conecte-se conosco


CIÊNCIA E SAÚDE

Campanha de vacinação contra poliomielite

Publicado

Começou hoje (5) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças de até 5 anos. A mobilização vai até o dia 30 de outubro em postos de saúde de todo o país. Os órgãos de saúde alertam que a população deve procurar o serviço mesmo com a pandemia de covid-19, pois a vacina é de extrema importância para manter as crianças imunes à doença. No sábado (17), a vacinação será reforçada com o dia de mobilização nacional.

Também a partir desta segunda-feira, inicia-se a campanha nacional de multivacinação. Crianças e adolescentes menores de 15 anos, não vacinados ou com esquemas incompletos de qualquer vacina, devem comparecer às unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação.

No público-alvo da campanha contra a poliomielite estão crianças menores de 5 anos de idade, com estratégias diferenciadas para crianças com até 1 ano incompleto e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos. A depender do esquema vacinal registrado na caderneta, a criança poderá receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose de reforço ou dose extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina.

Leia mais:  NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PREFEITURA DE CARNEIRINHO

A estimativa do Ministério da Saúde é que haja no país 11,2 milhões de crianças nessa faixa etária. A meta é imunizar 95% desse público.

De acordo com a coordenadora de imunização do município de Iturama, Aline Bastos Mustafé, as doses da vacina estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde do Amazonas, Jardim América, Santa Rosa, São Miguel, Rui Gomes, Tiradentes e do Distrito de Alexandrita das 7h às 11h e das 13h às 16h.

 

Comentários Facebook
publicidade

CIÊNCIA E SAÚDE

Previsão do tempo segue apontando chuvas isoladas para cidades do Triângulo e Alto Paranaíba

Publicado

por

Após uma frente fria passar pelas regiões na última sexta-feira (9), a previsão continua sendo de tempo nublado e chuvoso para esta semana no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Na última semana, o G1 já tinha divulgado que segundo o Climatempo ocorreria pancadas de chuva.

Segundo climatologista do Climatempo, Ruibran dos Reis, as pancadas de chuva devem ser isoladas e devem ocorrer na parte da tarde.

A umidade relativa do ar apresenta uma elevação, ficando entre 35% e 75% nesta semana. O índice ainda não é o ideal apontado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de 60% a 80%, mas a região já está fora do estado de emergência.

As temperaturas também sofrem alteração e as máximas devem variar entre 31ºC e 35ºC. Já nas mínimas, é esperado que os termômetros marquem entre 17ºC e 19ºC. Ituiutaba deve ser o município mais quente, com mínima chegando apenas aos 23ºC.

Confira a previsão em algumas cidades

Cidades Mínima ºC Máxima ºC
Uberlândia 19 ºC 32 ºC
Uberaba 19 ºC 34 ºC
Araguari 18 ºC 31 ºC
Ituiutaba 23 ºC 35 ºC
Patrocínio 17 ºC 31 ºC
Patos de Minas 17 ºC 33 ºC
Araxá 19 ºC 31 ºC
Leia mais:  Ação para proibir venda de carne bovina com resíduos químicos é ajuizada na Justiça Federal em Uberlândia

Período chuvoso

A segunda metade de outubro marca o começo do período chuvoso em Minas Gerais, e o forte calor deve dar uma trégua à população do Triângulo Mineiro de Alto Paranaíba.

“Não há mais possibilidades de novas ondas de calor com tanta intensidade, como a que ocorreu na semana passada”, conta o climatologista.

Segundo ele, as chuvas serão mais comuns e frequentes até o fim do ano.

Dia a dia

  • Terça-feira (13): Céu nublado e pancadas de chuva isoladas na parte da tarde. Temperaturas entre 18ºC e 35ºC.
  • Quarta-feira (14): Céu nublado e pancadas de chuva isoladas na parte da tarde. Temperaturas entre 17ºC e 33ºC.
  • Quinta-feira (15): Céu nublado e pancadas de chuva isoladas na parte da tarde. Temperaturas entre 18ºC e 34ºC.
  • Sexta-feira (16): Céu nublado e pancadas de chuva isoladas na parte da tarde. Temperaturas entre 17ºC e 33ºC.

 

 

 

 

Por: G1.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana