conecte-se conosco


CIÊNCIA E SAÚDE

Antibiótico usado de forma errada pode causar danos à saúde

Publicado

Outra medida importante é ler a bula, pois nela é possível encontrar informações valiosas sobre a ação do medicamento (Foto: Divulgação)

Os antibióticos têm sido fundamentais em muitos tratamentos, mas o uso excessivo e sem prescrição médica pode causar sérios problemas, como a resistência de determinadas bactérias, que torna o medicamento ineficaz e aumenta o risco de propagação de doenças.

A infectologista Alessandra Martins esclarece que o uso indiscriminado dos antibióticos pode causar danos irreparáveis à saúde do paciente.

“Seguir rigorosamente a prescrição médica é fundamental, antibióticos só devem ser usados nas doses prescritas e no prazo determinado pelo médico, é importante essa atenção para o uso racional”, destacou a médica.

A médica ressalta que o tratamento não deve ser interrompido, pois as bactérias mais fortes ganham espaço e continuam se multiplicando e adquirindo a resistência aos antibióticos.

“Não se pode encurtar o intervalo entre uma dose e outra, também não acelera o processo de recuperação, combinações inadequadas, doses inadequadas, anulam o efeito, ou até mesmo potencializam efeitos indesejados”, complementou Alessandra.

A dona de casa, Amália dos Santos, mãe de dois filhos, já utilizou os antibióticos de forma indevida, mantendo em casa mesmo após o fim do tratamento, pois acreditava que ele poderia ser útil em outro momento.

Leia mais:  Vacina contra Covid-19 será testada em 9 mil voluntários

“Muitas vezes eu acabava guardando os antibióticos que sobravam, acreditava que poderiam ser usados em outra ocasião, mas descobri que não é bem assim, deve ser usado conforme a recomendação do médico e depois descartado. Hoje sigo atentamente as orientações do médico e tente sempre evitar os erros”, alertou.

 TIRE DÚVIDAS

 Leia atentamente a receita na presença do médico, e tire todas as suas dúvidas sobre como tomar o medicamento, esclareça com ele o nome do remédio, a quantidade e os horários de cada dose e a via de aplicação.

 “Isso é um problema que tem se tornado cada vez mais grave. A resistência bacteriana hoje em dia é considerada uma grande ameaça à saúde pública global, por isso as pessoas não devem sair do consultório com dúvidas”, destacou Alessandra.

Segundo a infectologista outra medida importante é ler a bula, pois nela é possível encontrar informações valiosas sobre a ação do medicamento, como posologia, reações adversas, interações medicamentosas, contraindicações, e muitas outras informações importantes, que são descartadas por muitas pessoas.

Leia mais:  Teste em humanos de vacina contra coronavírus tem resultados positivos preliminares, diz empresa

“Às vezes o fato de você abrir a medicação, pode reduzir a vida útil dele, então você aproveitar medicamentos que você já usou não é a forma mais adequada, e nada de automedicação, pois esse é outro perigo para a saúde”, disse a médica infectologista Alessandra Martins.

Fontes: https://folhabv.com.br/noticia/CIDADES/Capital/Antibiotico-usado-de-forma-errada-pode-causar-danos-a-saude/70640

Comentários Facebook
publicidade

CIÊNCIA E SAÚDE

Dr. Gilmar volta realizar consultas e procedimentos cirúrgicos em Carneirinho

Publicado

 

A Secretaria Municipal de Saúde da prefeitura de Carneirinho, contratou o Dr. Gilmar  Dias de Almeida Queiroz – Médico cirurgião para atender no ambulatório municipal realizando consultas e pequenas cirurgias.

 A principal bandeira do Willian Maia e Bertolino é uma saúde mais humanizada, por isso, fizeram um compromisso com a população de contratar mais médicos atendendo várias especialidades.

Vamos mostrar, nesta matéria, a contratação do Dr. Gilmar que atende 2 vezes por mês no ambulatório municipal. Ele iniciou os atendimentos no dia 10/02 realizando 34 consultas e 10 procedimentos. Já no dia 24/02, foram realizadas 38 consultas e 12 procedimentos.

Vale destacar, que o PSF é a porta de entrada para o atendimento. As pessoas do município deverão passar por uma triagem junto ao PSF, em seguida são encaminhadas para a consulta e se necessário para a cirurgia   com o Dr. Gilmar.

“Esse atendimento do Dr. Gilmar é um compromisso que fiz com a população de contratar um profissional para realizar pequenas cirurgias aqui no ambulatório. Compromisso assumido,Compromisso cumprido! E no decorrer dos próximos dias divulgaremos outros profissionais que já estão atendendo algumas especialidades no município. Vamos fazer muito, em especial, na saúde”, afirmou o prefeito Willian Maia.

Leia mais:  Remédio para pressão alta reduziu mortalidade e gravidade de Covid-19 entre pacientes hipertensos, aponta análise com 28 mil pessoas

Para a Secretária de Saúde, Gabriela Maia, é muito importante realizar esses procedimentos aqui no município. “Notamos a alegria e satisfação das pessoas que foram atendidas pelo Dr. Gilmar e já passaram pelos procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade aqui mesmo, sem ter que se deslocar para outras cidades e isso é muito importante, pois eles se sentem mais seguros”. Destacou, Gabriela Maia.

O Dr. Gilmar, agradeceu o prefeito Willian Maia e a população de Carneirinho pela confiança em seu trabalho.

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana