foi instituída no dia 22 de agosto de 2019, conforme a Resolução 10, após duas audiências públicas realizadas para discutir o tema.

Segundo a UFTM, a heteroidentificação é um procedimento complementar à autodeclaração realizada na matrícula. Ela consiste na análise e confirmação das características fenotípicas dos candidatos que optaram por concorrer às vagas reservadas para negros (pretos ou pardos).

Leonardo José Silveira, diretor da divisão de Processo Seletivo discente da UFTM, explicou que os membros da banca passaram por treinamento e estão qualificados para fazerem as análises.

“As análises são complexas, não para o estudante que se declara preto, mas principalmente para o pardo, que tem que ter características que remetem aos povos africanos. Então, se por exemplo, há um pai negro e a mãe branca e o filho é branco, ele não tem direito à vaga, mesmo sendo fruto de miscigenação. Mas se prevalecem as características físicas dos povos africanos, aí sim o candidato tem direito à vaga”, explicou.

Leia mais:  Semana deve ser chuvosa no Triângulo e Alto Paranaíba; confira previsão do tempo

Candidatos que se autodeclararam pretos ou pardos são avaliados por comissão da UFTM

Para 2020, são oferecidas 1.549 vagas para ingresso inicial em 28 cursos de graduação presencial nos campi da UFTM em Uberaba e Iturama.

Neste semestre, de acordo com a universidade, foram 109 declarações de pretos, pardos e indígenas, sendo 99 em Uberaba e dez em Iturama. Desse total, 16 candidatos que passaram pela banca tiveram o pedido negado.

Letícia Fernanda da Silva é estudante de História da UFTM e ingressou na universidade em 2017 pelo sistema de cotas. Para ela, faltava mais rigor para a seleção dos candidatos.

“Tem várias pessoas que se inscrevem pelo sistema de cotas, mas elas não se encaixam nos padrões exigidos. A gente sabe que a cota está lá, mas tem salas que a gente entra e não vê uma pessoa negra, ou seja, houve algum tipo de fraude. Então, é importante o trabalho dessa banca para continuar o ingresso de pessoas negras que se enquadram nos requisitos na universidade”, comentou a universitária.

Leia mais:  Corte no orçamento do MEC e verba a mais para militares: o que poderia ser feito com os bilhões que devem sair da educação

Para 2020, são oferecidas 1.549 vagas para cursos de graduação presencial nos campi da UFTM em Uberaba e Iturama — Foto: Reprodução/TV IntegraçãoPara 2020, são oferecidas 1.549 vagas para cursos de graduação presencial nos campi da UFTM em Uberaba e Iturama — Foto: Reprodução/TV Integração

Para 2020, são oferecidas 1.549 vagas para cursos de graduação presencial nos campi da UFTM em Uberaba e Iturama — Foto: Reprodução/TV Integração

Por: G1

Comentários Facebook
Propaganda

EDUCAÇÃO

Profissionais da Educação de Limeira do Oeste-MG passam por treinamento em Noções Básicas de Primeiros Socorros.

Publicados

em

Em cumprimento à Lei Municipal N° 946 de 29 de novembrode 2021; de autoria do Vereador Éberton Oliveira (Suíno), a qual torna obrigatória a capacitação de Profissionais da Educação em Noções Básicas de Primeiros Socorros, o Governo Municipal solicitou a parceria do Corpo de Bombeiros de Iturama-MG a fim de realizar a referida capacitação. O treinamento foi realizado nesta segunda-feira, 21 de fevereiro, na Câmara Municipal e contou com o dinamismo e a competência do Sargento Mariano, o qual ministrou com maestria o assunto em pauta.
Nesta quarta-feira, dia 23 de fevereiro teremos a capacitação da segunda turma: Auxiliares e Técnicos das Escolas Municipais.
Nossos agradecimentos ao Presidente da Câmara Municipal e Vereadores pela cessão do Plenário, bem como aos Profissionais desta Casa de Leis, os quais sempre atendem prontamente os anseios da Educação.
Secretaria Municipal de Educação.
Educação de Qualidade… essa é a nossa Meta!
Governo Municipal de Limeira do Oeste-MG.
Trabalhando para Todos!
Gestão 2021/2024.

Comentários Facebook
Leia mais:  Notas do Enem 2019 são divulgadas pelo Inep
Continue lendo

ITURAMA E REGIÃO

POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

Mais Lidas da Semana