conecte-se conosco


Tecnologia

BMW revela o iX3, seu primeiro SUV totalmente elétrico

Publicado em

Tecnologia

BMW revelou seu primeiro SUV elétrico, o iX3, também o primeiro modelo da marca a ser exportado a partir da China, que ficará responsável pelo seu lançamento mundial no final de 2020. Embora a fabricante não comente futuros lançamentos no Brasil, o modelo deverá chegar por aqui em 2021.

Além dos dois pioneirismos anteriores, iX3 também dá início à quinta geração das tecnologias elétricas da BMW, incluindo motores, baterias e sistemas de recargas. Entre elas, o funcionamento do motor sem o uso de ímãs, que dispensa o uso de metais de difícil extração.

Segundo a marca, o motor elétrico do SUV tem potência 30% e eficiência 93% maiores em relação a 40% dos motores a combustão.

BMW iX3 — Foto: Divulgação/BMW

BMW iX3 — Foto: Divulgação/BMW

Ele entrega 286 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, e leva o modelo de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. A velocidade máxima é limitada em 180 km/h e autonomia pode chegar a 520 quilômetros no ciclo europeu NEDC.

Novos recursos foram incluídos no sistema de recarregamento do SUV elétrico, que permitem uma recarga de 0 a 80% em 34 minutos, e uma quantidade para mais 100 km de autonomia em apenas 10 minutos.

Leia mais:  WhatsApp lança figurinhas animadas e modo escuro para a versão web

Além da recarga por fontes como tomadas e carregadores rápidos, o iX3 também mantém os modos de regeneração de energia através de frenagens e desacelerações.

BMW iX3 — Foto: Divulgação/BMW

BMW iX3 — Foto: Divulgação/BMW

Com a alavanca de câmbio no modo “B”, o modelo ativa a função de “um pedal”. Ao soltar o pedal do acelerador, a frenagem é acionada automaticamente para reforçar a regeneração.

Déjà vu

Apesar de ser um modelo inédito, o iX3 nada mais é do que uma versão elétrica do já conhecido SUV X3, e a BMW não faz questão de esconder isso.

“O BMW X3 será o primeiro modelo disponível globalmente em versões com motores a gasolina ou diesel – altamente eficientes – ou também em opções híbrido plug-in ou totalmente elétrico”, disse a marca em um comunicado.

BMW iX3 — Foto: Divulgação/BMW

BMW iX3 — Foto: Divulgação/BMW

Para se diferenciar, o elétrico recebe algumas mudanças em relação às configurações a combustão, que vão além dos detalhes em azul espalhados pela carroceria.

Para-choques, grades e rodas foram redesenhados para ficarem mais aerodinâmicos e, assim, favorecerem a eficiência do modelo. As rodas, por exemplo, têm um desenho mais fechado que reduzem em 5% o coeficiente de arrasto em relação às comuns.

Leia mais:  Ford trabalha com Mobileye da Intel para melhorar tecnologia de prevenção de colisões

Por dentro, o modelo também ganha partes em azul, como no volante e na alavanca do câmbio.

BMW iX3 — Foto: Divulgação/BMW

BMW iX3 — Foto: Divulgação/BMW

Equipamentos

Como não poderia deixar de ser, o iX3 tem uma vasta lista de equipamentos tecnológicos de série.

A versão Inspiring tem faróis de LED, teto solar panorâmico, rodas de 19 polegadas piloto automático adaptativo, aviso de mudança involuntária de faixa, monitoramento de pressão dos pneus, bancos com ajustes elétricos, quadro de instrumentos digital, carregador sem fio para smartphones e central multimídia com Android Auto e Apple Carplay.

A versão mais cara, Impressive, adiciona rodas de 20 polegadas, faróis de LED adaptativos, head-up display, câmera de ré, sistema semiautônomo de estacionamento, controle da central multimídia por gestos, Wi-Fi e som Harman Kardon.

Por: G1

Comentários Facebook
Propaganda

Economia

Banco do Brasil libera uso do PIX em seu bot para WhatsApp

Publicados

em

Aproveitando a boa recepção do público, o Banco do Brasil se tornou a primeira instituição financeira do país a liberar o uso do PIX pelo WhatsApp. A novidade foi anunciada nesta semana e funciona de forma relativamente simples.

O usuário só precisa chamar o Banco do Brasil no WhatsApp (61 4004-0001), cadastrar sua conta e escrever a palavra PIX. Após isso, o mensageiro deve exibir um menu com as opções de pagar, receber ou cadastrar chave PIX.

Imagem/Reprodução: mobiletime

O bot usado pelo Banco do Brasil foi anunciado no ano passado e já faz uma série de outras operações. Caso o usuário já tenha se cadastrado no PIX, o uso da ferramenta no WhatsApp é ainda mais fácil:

Em casos de pagamento, o assistente virtual deve solicitar a chave PIX do recebedor e o valor. O banco deve informar o nome e a instituição de destino para confirmar a transação. Caso tudo esteja certo, basta apenas responder “sim” para receber um link seguro onde será necessário digitar a senha. Após essa etapa, o comprovante é exibido no mensageiro e pode ser compartilhado.

Caso o usuário queira receber, basta apenas escolher a opção no menu e informar a chave de recebimento, valor e descrição. Assim, o WhatsApp deve exibir um QR Code para ser compartilhado com o pagador. Vale lembrar que o Banco do Brasil é parceiro do sistema de pagamentos do WhatsApp, que ainda não foi liberado pelo Banco Central.

Leia mais:  Universidades desenvolvem ventiladores de baixo custo no Paraná, mas esbarram em burocracia e falta de recursos

FONTE: https://www.tudocelular.com/mercado/noticias/n166485/banco-do-brasil-pix-whatsapp-bot-pagamentos.html

Comentários Facebook
Continue lendo

ITURAMA E REGIÃO

POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

Mais Lidas da Semana