O Boletim Epidemiológico diário da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), desta segunda-feira (8), não trouxe novas mortes pela Covid-19 nas cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de MG.
Em relação aos casos confirmados, Ibiá e Centralina foram as cidades da região com maior quantidade de novos casos, em comparação com o boletim anterior.
Já o número de pessoas curadas cresceu em Uberaba e Uberlândia.
* Veja abaixo tabelas com as principais informações de todos os municípios destas regiões.
Diferenças de dados entre Estado e Municípios
Diariamente, Estado e Municípios divulgam informações dos casos relacionados ao coronavírus. O G1 lembra que a divergência de dados do boletim do Governo de Minas em relação aos dados das Prefeituras ocorre por diversos fatores, dentre eles, a quantidade de dados recebidos pelo Estado. Além disso, a SES-MG destaca, sempre, que os dados são parciais e que estão sujeitos a alterações.
Casos confirmados
Nesta segunda, o boletim destaca o aumento de casos em Ibiá (+5) e Centralina (+4), cidades com maior crescimento de casos na comparação com balanço anterior.
Outros municípios também registraram acréscimo: Monte Alegre de Minas (+1), São Gotardo (+2), Ituiutaba (+2) , Frutal (+1), Araguari (+1) e Campos Altos (+1).
Apesar de não ter registrado aumento, Uberlândia segue como a cidade com maior número de casos confirmados entre as três regiões (total de 1.187). Uberaba vem em segundo lugar (total de 281).
Veja abaixo todos os municípios das regiões que têm pessoas infectadas pelo novo coronavírus, segundo dados estaduais.
Casos confirmados de Covid-19
Cidade
Casos confirmados
Uberlândia
1.187
Uberaba
281
Paracatu
179
Araxá
149
Patos de Minas
111
Serra do Salitre
59
Vazante
39
Araguari
33
Patrocínio
31
Carmo do Paranaíba
29
Lagoa Formosa
26
Ituiutaba
25
Centralina
25
Campos Altos
14
Monte Alegre de Minas
11
Frutal
11
Ibiá
15
Rio Paranaíba
10
Lagamar
9
Planura
7
Monte Carmelo
8
São Gotardo
8
Araporã
7
Coromandel
7
Capinópolis
9
Abadia dos Dourados
5
Campina Verde
6
Tupaciguara
5
Conceição das Alagoas
4
Pirajuba
3
Pratinha
3
Água Comprida
2
Cachoeira Dourada
2
Guimarânia
2
Iraí de Minas
2
Nova Ponte
2
Campo Florido
1
Canápolis
2
Cascalho Rico
1
Delta
3
Estrela do Sul
1
Fronteira
1
Ipiaçu
1
João Pinheiro
1
Prata
1
Sacramento
1
Santa Juliana
1
Santa Rosa da Serra
1
Santa Vitória
1
União de Minas
1
Varjão de Minas
1
Mortes confirmadas
Com o novo boletim, as três regiões seguem com 50 mortes por coronavírus. Veja por cidades:
Mortes por Covid-19
Cidade
Casos
Uberlândia
26
Uberaba
8
Araxá
3
Ituiutaba
2
Planura
2
Patos de Minas
1
Paracatu
1
Patrocínio
2
Araguari
1
Frutal
1
Ipiaçu
1
Perdizes
1
Centralina
1
Total
50
Casos curados
Até a verificação feita pela reportagem às 12h20 desta segunda (8), o número de pessoas curadas da Covid-19 nas regiões aumentou principalmente em Uberlândia (+26). Em outras cidades, o número desacelerou. Uberaba, por exemplo, teve 165 pessoas curadas no boletim de domingo diante de 118 do atual.
Outras cidades não sofreram alterações até a última atualização. O Estado destaca que os dados são parciais e sujeitos a mudanças. Veja abaixo por cidade:
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, Minas tem 15.883 casos confirmados e 380 óbitos. Além disso, 6.857 pacientes se recuperaram da doença e 8.646 estão em acompanhamento (são casos confirmados de Covid-19 que não evoluíram para óbito, cuja condição clínica permanece sendo acompanhada ou aguarda atualização pelo próprio município).
Casos suspeitos
Sobre casos suspeitos, a SES-MG informou que conforme nova definição de caso preconizada pelo Ministério da Saúde, os casos anteriormente definidos como “suspeitos” passam a ser registrados nos sistemas oficiais de notificação como Síndrome Gripal Inespecífica, por não preencherem, em sua integralidade, critério para investigação laboratorial.
Esses casos permanecerão sob acompanhamento das vigilâncias epidemiológicas estadual e municipal, mas deixam de ser tratados como casos suspeitos de Covid-19 e passam a ser tratados como síndromes respiratórias de interesse à saúde.
Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1
Na manhã de hoje (22), os Agentes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Carneirinho participaram de uma capacitação de como usar como usar veneno pra matar as larvas em reservatórios e recipientes.
De acordo com o Diretor de Vigilância Sanitária e Epidemiologia, Fábio Souza Ribeiro (Fabio Caixeta), antes o produto utilizado era em pó e agora é em comprimido.