conecte-se conosco


CIÊNCIA E SAÚDE

Câmara aprova projeto que criminaliza o ‘fura-fila’ da vacinação

Publicado

Proposta prevê detenção de 1 a 3 anos e multa para quem desrespeitar ordem de prioridade para se vacinar. Texto ainda será analisado pelo Senado.

A Câmara aprovou nesta quinta-feira (11) um projeto de lei que transforma em crime o ato de furar fila para ser vacinado. O texto segue para a análise do Senado.

A proposta cria um novo tipo de crime, chamado de “infração a plano de imunização“, atualmente não previsto no Código Penal.

Além do fura-fila, a proposta criminaliza qualquer afronta à operacionalização de planos de imunização federais, estaduais, distritais ou municipais. Pela proposta aprovada, o crime abarca todas as vacinas, e não apenas as doses contra a Covid-19.

A pena estabelecida no projeto é de um a três anos de detenção e multa. Esta pena pode ser aumentada em um terço caso envolva falsificação de atestado e outros documentos.

Desde que se iniciou a campanha de vacinação contra o vírus, diversas cidades pelo país registraram denúncias de pessoas que receberam doses do imunizante, mesmo sem estarem na ordem de prioridade.

Leia mais:  Saúde mental: Fernandópolis recebe R$ 212 mil do governo federal

Em Manaus, a Justiça chegou a suspender a entrega da vacina até que a prefeitura garantisse transparência nos critérios para vacinação.

Por Elisa Clavery, Luiz Felipe Barbiéri e Fernanda Calgaro, TV Globo e G1

Comentários Facebook
publicidade

CIÊNCIA E SAÚDE

Dr. Gilmar volta realizar consultas e procedimentos cirúrgicos em Carneirinho

Publicado

 

A Secretaria Municipal de Saúde da prefeitura de Carneirinho, contratou o Dr. Gilmar  Dias de Almeida Queiroz – Médico cirurgião para atender no ambulatório municipal realizando consultas e pequenas cirurgias.

 A principal bandeira do Willian Maia e Bertolino é uma saúde mais humanizada, por isso, fizeram um compromisso com a população de contratar mais médicos atendendo várias especialidades.

Vamos mostrar, nesta matéria, a contratação do Dr. Gilmar que atende 2 vezes por mês no ambulatório municipal. Ele iniciou os atendimentos no dia 10/02 realizando 34 consultas e 10 procedimentos. Já no dia 24/02, foram realizadas 38 consultas e 12 procedimentos.

Vale destacar, que o PSF é a porta de entrada para o atendimento. As pessoas do município deverão passar por uma triagem junto ao PSF, em seguida são encaminhadas para a consulta e se necessário para a cirurgia   com o Dr. Gilmar.

“Esse atendimento do Dr. Gilmar é um compromisso que fiz com a população de contratar um profissional para realizar pequenas cirurgias aqui no ambulatório. Compromisso assumido,Compromisso cumprido! E no decorrer dos próximos dias divulgaremos outros profissionais que já estão atendendo algumas especialidades no município. Vamos fazer muito, em especial, na saúde”, afirmou o prefeito Willian Maia.

Leia mais:  Marta se reúne com o Solidariedade para falar sobre candidatura em São Paulo

Para a Secretária de Saúde, Gabriela Maia, é muito importante realizar esses procedimentos aqui no município. “Notamos a alegria e satisfação das pessoas que foram atendidas pelo Dr. Gilmar e já passaram pelos procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade aqui mesmo, sem ter que se deslocar para outras cidades e isso é muito importante, pois eles se sentem mais seguros”. Destacou, Gabriela Maia.

O Dr. Gilmar, agradeceu o prefeito Willian Maia e a população de Carneirinho pela confiança em seu trabalho.

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana